Boletim da SBPMat. Edição nº 123.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 123. 31 de janeiro de 2023.

Artigo em destaque

Equipe de pesquisadores de seis instituições brasileiras aumentou em cerca de 30 vezes a atividade de um semicondutor que é utilizado como fotocatalisador na geração de hidrogênio verde. O trabalho foi reportado na ACS Applied Energy Materials. Saiba mais.

artigo destaque

Você é autor(a) de um trabalho científico destacado, realizado total ou majoritariamente no Brasil e publicado em periódico de alto fator de impacto, e deseja divulgá-lo na nossa comunidade? Entre em contato para que o seu paper seja considerado na seleção mensal do “Artigo em destaque”: comunicacao@sbpmat.org.br.

Anuidades SBPMat 2023

Já é possível acertar a anuidade de sócio referente a 2023 e, desta forma, usufruir os benefícios de ser sócio ativo. Entre eles:

  • Desconto de cerca de 40% na inscrição ao B-MRS Meeting.
  • Possibilidade de votar e ser votado nas eleições da SBPMat.
  • Divulgação das suas novidades profissionais nos canais da SBPMat.

– Se você já é sócio, clique em Login no cabeçalho do site.
– Se você ainda não é sócio, clique em Criar conta no cabeçalho do site.

Mais informações.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores do Brasil, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, França, Itália, Portugal, Suíça e Reino Unido estão organizando os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Submissões. A submissão de resumos para apresentação de trabalhos nos simpósios está aberta até 17 de abril. Saiba mais.

Prêmios para estudantes. Trabalhos submetidos por estudantes e aprovados para apresentação poderão se candidatar aos prêmios para estudantes até 17 de julho. Saiba mais.

Inscrições. As inscrições estão abertas, com valores especiais para estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e dos outros países da América Latina. Veja os valores. Há descontos de cerca de 40% para sócios da SBPMat, novos ou antigos, que tenham acertado a anuidade de 2023.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq: Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Dicas para ler ou escutar

Livro. Livro em português sobre transformações de fases em materiais é disponibilizado na web para consulta e download sem custo. Acesse o livro.

Divulgação de paper da Nature. Sensor do tamanho de um selo postal que fica aderido à pele do peito viabiliza ecocardiograma em tempo real de pacientes em movimento. Dispositivo combina avanços em materiais e uso de inteligência artificial. Leia no site da UC San Diego.

Podcast. “À Luz do Candeeiro” é um podcast em que jovens pesquisadores discutem temas de ciência, tecnologia e educação a partir de leituras e entrevistas com especialistas. Nasceu por iniciativa de membros de University Chapters da SBPMat e do blog Lampejo Científico. O programa já tem mais de 100 episódios. Saiba mais e escute no site ou diretamente no Spotify.

Manifestos

– SBPMat repudiou as agressões à democracia e ao estado de direito ocorridas em Brasília em 8 de janeiro com a invasão por terroristas das sedes dos três poderes da República. Leia o manifesto.

Oportunidades

– Prêmio da UNICAMP e Instituto Vladimir Herzog para trabalhos de pesquisa finalizados em 2022 em instituições de São Paulo em todas as áreas do conhecimento que mostrem compromisso com a dignidade e sustentabilidade da vida. Inscrição até 03/02. Saiba mais.

– Concurso na UFPR: 3 vagas para docentes nas áreas de Físico-Química, Química inorgânica – Química de Estado Sólido e de Materiais, e Química Analítica – Espectrometria de Massas. Inscrições até 31 de janeiro. Saiba mais.

– Pós-doc em produção de hidrogênio verde e redução de CO2 na UFU. Envio de CV e carta de apresentação: otaviopatrocinio@ufu.br ou osmando@ufu.br.

– Seleção para mestrado, doutorado e doutorado direto em Nanobiossistemas da UFRJ, Fiocruz, Inmetro e LNCC. Inscrições abertas até 31/01. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais da UFRGS estão com inscrições abertas até 15/02. Saiba mais.

– Inscrições abertas dos processos seletivos para o mestrado (até 14/02) e o doutorado (fluxo contínuo) em Engenharia e Ciência dos Materiais no PIPE da UFPR. Saiba mais.

– Abertas até 31/01 as inscrições para o processo seletivo do mestrado em Engenharia Química da UFF. Saiba mais.

– Abertas até 15/02 as inscrições para o mestrado Erasmus Mundus em Ciência e Engenharia de Materiais AMASE – programa conjunto de universidades da Alemanha, França, Espanha, Itália, Áustria e Suécia, com bolsas de estudo para os melhores alunos. Saiba mais.

Para acompanhar a atualização de oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

IUPAC Global Women’s Breakfast. Debate “Quebrando barreiras na Ciência”. UFSCar – Sorocaba. 14 de fevereiro de 2023. Inscrição gratuita.

– II Encuentro de Investigadores en Ciencia de Materiales. Montevidéu (Uruguai). 20 e 21 de abril de 2023. Site.

49ª International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 21 a 26 de maio de 2023. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

IV Brazilian Nanocellulose Summit. São Carlos (SP). 9 a 11 de agosto de 2023. Site.

XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *