Boletim da SBPMat. Edição nº 113.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 113. 28 de fevereiro de 2022.

XX B-MRS Meeting

20meeting_imagemtopo_2

Está no ar o site do evento com a lista dos 23 simpósios aprovados!

O XX B-MRS Meeting vai celebrar os 20 anos da SBPMat e a 20ª edição do evento.

Data: 25 a 29 de setembro de 2022.
Local: Hotel Rafain Palace, Foz do Iguaçu (PR).
Coordenadoras: Profa. Lucimara Stolz Roman (UFPR) e Profa. Marcela Mohallen Oliveira (UTFPR).
Submissão de resumos: aberta até 22 de abril.
Inscrições: abertas com desconto até 05 de agosto. Descontos especiais para sócios com anuidade 2022 paga.
Apoio e patrocínio: 10 empresas já confirmaram patrocínio e participação na exposição desta edição do evento. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Visite o site do evento.

Artigo em destaque

conjunto

Equipe da Coppe – UFRJ desenvolveu argamassas baseadas em terra crua e resíduos de bambu com boas propriedades para uso no reboco de paredes internas de prédios. Estudo também avaliou o impacto ambiental desses materiais, principalmente com relação às emissões de carbono envolvidas na sua preparação, uso e descarte. (Artigo da Construction and Building Materials) Saiba mais.

Novidades dos sócios

edgar e andrea

Prof. Edgar Zanotto (UFSCar) e Profa. Andrea de Camargo (IFSC-USP) constam no grupo de 30 palestrantes de diferentes países e setores que falaram na Cerimônia de Abertura do Ano Internacional do Vidro (2022), estabelecido pela ONU. Assista a palestra de Zanotto e de Andrea.

ana flavia

Profa. Ana Flavia Nogueira (UNICAMP) tornou-se editora associada de dois periódicos da Royal Society of Chemistry: Materials Advances e Journal of Materials Chemistry C.

University Chapters

WhatsApp Image 2022-02-25 at 15.33.34

O UC Catalão, sediado na UFCAT, iniciou o seu projeto “Iucí nas escolas”, que consiste em levar pós-graduandos do UC a escolas públicas e privadas da rede básica e superior para despertar o interesse dos estudantes para as ciências. Na primeira ação, o doutorando Carlos Eduardo Domingues da Mata falou sobre a mineração no município de Catalão para alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Anice Cecílio Pedreiro.

Empreendedorismo na ciência

ana milas

Ana Milás, cofundadora da 3DBS, fala sobre essa startup, que atua na promissora área da fabricação de tecidos biológicos por bioimpressão 3D. No futuro, essa técnica poderá produzir órgãos para as pessoas que precisam de transplantes. Veja aqui.

gregorio

Prof. Gregório Couto Faria (IFSC-USP) conta a sua experiência de fundar uma startup no Vale do Silício durante seu pós-doc em Stanford e apresenta uma visão própria de por que esse lugar tem um ecossistema tão efervescente para a criação de empresas. Veja aqui.

Manifestos

– SBPMat apoia o manifesto da SBF que pede ao CNPq e à Capes o aumento dos valores das bolsas de pesquisa. Leia o manifesto.

Dicas para ler e ouvir

– A melanina e materiais inspirados nesse pigmento natural vêm sendo usados em dispositivos bio e optoeletrônicos, entre outras aplicações. Artigo de revisão com coautoria do sócio SBPMat Prof. Carlos Graeff (UNESP) aborda as propriedades, síntese e aplicações desses materiais emergentes. Saiba mais.

– Pesquisadores desenvolvem e estudam vitrocerâmica com potencial para uso em antenas 5G e como biomaterial. Trabalho tem coautoria do Prof. Silvio Rainho Teixeira (UNESP), sócio SBPMat. Saiba mais.

– Pesquisadoras da UFSCar, coordenadas pela sócia SBPMat Roselena Faez, desenvolvem material biodegradável baseado em quitosana para encapsular fertilizantes agrícolas e liberá-los de forma controlada, gerando vantagens ambientais e econômicas. Saiba mais.

– Podcast Estado da Arte aborda a nanotecnologia em episódio com participação dos sócios SBPMat Ado Jorio (UFMG) e Aldo Zarbin (UFPR). Escute.

Oportunidades

– Prêmio Mulheres Brasileiras na Química 2022 está com inscrições abertas até 25 de março (indicações e autoindicações). Este prêmio da ACS e SBQ tem apoio institucional da SBPMat e vai distinguir uma líder emergente (cientista ou empreendedora) e líderes na indústria e na academia, sempre nas áreas de Química e ciências relacionadas. Saiba mais.

– Programa Mulheres Inovadoras 2022 da FINEP vai conceder R$ 120 mil a startups vencedoras comandadas por mulheres nas cinco regiões do Brasil. Inscrições até 28 de março. Saiba mais.

Chamada CONFAP & Wallonie Bruxelles para projetos de pesquisa e inovação envolvendo pesquisadores do Brasil e Bélgica. Prazo para submissão de propostas: 25 de março. Saiba mais.

– Vagas no Mackgraphe para: especialista em caracterização de nanomateriais (vaga 1 e vaga 2) e especialista em micro e nanofabricação.

– Bolsa FAPESP para doutorado direto em crescimento e caracterização de monocristais na UNIFESP. Inscrições até 15 de abril. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– VI Escola de Verão do PPGCET/PPGQ da UFCAT. Online. 21 a 25 de março de 2022. Site.

– Workshop Brasileiro em Efeitos i-Calóricos (WBEiC). Online. 30 e 31 de março de 2022. Site.

– 11th Brazilian German Workshop on Applied Surface Science. Manaus (AM). 19 a 24 de abril de 2022. Site.

– 5th International Conference on Applied Surface Science. Palma, Mallorca (Espanha). 25 a 28 de abril de 2022. Site.

– IV Curso do Método Rietveld. Belém, PA (Brasil). 21 a 25 de março de 2022. Site.

– WOCSDICE EXMATEC 2022. Ilha de São Miguel (Portugal). 3 a 6 de maio de 2022. Site.

– 2022 E-MRS Spring Meeting and Exhibit. Online. 30 de maio a 3 de junho de 2022. Site.

– International Conference on the Science and Technology of Synthetic Metals (ICSM). Glasgow (Escócia). 17 a 22 de julho de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

anuidades

Se você já é sócio, emita seu boleto entrando com login e senha no cabeçalho do site da SBPMat. ATENÇÃO! Para pagar a anuidade 2022 NÃO é necessário estar quite com as anuidades de anos anteriores. Se você deixou de pagar uma ou mais anuidades, não se preocupe, pois elas não serão cobradas.

Se você ainda não é sócio, faça o cadastro clicando em “criar conta” no cabeçalho do site da SBPMat e emita seu boleto.

Veja os valores da anuidade e benefícios de ser sócio, aqui.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *