Boletim da SBPMat. Edição nº 122.


 

Para ver este boletim no navegador, clique aqui.

cabecalho-news-natal

Edição nº 122. 22 de dezembro de 2022.

Mensagem de final de ano

Em 2022, voltamos ao ‘novo normal’ com atividades presenciais intercaladas com as virtuais e as máscaras sumindo de nosso cotidiano graças à vacinação da maior parte da população contra a Covid-19.

Por isso, em setembro passado, pudemos voltar a nos encontrar no nosso evento anual, em Foz do Iguaçu. A força e a resiliência de nossa comunidade estiveram presentes a cada momento, apesar da falta de financiamento e das condições de trabalho complicadas também pela pandemia: tivemos quase 1.200 participantes e 22 empresas parceiras presentes em Foz do Iguaçu! Esperamos que o grito de comemoração dos estudantes na nossa tradicional conference party possa ser sempre cumprido: “Evento online nunca mais!”.

Para 2023, desejamos que a ciência possa ser ouvida e respeitada, com as mudanças que estão por vir no país. Porém, como sociedade científica, continuaremos lutando e atuando, junto com nossos pares e com a comunidade, na defesa da educação como pilar para uma sociedade mais justa, e da ciência e desenvolvimento tecnológico como ferramentas para alcançarmos condições dignas de vida para toda a população.

Um excelente final de ano a todos e todas! Que possamos recarregar as energias para vencer os muitos desafios pela frente, na esperança de um país – e de um mundo – melhor.

Diretoria da SBPMat

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Chamada de simpósios. 35 propostas de simpósios foram submetidas pela comunidade! No início de 2023 divulgaremos a lista final de simpósios aprovados.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq: Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Oportunidades

– Inscrições abertas dos processos seletivos para o mestrado (até 31/01/23) e o doutorado (fluxo contínuo) em Engenharia e Ciência dos Materiais no PIPE da UFPR. Saiba mais.

– Abertas até 15/02/2023 as inscrições para o mestrado Erasmus Mundus em Ciência e Engenharia de Materiais AMASE – programa conjunto de universidades da Alemanha, França, Espanha, Itália, Áustria e Suécia, com bolsas de estudo para os melhores alunos. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– II Encuentro de Investigadores en Ciencia de Materiales. Montevidéu (Uruguai). 20 e 21 de abril de 2023. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

– XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape-virada

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *