Mais dois university chapters criados no estado de São Paulo.



O mapa do programa university chapters (UCs) da SBPMat apresenta, desde o final de janeiro deste ano, mais dois pontos no estado de São Paulo.

O University Chapter NanoMaterials (UCNanoM), sediado na UNESP campus Presidente Prudente, inicia com cinco tutores e 45 membros, graduandos e pós-graduandos do departamento de Física, Química e Biologia, que desenvolvem projetos voltados à preparação e caracterização de nanomateriais e de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos.

Equipe fundadora (acima) e logo do UC da UNESP Presidente Prudente.

“No Brasil, a pesquisa em Materiais tem alcançado avanços relevantes. Por isso, se torna importante investir em networking a partir da divulgação de projetos e grupos de pesquisa”, diz o presidente do UCNanoM, Tiago Carneiro Gomes. “O programa University Chapter é uma oportunidade para isto, e vem a contribuir para uma formação acadêmica efetiva”, completa o doutorando em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP.

O UCNanoM pretende realizar workshops abertos ao público. Por meio desses eventos, o UC visa a promover o networking e a visão crítica e global de avanços científicos e tecnológicos recentes, além de despertar o interesse de alunos de ensino médio para atuarem na ciência.

Equipe fundadora do UC da UNESP Ilha Solteira.

O segundo UC recentemente criado é sediado no campus de Ilha Solteira da UNESP. Conta com dois professores tutores e 27 participantes – alunos do programa de pós-graduação em Ciência dos Materiais e graduandos da licenciatura em Física. De acordo com seu presidente, Lincon Zadorosny, a motivação principal da criação do UC foi a oportunidade de interação, em nível nacional e internacional, com diversos grupos de pesquisa e com os alunos participantes desses grupos. Quanto às expectativas, Lincon espera que seu UC possa ajudar a trocar experiências com outros grupos, manter-se atualizado sobre trabalhos de pesquisa nacionais e internacionais e gerar oportunidades de intercâmbio.

Conheça o Programa University Chapters da SBPMat  e as oito unidades que possui até o momento nos estados de Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo: http://sbpmat.org.br/university-chapters/


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *