Boletim da SBPMat. Edição nº 114.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 114. 31 de março de 2022.

XX B-MRS Meeting

20meeting_imagemtopo_2

A submissão de resumos está aberta até 22 de abril!

  • Data: 25 a 29 de setembro de 2022.
  • Local: Hotel Rafain Palace, Foz do Iguaçu (PR).
  • Coordenadoras: Profa. Lucimara Stolz Roman (UFPR) e Profa. Marcela Mohallen Oliveira (UTFPR).
  • Submissão de resumos: aberta até 22 de abril.
  • Simpósios: são 23 simpósios temáticos sobre pesquisa nos mais diversos materiais, da síntese até as aplicações, organizados por cerca de 100 cientistas do Brasil e do exterior.
  • Palestra memorial: será proferida pelo Prof Roberto Mendonça Faria (IFSC-USP).
  • Plenaristas: Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), Gustavo Grivas (Univ. Córdoba), Natalie Stingelin (Georgia Tech Univ.), Olle Inganas (Linkoping Univ.), Pulickel Ajayan (Rice Univ.), Stuart Parkin (Univ Martin-Luther de Halle-Wittemberg).
  • Inscrições: abertas com desconto até 05 de agosto. Descontos especiais para sócios com anuidade 2022 paga.
  • Apoio e patrocínio: 10 empresas já confirmaram patrocínio e participação na exposição desta edição do evento. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

O XX B-MRS Meeting vai celebrar os 20 anos da SBPMat e a 20ª edição do evento. Contamos com a sua participação!

Para mais informações, submissões e inscrições, visite o site do evento.

Artigo em destaque

news_paper

Uma equipe do LNNano conseguiu visualizar, em tempo real e com resolução atômica, o processo de eliminação de poros durante a sinterização de uma cerâmica nanométrica. Os resultados apontam ajustes a ser feitos em modelos teóricos de sinterização de modo a adequá-los aos nanomateriais. (Artigo da Nano Letters) Saiba mais.

Artigos da comunidade

Em trabalho teórico – experimental – computacional realizado na UFRGS e UEM, pesquisadores observaram um efeito barocalórico colossal em parafinas e mostraram o potencial desses materiais para uso em futuros sistemas de refrigeração com muito menos impacto ambiental que os atuais. Acesse o paper: https://doi.org/10.1039/D1TA10892A.

Destacada em capa da Advanced Electronic Materials, pesquisa realizada no IFSC – USP demonstrou que o fino controle da adição de catalisadores na rota de polimerização permite ajustar os parâmetros elétricos de filmes poliméricos e os torna muito interessantes para a confecção de memórias neuromórficas. Acesse o paper: https://doi.org/10.1002/aelm.202100864.

Para sugerir a divulgação de um artigo da sua autoria, de alto impacto e feito no Brasil, envie a referência, 1 frase e 1 imagem sobre o paper para comunicacao@sbpmat.org.br.

Novidades dos sócios

news_chu

Na segunda-feira, dia 4 de abril, às 10h00, Prof Osvaldo Novais de Oliveira Junior, ex-presidente da SBPMat, assume como diretor do IFSC-USP. A cerimônia será transmitida no YouTube.

University Chapters

news_UCs

A diretoria da SBPMat concedeu aos University Chapters da UFCAT e UFPE um prêmio de R$ 3 mil para financiamento de atividades em 2022. O comitê avaliador, formado por ex-presidentes da SBPMat (Fernando Lázaro Freire Jr, Osvaldo Novais de Oliveira Jr e Roberto Mendonça Faria) emitiu seu parecer com base nos relatórios enviados pelos chapters.

Comunidade

news_hernan valenzuela

Em texto para os canais da SBPMat, o sócio da SBPMat Prof Petrus Santa Cruz (UFPE) relembra a contribuição que o sociólogo Hernán Valenzuela, falecido em 7 de março, fez à comunidade de Nanotecnologia. Ele era representante do Instituto Faunhofer ENAS na América Latina. Leia o texto.

Empreendedorismo na ciência

news_ado

Ado Jorio (UFMG) conta o caminho percorrido, da ciência básica até a startup, no desenvolvimento do “nanoscópio” – o instrumento mais preciso do mundo para elucidar estruturas cristalográficas, totalmente feito no Brasil. Veja aqui.

news_brito

Carlos Henrique de Brito Cruz mostra que a interação entre universidades e empresas no Brasil é bem mais intensa e produtiva do que se costuma pensar. Ex-reitor da UNICAMP e ex-diretor científico da FAPESP, Brito trabalha hoje na Elsevier ajudando universidades e órgãos de fomento do mundo a compreender e alcançar seus objetivos. Veja aqui.

news_petrus

Petrus Santa-Cruz explica como seu grupo de pesquisa na UFPE se organizou no início da pandemia para atender demandas da população frente à Covid-19, aproveitando conhecimento gerado na universidade ao longo de décadas e estabelecendo metas baseadas no grau de maturidade tecnológica. Veja aqui.

Manifestos

– SBPMat subscreveu nota da ABC e SBPC instando o MEC a responder às afirmações da imprensa sobre a influência de sacerdotes em decisões desse Ministério. Leia a nota.

Oportunidades

– Iniciativa de periódicos da Royal Society of Chemistry da área de Materiais vai destacar trabalhos de jovens pesquisadores. Saiba mais: Biomaterials Science, Polymer Chemistry e Soft Matter.

– Estão abertas até 9 de maio as inscrições para o programa Para Mulheres na Ciência (L´Oréal, Unesco e ABC) que vai outorgar bolsas-auxílio de R$ 50 mil a jovens pesquisadoras atuantes no Brasil. Saiba mais.

– Programa CAPES/ Humboldt concede bolsas para pós-docs e pesquisadores experientes do Brasil para fazer pesquisa na Alemanha. Inscrições até 31 de maio. Saiba mais.

– Concurso para professor assistente em Física da Matéria Condensada na UNESP -Bauru. Inscrições até 18 de abril. Saiba mais.

– Vaga de pós-doutorado em Química de Materiais na UNIFRAN. Saiba mais.

– Bolsa FAPESP para doutorado direto em crescimento e caracterização de monocristais na UNIFESP. Inscrições até 15 de abril. Saiba mais.

– Programa do British Council oferece bolsas de estudo para mulheres graduadas em cursos da área de Exatas para fazer mestrado em universidades do Reino Unido. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– 11th Brazilian German Workshop on Applied Surface Science. Manaus (AM). 19 a 24 de abril de 2022. Site.

– 5th International Conference on Applied Surface Science. Palma, Mallorca (Espanha). 25 a 28 de abril de 2022. Site.

– IV Curso do Método Rietveld. Belém, PA (Brasil). 2 a 6 de maio de 2022. Site.

– WOCSDICE EXMATEC 2022. Ilha de São Miguel (Portugal). 3 a 6 de maio de 2022. Site.

– 2022 E-MRS Spring Meeting and Exhibit. Online. 30 de maio a 3 de junho de 2022. Site.

– International Conference on the Science and Technology of Synthetic Metals (ICSM). Glasgow (Escócia). 17 a 22 de julho de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– IUMRS-ICAM2021 + IMRC2022. Online + Cancun (México). 14 a 19 de agosto de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Online + Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces (AUTOORG 2022). Bento Gonçalves (RS). 2 a 4 de novembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

anuidades

Se você já é sócio, emita seu boleto entrando com login e senha no cabeçalho do site da SBPMat. ATENÇÃO! Para pagar a anuidade 2022 NÃO é necessário estar quite com as anuidades de anos anteriores. Se você deixou de pagar uma ou mais anuidades, não se preocupe, pois elas não serão cobradas.

Se você ainda não é sócio, faça o cadastro clicando em “criar conta” no cabeçalho do site da SBPMat e emita seu boleto.

Veja os valores da anuidade e benefícios de ser sócio, aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *