Bolsa de pós-doutorado no CTNano – UFMG em projeto em parceria com a Petrobras em dispositivos de grafeno para sensoriamento de gases.


O Centro de Tecnologia em Nanomateriais – CTNano-UFMG está selecionando 1 (um) pesquisador(a) de nível de Pós-doutorado para atuar em um projeto em parceria com a Petrobras para o desenvolvimento de sensores de gases. O(a) candidato(a) deve ter título de Doutor em uma das seguintes áreas: Química, Física, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais ou áreas afins.

Espera-se que o(a) candidato(a) seja motivado, independente, com capacidade de liderança e tenha experiência em algumas das seguintes áreas:

  • Filmes finos e nanomateriais como nanotubos de carbono, nanofios, grafeno e outros materiais 2D e 1D.
  • Fabricação e processamento de nanodispositivos utilizando técnicas de litografia óptica e eletrônica em ambiente de sala limpa.
  • Caracterização elétrica dos dispositivos.
  • Desenvolvimento de protótipos, instrumentação e programação em Matlab, Labview e afins.
  • Sensoriamento de gases.

O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará no desenvolvimento de sensores de gases baseados em dispositivos de grafeno para serem aplicados em diversas etapas da cadeia de produção e processamento do gás natural. O projeto será desenvolvido no Departamento de Física da UFMG e no CTNano-UFMG.

O CTNano-UFMG é referência nacional no desenvolvimento de aplicações utilizando nanomateriais de carbono em compósitos poliméricos, cimentícios, sensores e síntese de nanomateriais. Maiores informações sobre o Centro podem ser obtidas em www.ctnano.org. O Centro está localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), na cidade de Belo Horizonte – MG, e é uma iniciativa dos Departamentos de Física, Química, Microbiologia e da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

O valor mensal da bolsa é de R$ 5.379,44, com contrato de um ano e possibilidade de renovação para mais dois anos.

A seleção será feita através da análise eliminatória dos CVs dos(as) candidatos(as). Os(as) aprovados(as) nesta etapa serão chamados(as) para entrevista. Interessados(as) devem enviar CV para Prof. Rodrigo G. Lacerda (rglacerda@gmail.com), com o assunto: “Bolsa pós-doutorado – projeto sensores” até 31/07/2019. Os(as) selecionados(as) serão avisados(as), por email, de sua convocação para entrevista até 06/08/2019.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *