Carta de apoio à retomada da avaliação quadrienal 2021.


A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) tem acompanhado com grande preocupação os acontecimentos recentes ligados à suspensão das atividades da Avaliação Quadrienal 2021, realizada pela CAPES.

Enquanto processo em constante aprimoramento, a CAPES vem adotando, ao longo de sua história de qualidade e reconhecimento nacional e internacional, uma postura avaliativa competente e indutiva de boas práticas, responsável pelo crescimento e solidificação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) desde sua criação. Os pilares do ciclo atual, representados pelos elementos avaliativos comuns às fichas de avaliação de todas as áreas, a saber, Programa, Formação e Impacto, além de um Qualis referência único para todo o SNPG, traduzem o estágio atual de amadurecimento da avaliação quadrienal, organizando em três dimensões os elementos essenciais que revelam a qualidade de um programa de pós-graduação.

A pesquisa científica brasileira está fortemente associada à estabilidade do SNPG. A SBPMat entende que, assim como tem sido há décadas, a CAPES continuará evoluindo, em diálogo ininterrupto com a comunidade, em atendimento aos anseios e necessidades da sociedade brasileira. Ainda que pese a importância da discussão dos motes legais que motivaram a suspensão do processo avaliativo, é fundamental para a estabilidade e continuidade do SNPG que a avaliação quadrienal seja retomada e concluída.

Assim, a SBPMAT manifesta-se a favor da retomada da avaliação quadrienal 2021 promovida pela CAPES, com a continuidade das ações que estavam em curso antes da suspensão das atividades.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *