No último dia 14, Ana Elisa Ferreira de Oliveira recebeu o Prêmio Capes de Tese da área de Materiais pela sua pesquisa de doutorado, realizada no FQMat – UFSJ (MG). No trabalho, a jovem cientista usou, basicamente, papel, tintas condutoras e anticorpos para produzir sensores capazes de detectar um biomarcador de câncer de mama. Ana Elisa, que atua na área de sensores desde a iniciação científica, nos conta nesta entrevista as dificuldades e alegrias da trajetória que percorreu até concluir a melhor tese brasileira de Materiais defendida em 2022. Leia a entrevista.
|
– Concurso público no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE): 12 vagas de pesquisador e tecnologista em armazenamento de energias renováveis, nano e biotecnologia para remediação ambiental, biomoléculas e inteligência artificial, entre outras áreas. Inscrições até 4 de janeiro. Saiba mais.
– Bolsas para pós-doutorado na UFMG em novos materiais bidimensionais a partir de minerais abundantes. Inscrições até 15 de janeiro de 2024. Saiba mais.
– Processo Seletivo para ingresso no mestrado, doutorado e doutorado direto em Nanobiossistemas na UFRJ. Inscrições até 31 de janeiro de 2024. Saiba mais.
– Está aberto o processo seletivo para o curso de mestrado em Ciências (Física dos Materiais) da UFOP. Inscrições até 16 de janeiro. Saiba mais.
Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin. |
Esta é minha última mensagem de final de ano como presidente da SBPMat, cargo que tive a honra de exercer por 4 anos. Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos à comunidade por ter me colocado à frente de uma sociedade tão importante, a qual resume tão bem a importância da ciência interdisciplinar que beneficia sobremaneira a humanidade. Afinal, sem os avanços em ciência e tecnologia de materiais – juntando todas as expertises presentes em nossa comunidade – nosso mundo seria muito diferente do que é hoje!
Nestes 4 anos, enfrentamos muitos desafios, o principal deles a pandemia de Covid-19, que impossibilitou o contato humano tão necessário a todos e todas nós. Afinal, muitas vezes é em uma conversa de corredor – aquela que não tem agendamento via aplicativos de comunicação, que não requer o ‘levantar a mãozinha’ e fila para falar – que surgem novas ideias e novas colaborações. Apesar disso, mantivemos a sociedade ativa, com lives diversas. Chamamos nossas empresas parceiras, empreendedores, University Chapters, e membros de nossa comunidade para preencher esse vazio intolerável que a pandemia criou. E tivemos respostas incríveis, com exemplos que vcs encontram hoje no nosso canal do YouTube.
A volta dos eventos presenciais em 2022 foi fantástica, mesmo com os tempos difíceis que nosso país enfrentou por longos anos. A presença maciça dos/as estudantes e pesquisadores/as nos deu motivação e fôlego para criar maior segurança jurídica e financeira para nossa sociedade e nossos planos futuros de abordar pautas imprescindíveis para um mundo mais equânime, como sustentabilidade, inclusão e diversidade.
Para isso, tenho certeza que a diretoria eleita, que inclui três membros da diretoria atual e assume seu mandato a partir de 04/01/2024, continuará a trajetória que começamos a trilhar nestes dois últimos anos para depois criar seus próprios caminhos, inovando sempre, como é característica da SBPMat.
Deixo aqui meus agradecimentos a todos e todas que compartilharam comigo estes últimos 4 anos à frente da SBPMat. Não cito nomes, porque não caberiam neste espaço. Porém, não poderia deixar de destacar e agradecer especialmente à equipe SBPMat: Verónica, Alexandre, Aline, Leandro e pessoal da Aptor, que tornam nossa sociedade sempre tão acolhedora para seus membros.
Desejo a todos e todas um excelente final de ano, com muita saúde, realizações e um futuro com muita ciência pela frente!!
Com carinho,
Monica Cotta
|