Bolsas FAPESP para doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC em projeto de Eletrocatálise.



O Laboratório de Engenharia de Microestruturas e Superfícies (LEMS) recebe inscrições de candidatos para duas bolsas de Doutorado Direto (DD) da FAPESP. As incrições serão aceitas até o dia 14 de agosto de 2021, com início das atividades previsto para Setembro de 2021. Informações sobre esta modalidade de bolsa podem ser consultadas em https://fapesp.br/bolsas/dd e os valores referentes a esta bolsa são apresentados em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.

As bolsas aqui anunciadas são vinculadas ao Projeto Temático FAPESP “Electrocatálise VI: aspectos fundamentais e aplicados em problemas emergentes e clássicos em conversão eletroquímica de energia” (Coordenador: prof. Edson Ticianelli – USP). Os (As) alunos(as) selecinoados(as) ingressarão como alunos(as) regulares do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) da Universidade Federal do ABC (UFABC), sob orientação do prof. Sydney F. Santos (Pesquisador principal do projeto temático).

Os temas de tese propostos são os seguintes:

(1) Investigação de propriedades eletrocatalíticas de MXenes para reação de evolução de hidrogênio e reação de redução de oxigênio em meio ácido.
(2) Investigações teóricas e experimentais de MXenes em eletrocatálise.

Sobre o perfil dos candidatos, uma das condições para implantação da bolsa junto à FAPESP é que os mesmos tenham excelente histórico escolar no curso de graduação. É fortemente desejável que o candidato tenha sido bolsista de iniciação científica. São aceitas candidaturas de egressos(as) dos cursos de Eng. de Materiais, Eng. Química, Química, Física, e áreas correlatas.

As normas internas do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC podem ser consultadas em:
https://nano.ufabc.edu.br/wpcontent/uploads/2019/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_CPG_56_Altera%C3% A7%C3%A3o-Normas-de-Nanoci%C3%AAncias.pdf

Para concorrer às bolsas, os(as) interessados(as) devem enviar um e mail para sydney.ferreira@ufabc.edu.br e rafael.nishihora@ufabc.edu.br, informando no assunto da mensagem SELEÇÃO_DD-FAPESP_NOME DO CANDIDATO
Os seguintes documentos devem ser anexados a mensagem: (1) carta de apresentação e motivação, informando o tema de interesse (1 ou 2); (2) cópia do histórico escolar completo da graduação (incluindo trancamentos e reprovações, se houverem); (3) currículo Lattes (com comprovantes de publicações, termos de concessão de bolsas de IC e demais itens relevantes); (4) duas cartas de recomendação. Para o tema 1, é desejavel experiência prévia em síntese e caracterização de nanomateriais; para o tema 2, é desejável experiência prévia em simulação computacional de materiais. A partir da análise dos documentos enviados, serão agendadas entrevistas com os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as).

A Comissão de Seleção é composta por Sydney Ferreira Santos (Professor, UFABC), Jeverson Teodoro Arantes Jr. (Professor, UFABC) e Rafael Kenji Nishihora (Pós-doutorando, UFABC).


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *