Histórico dos Encontros da SBPMat (B-MRS Meetings)


Levou dois anos de planejamento dedicado, visitando diferentes grupos de pesquisa de materiais em todo o Brasil e em discussões contínuas por e-mail, para que a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, a SBPMat, fosse fundada em 26 de junho em uma reunião de assembleia realizada no Rio de Janeiro e via internet. I B-MRS Meeting

Um ano depois, de 7 a 10 de julho de 2002, quase 400 cientistas de 18 países se reuniram no Rio de Janeiro, no Hotel e Centro de Convenções Carlton, para o Encontro Inaugural da SBPMat, com o inglês como idioma oficial, evidenciando o ambiente internacional do evento. De fato, os participantes estrangeiros incluíram os presidentes da Materials Research Society, MRS, (Alex King) e da Sociedade Europeia de Pesquisa em Materiais, E-MRS, (Giovani Marletta), bem como o Secretário Geral da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais, IUMRS, (Robert P. Chang). Presidido pelo presidente fundador Guillermo Solórzano (Universidade Católica do Rio de Janeiro), o comitê do programa reuniu cinco simpósios abrangendo desde Materiais e Sistemas Nanoestruturados até Semicondutores e Materiais Poliméricos em Filme Fino. O programa incluiu sessões plenárias e um workshop sobre processamento de materiais em pó. Pouco mais de 400 apresentações técnicas foram realizadas, seja oralmente quer como pôsteres, os quais, exibidos em uma área vizinha, envolveram os participantes em discussões animadas. O encontro focou colaborações internacionais em materiais, que foram temas de três sessões plenárias. R. P. Chang descreveu sua visão de uma rede mundial de materiais para complementar esforços de colaborações internacionais em pesquisa de materiais; Adrian the Graff da Fundação Nacional de Ciência dos EUA, NSF, e Celso P. de Mello do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, descreveram a criação de mecanismos para financiamento conjunto visando estabelecer, com outras agências governamentais, um programa de colaboração interamericana em materiais. Na sessão de encerramento, a diretoria da SBPMat anunciou que, diante do sucesso desta conferência, a sociedade tornaria este encontro um evento anual.

II B-MRS MeetingDe 26 a 29 de outubro de 2003, o segundo Encontro da SBPMat ocorreu também no Rio de Janeiro. O programa, ampliado para seis simpósios, abrangeu um espectro mais amplo de assuntos, incluindo nanoestruturados e biomateriais, materiais para conversão de energia e proteção ambiental, ligas estruturais para sistemas de transporte, materiais compostos e supramoleculares, e um workshop sobre semicondutores de nitretos de grupo III. O destaque desta reunião foram duas sessões plenárias sobre colaboração internacional: uma sessão no âmbito do Programa de Colaboração Interamericana, CIAM, com autoridades das agências de financiamento brasileiras CNPq e FINEP, o presidente da NSF e da MRS (também representando a Academia Nacional de Ciências dos EUA). O evento também sediou um Instituto de Estudos Avançados Pan-Americano, financiado pela NSF, com a participação de estudantes do Brasil, dos EUA e de outros países da América Latina. O evento também contou com uma exposição comercial de produtos e serviços de interesse para a comunidade de pesquisadores de materiais. Com quase 500 participantes e realizado no Pestana Rio Atlantica Hotel e Centro de Convenções, na praia de Copacabana, com outros pontos turísticos do Rio próximos, o encontro proporcionou um amplo leque de oportunidades para atividades extracurriculares, mas ainda assim manteve a atenção de um público bem envolvido.

Os anais do 1º e 2º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) foram publicados em dois periódicos: “Materials Characterization” e “Materials Research”. O primeiro seleciona contribuições principalmente relacionadas à microestrutura e propriedades dos materiais. O segundo, um periódico com uma gama mais ampla de assuntos, considera contribuições relacionadas à teoria, modelagem, estudos fenomenológicos e artigos experimentais sobre síntese, processamento, desempenho e aplicações de materiais.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-15 à(s) 11.25.20O Brasil é um país de dimensões continentais, com várias opções de locais para sediar as reuniões da SBPMat. Um critério importante para definir o local é oferecer um ambiente relaxante adequado, com hotéis e acomodações convenientes para estudantes, atrações turísticas locais, juntamente com um acesso fácil a um aeroporto internacional. Assim, a 3ª Reunião da SBPMat foi realizada nas famosas Cataratas do Iguaçu, no sudoeste do Brasil, de 10 a 13 de outubro de 2004, no Hotel e Centro de Convenções Bourbon Cataratas. O encontro consolidou o modelo de simpósios, e o comitê do programa organizou com sucesso uma série de tópicos que ampliaram o escopo interdisciplinar da pesquisa em materiais em 9 simpósios, abrangendo teoria e fronteiras da pesquisa experimental, desde a química do estado sólido até as ciências ambientais aplicadas aos materiais. Um workshop sobre spintrônica em semicondutores também foi incluído. Unindo esforços com sociedades científicas irmãs e sob a liderança de Elson Longo (Universidade Federal de São Carlos), presidente da SBPMat naquele ano, outros eventos bem estabelecidos relacionados a materiais foram incorporados a esta edição do encontro da SBPMat: o IV Simpósio Brasileiro de Eletrocerâmicas e um Simpósio sobre Caracterização Estrutural em Nanoescala de Materiais, que sediou a reunião bienal da MICROMAT, um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, SBMM. Três palestras plenárias apresentaram: novos desenvolvimentos em nanotecnologias (Cylon Gonçalves da Silva, Secretário-Geral do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil), a estrutura atômica de interfaces (Manfred Ruhle, diretor do Max Plank Institut, Alemanha) e cooperação internacional em nanotecnologias (Dietling Jering, União Europeia). O número de participantes registrados nesta 3ª Reunião foi próximo de 1.000.

ivencontroA 4ª Reunião da SBPMat foi realizada em Recife, uma importante e histórica capital do nordeste do Brasil, de 16 a 19 de outubro de 2005. O comitê do programa, presidido por Celso P. de Mello e Anderson S. L. Gomes (Universidade Federal de Pernambuco), organizou com sucesso 8 simpósios, todos com tópicos interdisciplinares, incluindo 37 palestras convidadas de cientistas nacionais e internacionais, 157 apresentações orais e 599 pôsteres, totalizando 793 contribuições técnicas, com mais de 800 participantes na reunião. A sessão de abertura contou com o palestrante principal Prof. Sérgio Rezende, o Ministro Brasileiro da Ciência e Tecnologia, ele mesmo um cientista de materiais mundialmente renomado. Quatro palestras plenárias também foram proferidas por especialistas internacionais em diferentes temas de pesquisa de materiais: análise de defeitos em escala atômica de materiais cerâmicos (Barry Carter – Departamento de Engenharia Química e Ciência dos Materiais, Universidade de Minnesota, EUA), construção de nanoestruturas moleculares e propriedades eletrônicas (Takuji Ogawa, Centro de Nanociência em Escala Molecular, Instituto de Ciências Moleculares, IMS/Okazaki, Japão), híbridos orgânicos/inorgânicos multifuncionais (Luis A. Ferreira M. Dias Carlos, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, Portugal), e da supercondutividade em alta temperatura a sistemas eletrônicos complexos (H. Takagi, Laboratório de Materiais Magnéticos, Instituto de Pesquisa Discovery RIKEN). Uma sessão de discussão em mesa-redonda bem frequentada também foi incluída no programa deste ano, com o objetivo de estabelecer as perspectivas da área de ciência de materiais no Brasil. Como nos anos anteriores, a reunião também ofereceu uma exposição comercial.

vencontroOs esforços para fornecer à sociedade uma estrutura de administração profissional, iniciados em 2006 com Fernando Lazaro Freire Jr (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio) como presidente da SBPMat, mostraram-se produtivos no que diz respeito à comunicação necessária para a organização dos encontros seguintes. Assim, o 5º Encontro da SBPMat foi realizado com sucesso no Costão do Santinho Resort e Spa, em Florianópolis, uma cidade com cenários naturais espetaculares no sul do Brasil, de 8 a 12 de outubro de 2006. Sob a coordenação de Aloísio N. Klein (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC), o programa contou com 13 simpósios. Em paralelo, uma exposição comercial bem frequentada estimulou o interesse dos participantes na pesquisa experimental de materiais. Essa 5ª edição foi organizada em conjunto com a reunião da MICROMAT, que contribuiu com 4 simpósios para o evento como um todo e enriqueceu o escopo de tópicos e as palestras de keynote, como a proferida pelo presidente da Federação Internacional de Sociedades de Microscopia – IFSM (Cristian Colliex, Orsay, França). Este evento também sediou o Simpósio Internacional sobre Materiais Híbridos, presidido por Antony Cheetham (Universidade de Santa Barbara, EUA), e o 5º Simpósio Brasileiro sobre Eletrocerâmicas, presidido por R. Muccillo (IPEN, SP) e J. A. Varela (UNESP, SP). Como resultado, um número recorde de 1.166 resumos submetidos e cerca de 1.000 participantes comprovaram que este evento anual constituia a conferência brasileira mais importante de Ciência e Engenharia de Materiais.

viencontroNo ano seguinte, para a 6ª edição, o encontro mudou novamente para a região Nordeste do Brasil, sendo realizada na exuberante cidade de Natal, no SERHS Grand Hotel e Centro de Convenções, de 28 de outubro a 1º de novembro de 2007. Coordenado por Dulce M de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), o programa consistiu em palestras plenárias e 10 simpósios que abrangiam uma ampla gama de tópicos, desde nanomateriais até supercondutores, incluindo semicondutores orgânicos, materiais multiferróicos, catálise e modelagem computacional de materiais. O encontro teve 1.057 resumos submetidos, quase alcançando novamente mil participantes, com um número significativo de participantes de países estrangeiros, especialmente da América Latina e Europa. A exposição comercial continuou a aumentar em número de estandes e ganhou o nome de VI Expomat.

viiencontroO sétimo Encontro Anual foi realizado em Guarujá, um resort de praia no estado de São Paulo, sudeste do Brasil, no Casa Grande Hotel Resort and Spa, Praia da Enseada, de 28 de setembro a 2 de outubro de 2008. Com Aldo Craievich (Universidade de São Paulo – USP) e Reginaldo Muccillo (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN) como coordenadores, o programa ofereceu 8 palestras plenárias proferidas por cientistas proeminentes e organizou com sucesso 14 simpósios, incluindo 5 simpósios em parceria com a reunião da MICROMAT e um curso pré-reunião sobre microscopia. Com um total de 1.417 resumos submetidos, o evento alcançou um recorde de 1.284 participantes registrados, incluindo cerca de 700 estudantes de pós-graduação e graduação. Dois jornalistas da MRS cobriram esta reunião in loco e a reportaram em um número de 2008 do Boletim da MRS.

viiiencontroEm 2009, o Rio de Janeiro sediou a Conferência Internacional de Materiais Avançados, ICAM 2009, pela primeira vez na América do Sul, com Guillermo Solórzano (PUC-Rio) e Elisa B. Saitovitch (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) como coordenadores. O ICAM é a conferência mais prestigiada das Sociedades de Pesquisa em Materiais da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS) e em 2009 foi organizada em conjunto com o 8ª Encontro da SBPMat de 20 a 25 de setembro de 2009. O programa contou com 28 simpósios técnicos, 8 palestras plenárias, 2 workshops, um fórum de energia e uma exposição. Cada simpósio apresentou palestras convidadas, apresentações orais e pôsteres.. Cerca de 2.000 cientistas de 47 países se reuniram no Windsor Convention Center no Rio durante esse evento. Os 28 simpósios foram organizados em sete áreas principais: Nanociência e Nanotecnologias, Materiais de Saúde e Biológicos, Energia e Meio Ambiente, Materiais Funcionais e Eletrônicos, Materiais Estruturais, Teoria e Fenômenos, e Interesse Geral. A reunião foi aberta com uma cerimônia oficial que incluiu discursos do presidente da SBPMat, do presidente do Comitê do Programa, do presidente da Conferência e de autoridades governamentais brasileiras. O ministério estadual de Ciência e Tecnologia proferiu a palestra de abertura. Todas as apresentações orais foram realizadas em inglês, enfatizando o caráter internacional da reunião. Como nos encontros anteriores da SBPMat, uma sessão de pôsteres foi realizada todas as noites, e também houve uma exposição de equipamentos. Mais de 1.800 apresentações técnicas foram feitas (485 orais e 1.374 pôsteres), e o programa interdisciplinar intenso provocou discussões animadas tanto nas sessões formais quanto informalmente. A conferência também apresentou dois workshops: “Inovação em Pesquisa de Materiais” e “Rede Global de Nanotecnologia”, além de um Fórum de Energia. A exposição comercial dobrou em termos de espaço e número de estandes. Com a SBPMat entrando em seu nono ano de existência, a comunidade brasileira de pesquisa de materiais já estava acostumada ao encontro anual.

ixencontroDa 24 a 28 de outubro de 2010, o 9º Encontro da SBPMat ocorreu em Minas Gerais, um estado central e importante do Brasil, em Ouro Preto, patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto. Presidida por Margareth Spangler Andrade (Centro de Tecnologia de Minas Gerais, CETEC – MG) e Evando Mirra de Paula e Silva (Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/CGEE), o evento ofereceu um programa interdisciplinar com 12 simpósios e 6 palestras plenárias proferidas por palestrantes convidados de destaque. Com um novo recorde de 1.766 resumos submetidos, 195 apresentações foram realizadas oralmente e 1.456 como pôsteres. O evento atraiu 1.562 participantes registrados, incluindo estudantes de pós-graduação e graduação!

xencontroA 10ª edição do Encontro da SBPMat foi realizada em Gramado, uma cidade emblemática da região montanhosa no sul do Brasil, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 25 a 29 de outubro de 2011. O comitê, presidido por Paulo F. Fichtner e Naira M. Balzaretti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), organizou 16 simpósios abrangendo uma ampla gama de temas, 9 palestras plenárias proferidas por cientistas renomados do Brasil e do exterior, e 3 cursos pré-evento sobre técnicas avançadas de difração de raios-X. Celebrando a ocasião do 10ª encontro, o presidente da SBPMat, José A. Varela, inaugurou a “Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro” e concedeu um prêmio em reconhecimento pelas realizações em prol da sociedade ao presidente fundador Guillermo Solórzano e ao ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio M. Rezende. Nesse ano, a produção numérica continuou a aumentar tanto em termos de resumos submetidos (1.907) quanto de apresentações (266 orais e 1.546 pôsteres), com 1.840 participantes registrados, estabelecendo um novo recorde para um evento nacional. A exposição comercial se tornou um evento paralelo bem estabelecido.

O Encontro da SBPMat se tornou um evento consolidado no Brasil e reconhecido no exterior. O modelo de simpósios foi amplamente aceito pela comunidade científica local e recebeu cada vez mais atenção. Nos anos seguintes, a reunião experimentou um crescimento constante no número de participantes, conforme resumido nos parágrafos abaixo, com representantes de no mínimo 20 e até 40 países diferentes, principalmente da América Latina e Europa. Os locais das reuniões mudaram ano a ano por todo o país, selecionados pelos comitês locais de organização. Os destaques das reuniões são a participação contínua de cientistas renomados como palestrantes plenários e palestras de destaque em diversos tópicos de ponta em Ciência e Tecnologia de Materiais. Não menos importante tem sido o envolvimento de jovens estudantes, tanto em apresentações orais quanto, de forma mais destacada, nas vibrantes sessões de pôsteres. De fato, visando promover e melhor organizar a participação dos estudantes, a Sociedade estabeleceu com sucesso capítulos universitários. 

xiencontroO 11º Encontro da SBPMat foi realizado novamente em Florianópolis, de 23 a 27 de setembro de 2012, no mesmo local de 2006. o evento foi coordenado por Aloisio N. Klein e André A. Pasa (Universidade Federal de Santa Catarina) e o programa consistiu em 16 simpósios, 7 palestras plenárias e uma sessão de mesa-redonda sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O presidente da SBPMat, Roberto M. Faria (Universidade de São Paulo – USP), estabeleceu nesta reunião o Prêmio Bernhard Gross. Dos 1.863 resumos submetidos a esta reunião, 230 foram apresentados oralmente e 1.460 como pôsteres, com 1.708 participantes registrados.

xiiencontroO 12º Encontro da SBPMat foi realizado em Campos do Jordão, uma cidade turística na região montanhosa do estado de São Paulo, no Centro de Convenções, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013. A conferência foi coordenada por José Alberto Giacometti (Universidade de São Paulo, USP) e Julio R Sambrano (Faculdade de Ciências, UNESP). O programa contou com 16 simpósios, uma palestra de abertura, 7 palestras plenárias, uma sessão de mesa-redonda sobre Ciência, Engenharia de Dispositivos Industriais, Eletrônicos e Biomédicos, um Humboldt Kolleg 2013 – Ciência e Tecnologia na Vida Contemporânea: Impactos e Horizontes, e uma cerimônia de encerramento do “Prêmio Bernhard Gross”. O número de resumos submetidos foi de 1.835, dos quais 215 foram apresentados oralmente e 1.547 como pôsteres, com 1.679 participantes registrados.

xiiiencontroDe 28 de setembro a 2 de outubro de 2014, o 13º Encontro da SBPMat voltou ao Nordeste do Brasil, sendo realizado na histórica cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no Centro de Convenções. A reunião foi presidida por Ieda M. Garcia dos Santos (Departamento de Química, Universidade Federal da Paraíba, UFPB) e Severino J. Guedes de Lima (Departamento de Engenharia Mecânica, UFPB) e o programa contou com 19 simpósios, incluindo o Simpósio Internacional de Materiais Cimentícios (ICSM-2014), uma palestra de abertura, 7 palestras plenárias e a cerimônia de entrega do “Prêmio Bernhard Gross”. O número de resumos submetidos atingiu o recorde de 2.528, possibilitando 294 apresentações orais e 1.800 como pôsteres, com 2.148 participantes registrados, incluindo 1.652 participantes efetivos.

xivencontroO 14º Encontro da SBPMat foi realizado novamente no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, de 27 de setembro a 1º de outubro de 2015. Os coordenadores do evento, Marco Cremona e Fernando Lázaro Freire Jr (Departamento de Física, PUC-Rio), montaram um programa com 27 simpósios, uma sessão de abertura/palestra memorial, 7 palestras plenárias e 2 workshops, um sobre Nanofabricação e Tecnologias de Manufatura Inovadoras e outro sobre Eletrônicos/Thin films na Indústria e Processos, além de uma cerimônia de encerramento com entrega de prêmios. Os 27 simpósios foram organizados em 7 grupos principais: Nanomateriais e Síntese, Teoria, Caracterização e Modelagem, Eletrônicos e Fotônica, Energia e Sustentabilidade (que incluiu a 8ª Cúpula Internacional sobre Estabilidade de Células Solares Orgânicas e Híbridas (ISOS-8)), Biomateriais e Materiais Macios, e Novos Horizontes na Ciência dos Materiais. Um novo recorde foi estabelecido em termos de apresentações: 373 orais e 1.880 em pôsteres, com 1.987 participantes inscritos, incluindo 1.400 presentes.

xvencontroApesar da situação econômica afetando o Brasil desde a última década, o presidente da SBPMat, Osvaldo Novais de Oliveira Jr (Universidade de São Paulo – USP) e sua equipe foram bem-sucedidos em manter o ímpeto e a qualidade das atividades bem estabelecidas da sociedade. Para a 15ª edição, o encontro anual da SBPMat permaneceu no Sudeste do Brasil, em Campinas, cidade de destaque tecnológico no estado de São Paulo, de 25 a 29 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro. Com coordenação de Ana Flavia Nogueira (Instituto de Química, Unicamp) e Monica A. Cotta (Instituto de Física, Unicamp), o programa do evento contou com 23 simpósios, uma sessão de abertura/palestra memorial, 5 palestras plenárias, 3 painéis de debate, um workshop (escola de cientistas e tutorial prático) e uma cerimônia de encerramento. Dos 2.133 resumos submetidos, 276 foram apresentados oralmente e 1.567 como pôsteres, com 1.768 participantes registrados e 1.416 presentes efetivamente.

xviencontroO 16º Encontro da SBPMat voltou novamente a Gramado, na FAURGS, de 10 a 14 de setembro de 2017, sob a coordenação de Daniel E. Weibel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Continuando com os eventos anteriores, esta edição programou 23 simpósios, um workshop (Escola de jovens pesquisadores: como produzir e publicar artigos de alto impacto), uma cerimônia de abertura/palestra memorial e uma cerimônia de encerramento. Dos 2.029 resumos submetidos, 345 foram apresentados oralmente e 1.487 como pôsteres, com 1.507 participantes registrados e 1.275 presentes, de cerca de 20 países.

xviiencontroComo local para o 17º Encontro da SBPMat, a cidade de Natal, no nordeste do Brasil, foi escolhida pela segunda vez. O evento ocorreu no Hotel e Centro de Convenções Praiamar Natal, de 10 a 14 de setembro de 2018. Sob a coordenação de Antonio E. Martinelli (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a reunião contou com 21 simpósios, um workshop (reedição da bem-sucedida escola de jovens pesquisadores), uma cerimônia de abertura/palestra memorial, 8 palestras plenárias e a cerimônia de encerramento. Dos 1.743 resumos submetidos, 343 foram apresentados oralmente e 1.256 como pôsteres, com 1.861 participantes registrados e 1.071 presentes efetivamente.

xviiiencontroO 18ª Encontro anual foi realizado em Camboriú, cidade turística litorânea do estado de Santa Catarina, de 22 a 28 de setembro de 2019. A reunião, presidida por Ivan H Bechtold (Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e Hugo Gallardo (Departamento de Química, UFSC), montou um programa com 23 simpósios, uma cerimônia de abertura/palestra memorial, 8 palestras plenárias, um workshop pré-reunião e a cerimônia de encerramento. Os 23 simpósios foram organizados em 5 grupos principais: Materiais Relacionados a Bio e Aplicações, Propriedades de Materiais e Tecnologias Emergentes, Caracterização e Degradação de Materiais, Síntese e Processamento de Materiais, Materiais Nanoestruturados e Funcionais. O número de resumos submetidos estabeleceu um novo recorde de 2.616, assim como as 467 apresentações orais e 1.868 pôsteres, com 1.987 participantes registrados, incluindo 1.686 presentes.

xixencontroO 19º Encontro da SBPMat, planejado para ser realizado em Foz do Iguaçu em 2020, não ocorreu devido à pandemia de Covid-19. Assim, ele foi adiado e realizado virtualmente de 30 de agosto a 3 de setembro de 2021, juntamente com a Conferência Internacional sobre Materiais Eletrônicos 2021 – IUMRS ICEM 2021. Os coordenadores do evento, Gustavo M. Dalpian (Universidade Federal do ABC) e Carlos C B Bufon (Laboratório Nacional de Nanotecnologia), foram bem-sucedidos na montagem de um programa completo, composto por 23 simpósios, uma cerimônia de abertura/palestra memorial, 9 palestras plenárias e uma cerimônia de encerramento com apresentação de prêmios, além de uma escola pré-reunião (jovens pesquisadores), um workshop (mulheres na ciência) e uma exposição virtual paralela. Além disso, foi estabelecida uma discussão sobre o CBAN – Centro de Nanotecnologia Brasil-Argentina. Dos 1.003 resumos submetidos, 304 foram apresentados oralmente e 706 como pôsteres, com 1.307 participantes registrados, incluindo 1.038 presentes efetivamente.

Em resumo, ao longo das duas últimas décadas, o Encontro da SBPMat cresceu constantemente e se consolidou como o principal evento interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Materiais no Brasil. Ele alcançou uma reputação que transcende as fronteiras do país e continua a atrair participantes internacionais, principalmente da América Latina, Estados Unidos e países europeus, consolidando-se como o segundo evento de pesquisa de materiais nas Américas e talvez como o terceiro no hemisfério ocidental. O mérito desse sucesso é devido ao envolvimento entusiasmado de membros voluntários da sociedade, liderados por executivos competentes e dedicados da SBPMat, com a assistência efetiva de uma pequena e comprometida equipe da SBPMat e do sistema eletrônico e de processamento de dados Aptor, ao longo dos anos. O apoio contínuo das sociedades-irmãs (mais antigas) MRS e E-MRS, bem como da IUMRS, tem fornecido incentivos adicionais. O reconhecimento pelo apoio financeiro recebido periodicamente das agências federais de financiamento MCT, CNPq, FINEP e CAPES, assim como das agências estaduais de financiamento, nomeadamente FAPESP e FAPERJ, para financiar parte da infraestrutura e conceder a participação dos estudantes, também é destacado. Outras agências estaduais, como FAPEMIG, FAPERGS e FAPESC, também contribuíram para os arranjos locais em seus estados. Por outro lado, a parceria estabelecida com os expositores comerciais, enriquecendo o sucesso das reuniões, também é reconhecida.

 

Guillermo Solórzano
Presidente Fundador da SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais)
Rio de Janeiro, Fevereiro de 2022


Este texto é uma tradução do inglês, realizada pela jornalista Verónica Savignano, do seguinte capítulo de livro: 

SOLORZANO, Guillermo. History of the Brazilian MRS Meetings. In: CREASE, Robert P. (Ed.). Between Science and Industry. Volume 3 of A World Scientific Encyclopedia of the Development and History of Materials Science. Hackensack: World Scientific, 2024. p. 415-426. Acesso em: Fevereiro de 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1142/13625.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *