Mensagem de Ano Novo da SBPMat.


Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

O ano de 2019 que se encerra foi novamente de grandes desafios para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, assim como para as universidades públicas. A preocupação da SBPMat com o cenário no País foi expressa em notas públicas e na manifestação intitulada Carta de Camboriú, em que mais uma vez foi ressaltado o papel fundamental que a geração e transferência de conhecimento exerce para a sociedade. Em 2020 precisamos continuar atentos às ações e políticas implementadas por governos em diferentes níveis, pois não se pode esperar desenvolvimento sustentável do Brasil sem essa geração de conhecimento, hoje feito essencialmente por universidades e organizações públicas. Não haverá desenvolvimento se o trabalho diligente de pesquisadores do Brasil não for acompanhado de financiamento continuado. Nenhum país do mundo se desenvolveu ou se desenvolve sem aportes de recursos públicos para a construção de uma base tecnológica.

A despeito das dificuldades mencionadas, a resiliência da comunidade científica brasileira, e a de pesquisa em materiais em particular, trouxe grandes contribuições em 2019. Muitas delas foram registradas nos boletins mensais da SBPMat e em nossos outros canais de comunicação. Nosso Encontro anual em Balneário Camboriú teve número recorde de inscrições e uma das maiores audiências de todos os tempos. O entusiasmo dos estudantes e pesquisadores foi de um contraste marcante com o pessimismo justificado pelos percalços desde o início do ano. Isso nos dá razão para otimismo em 2020, e a SBPMat continuará seus esforços para propiciar um espaço para debate e divulgação das contribuições científico-tecnológicas de pesquisadores, do Brasil e exterior.

Após dois mandatos, com encerramento em fevereiro de 2020, à frente da SBPMat, esta é minha última mensagem como presidente. Aproveito para agradecer imensamente aos meus colegas de diretoria e conselho da SBPMat, e desejo saúde e sucesso em 2020 a toda comunidade de pesquisa em materiais, na expectativa de encontrar muitos de vocês em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de agosto a 3 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Presidente da SBPMAT

ano novo sbpmat


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *