Boletim da SBPMat. Edição nº 112.


 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 112. 31 de janeiro de 2022.

Nova Diretoria

diretoria

A Diretoria Executiva eleita em dezembro do ano passado inicia o seu mandato em fevereiro, formada por quatro mulheres e três homens de instituições das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Norte do país – todos cientistas muito ativos nas suas áreas de pesquisa. Veja as mini bios da presidente e dos diretores, aqui.

Comunidade

ricardo rodrigues 260

Texto do sócio fundador da SBPMat Aldo Craievich, escrito na ocasião do segundo aniversário do falecimento de Ricardo Rodrigues, descreve o líder do desenvolvimento das duas fontes brasileiras de luz síncrotron como “excepcional ser humano e verdadeiro polímata”. Leia o texto aqui.

Destaques 2021: eventos

bmrs meeting

Primeiro evento anual da SBPMat realizado em formato virtual, o XIX B-MRS Meeting + IURMS ICEM 2021 reuniu cerca de 1.100 participantes de 23 estados do Brasil e de outros 33 países entre 30 de agosto e 3 de setembro. O evento contou com mais de 560 pôsteres, 280 orais, 114 palestras convidadas e 10 plenárias, entre outras apresentações. Leia a reportagem do evento.

empreendedorismo_boletim

Em março realizamos um ciclo de lives sobre empreendedorismo na ciência. Foram 7 bate-papos dinâmicos e descontraídos, conduzidos por membros dos nossos University Chapters, com fundadores de startups e empresas de materiais, nanotecnologia e segmentos afins. Realizadas no Zoom com transmissão no Facebook, as lives foram recentemente subidas ao YouTube da SBPMat. Acesse a playlist.

20anos 260

No mês de junho comemoramos os 20 anos da SBPMat com um evento online que reuniu sócios, parceiros, equipe e outros membros da comunidade. A live contou com um bate-papo sobre sobre passado, presente e futuro da pesquisa em Materiais no Brasil e um brinde virtual à SBPMat. Veja a gravação do evento.

mulheres na ciencia

No início de setembro promovemos um painel de discussão sobre subrepresentação de mulheres na ciência, agravada por raça e distribuição geográfica. O painel reuniu destacadas cientistas do Brasil, Argentina e Estados Unidos, todas com forte atuação em questões de gênero. A live foi realizada no Zoom, mas está disponível no YouTube da SBPMat. Assista a discussão.

Destaques 2021: prêmios e distinções

premio edson

O Prof. Edson Roberto Leite (UFSCar e LNNano – CNPEM) foi distinguido na primeira edição do Prêmio José Arana Varela da SBPMat. A emotiva homenagem ocorreu durante o XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM, antes de o professor Leite proferir uma palestra plenária sobre caracterização de nanocristais. Leia a nossa entrevista com Edson Leite.

Imagem1

A SBPMat concedeu ao Prof. Cid de Araújo (UFPE) a Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro – honraria outorgada desde 2011 a pesquisadores da comunidade com longa e pioneira trajetória científica no Brasil. O professor Cid proferiu a palestra de abertura do XIX B-MRS Meeting + IUMRS e falou sobre nanocompósitos plasmônicos na fotônica não-linear. Leia a nossa entrevista com Cid de Araújo.

premios

35 graduandos e pós-graduandos receberam os Prêmios para Estudantes da SBPMat, ACS e RSC no XIX B-MRS Meeting pelos trabalhos apresentados. Convidamos os vencedores a falar sobre os trabalhos premiados de um jeito descomplicado em vídeos de até 3 minutos de duração e criamos uma playlist no nosso YouTube com esses vídeos de divulgação. Acesse a playlist.

Destaques 2021: outras ações

– Apoiamos ou produzimos e divulgamos mais de 20 manifestos, petições e mobilizações em defesa da pós-graduação, da Capes, do CNPq e do FNDCT, entre outras causas.

– Nossos University Chapters promoveram webinários técnicos e produziram episódios do podcast “À Luz do Candeeiro”, entre outras atividades.

– Divulgamos novidades dos sócios e trabalhos científicos de membros da comunidade por meio de matérias de divulgação científica, entrevistas e chamadas nas redes sociais. Difundimos oportunidades e eventos na área.

Acompanhe todas estas ações aqui no boletim (mensal) ou nas redes sociais (diário).

Oportunidades

– Chamada CONFAP & Wallonie Bruxelles para projetos de pesquisa e inovação envolvendo pesquisadores do Brasil e Bélgica. Prazo para submissão de propostas: 25/03. Saiba mais.

– Concurso para professor da UnB na área de estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Inscrições até 28/02. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em NanoBioSistemas. Inscrições até 03/02. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas da UFCAT (métodos matemáticos, computacionais e experimentais em Ciência de Materiais). Inscrições até 06/02. Saiba mais.

– Seleção para mestrado em Física na UDESC. Inscrições até 06/02. Saiba mais.

– Seleção para mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS. Inscrições até 25/02. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– International Year Of Glass Opening Conference. Genebra (Suíça). 10 e 11 de fevereiro de 2022. Site.

– IV Curso do Método Rietveld. Belém, PA (Brasil). 21 a 25 de março de 2022. Site.

– Workshop Brasileiro em Efeitos i-Calóricos (WBEiC). Online. 30 e 31 de março de 2022. Site.

– 5th International Conference on Applied Surface Science. Palma, Mallorca (Espanha). 25 a 28 de abril de 2022. Site.

– 2022 E-MRS Spring Meeting and Exhibit. Online. 30 de maio a 3 de junho de 2022. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *