CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado em oito programas de pós-graduação.


Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)  Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Informática, Matemática e Química — estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no segundo semestre de 2019.

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – Inscrições até 15/06/2019 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf

Química – Inscrições até 18/06/2019 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com cinco vagas em cada curso. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A primeira conta com nove linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia e Métodos Variacionais e Computacionais. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

Mais informações:  http://www.civ.puc-rio.br/admissao/

Engenharia de Produção – Inscrições até 31/05/2019 – Conceito 5 na CAPES
As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.

Mais informações:  http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 7 na CAPES  

Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES, sendo considerado dos melhores do país. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.

Mais informações:  http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao

Engenharia Elétrica – Inscrições até 23/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das cinco áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/

Informática – Inscrições até 14/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

O programa é um dos pioneiros na área de computação no País. Foi o primeiro da área a receber a nota 7 (máxima) da CAPES e tem mantido tal nota desde então.  Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/.

Matemática – Inscrições até o dia 22/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/pos_admissao.htm.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *