Boletim da SBPMat. Edição nº 126.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 126. 30 de abril de 2023.

Artigo em destaque

destaque news

Após desenvolver um método baseado em experimentos de NMR e simulações computacionais, uma equipe de pesquisadores do CeRTEV (São Carlos, SP) conseguiu realizar a primeira observação das mudanças que ocorrem na estrutura de um vidro durante o relaxamento e a nucleação de cristais, processos que ocorrem na escala nanométrica em todos os vidros e que impactam as suas propriedades. Os avanços conseguidos são cruciais para o desenvolvimento de vitrocerâmicas de alto desempenho. O trabalho foi reportado na Acta Materialia. Saiba mais.

Você é autor(a) de um trabalho científico destacado, realizado total ou majoritariamente no Brasil e publicado em periódico de alto fator de impacto, e deseja divulgá-lo na nossa comunidade? Entre em contato para que o seu paper seja considerado na seleção periódica do “Artigo em destaque”:

Comunidade

Imagem1

O Prof. Aldo Craievich (USP) faleceu neste 24 de abril aos 84 anos de idade. Craievich foi um dos sócios-fundadores da SBPMat e deu grandes contribuições à nossa comunidade. Ele foi pioneiro da pesquisa em vidros no Brasil e um dos protagonistas da história do LNLS, dedicou-se à formação de usuários de luz síncrotron e foi fundamental na implantação de vários laboratórios de caracterização por raios X.

  • Leia a homenagem a Aldo Craievich escrita pelo sócio Daniel Ugarte (Unicamp), que o considera um amigo, um mentor e um modelo profissional. Aqui.
  • Veja a nota de pesar publicada pela SBPMat no dia do falecimento. Aqui.
  • Acesse a entrevista que Craievich concedeu ao Boletim da SBPMat em 2015. Aqui.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Submissões. A submissão de resumos para apresentação de trabalhos nos simpósios está aberta até amanhã (1º de maio). Saiba mais.

Plenárias. Esta edição do evento terá 6 palestras plenárias, proferidas por destacados cientistas da Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália e Portugal, além da Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro, com o Prof. Gilberto Fernandes de Sá (UFPE), e o Prêmio Palestra José Arana Varela, com o Prof. Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio). Saiba mais sobre as plenárias e os plenaristas no site do evento.

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores de 15 países organizam os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Prêmios para estudantes. Trabalhos submetidos por estudantes e aprovados para apresentação poderão se candidatar aos prêmios para estudantes até 17 de julho. Saiba mais.

Inscrições. As inscrições estão abertas, com valores especiais para estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e dos outros países da América Latina. Veja os valores. Há descontos de cerca de 40% para sócios da SBPMat, novos ou antigos, que tenham acertado a anuidade de 2023.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Artigos da comunidade

Imagem2

Cientistas da Unicamp e LNLS e colaboradores mostram neste artigo de revisão que um conjunto de pesquisas recentes levou as células solares de perovskita mais perto da comercialização. Os avanços, muitos deles realizados no Brasil, se baseiam em experimentos in situ e operando realizados com luz síncrotron. Acesse o review, que foi capa de uma revista de altíssimo fator de impacto.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato.

Sócios

Imagem3

O Prof. Edgar Zanotto (UFSCar) recebeu um prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) pelas suas contribuições para a conversão de pesquisa em desenvolvimento e bem-estar das populações brasileiras. Ele foi vencedor do 1º lugar da categoria Pesquisador Destaque na área de Ciências Exatas.

Manifestos

– A SBPMat enviou a segunda carta à CAPES, desta vez à atual presidente, Profa. Mercedes Bustamante, expressando preocupação com a perda de acesso às revistas da Royal Society of Chemistry (RSC) no Portal da CAPES. Leia a carta.

– A Coordenação-Geral de Comunicação Social da CAPES enviou uma mensagem à SBPMat em resposta à publicação da carta. Veja aqui.

– A SBPMat juntou-se a dezenas de entidades científicas e da sociedade civil para propor a criação de um dia anual de luta contra a ditadura e de celebração da democracia. Saiba mais.

Dicas para ler e assistir

– Usando simulações computacionais e microscopia de tunelamento, cientistas estudam processos de catálise na escala atômica e concluem que, contrariando a suposição consolidada, as ligações entre átomos metálicos dos catalisadores não permanecem intactas durante as reações que catalisam. Esta nova compreensão pode ajudar a reduzir as enormes quantidades de energia envolvidas em processos de catálise amplamente usados na indústria. (Science) Saiba mais

– Equipe científica descobre uma nova propriedade do grafeno: em condições ambientes, o material apresenta a maior magnetorresistência entre todos os sistemas já estudados. (Nature) Saiba mais

– Veja a gravação de palestra realizada na USP São Carlos no mês de março, na qual o Prof. Valtencir Zucolotto (IFSC-USP) analisa o uso da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT na escrita de artigos científicos. Aqui.

Oportunidades

– Aberta até 15 de maio a chamada de indicações para o VinFuture Prize, que distingue pesquisas científicas e inovações tecnológicas que tenham tido alto impacto social. Prêmio tem categorias especiais para países em desenvolvimento, mulheres inovadoras e áreas emergentes. Saiba mais.

– Chamada de papers do periódico ACS Applied Nano Materials para a edição especial “Women in Nano“, dedicada a artigos de mulheres que trabalham em nanomateriais com foco em aplicações. O prazo para submissão é 31 de agosto. A Profa. Monica Cotta, presidente da SBPMat, está entre as organizadoras. Saiba mais.

– Concursos para professor assistente no Departamento de Física da Unesp – campus Rio Claro (SP) na área de Física da Matéria Condensada: Produção, caracterização física e aplicações de materiais avançados e Teoria de Campos em Matéria Condensada e Nanoestruturas. Inscrições até as 17h00 do dia 23 de maio.

– Vaga na empresa de instrumentação científica Instrutécnica na área de suporte técnico ao cliente. Saiba mais.

– Pós-doc em metamateriais compósitos para aplicações aeronáuticas no Instituto Federal do Maranhão. Saiba mais.

– Doutorado direto em sensores resistivos de gases tóxicos na UFSCar com bolsa FAPESP. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (Métodos da Ciência e Engenharia de Materiais) na UFCAT. Inscrições em fluxo contínuo. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na EESC/USP. Inscrições até 31 de maio. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS. Inscrições até 27 de junho. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

Escuela Virtual de Caracterización de Materiales de la SMMATER – 3ª edición. Online. 20 de fevereiro a 2 de agosto de 2023. Site.

49ª International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 21 a 26 de maio de 2023. Site.

6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos. Online. 23 a 25 de maio de 2023. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

– IV Brazilian Nanocellulose Summit. São Carlos (SP). 9 a 11 de agosto de 2023. Site.

1º Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia do PENt-COPPE/UFRJ. Online. 28 a 30 de agosto de 2023. Site.

Chip in Rio (International Congress in Microelectronics and Microtechnologies). Rio de Janeiro. 28 de agosto a 1º de setembro de 2023. Site.

XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

XLVI Congresso Internacional de Químicos Teóricos de Expressão Latina (Quitel 2023). Montevidéu (Uruguai). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais. do Boletim da SBPM

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *