Boletim da SBPMat. 99ª edição.



 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 99. 30 de novembro de 2020.

Artigo em Destaque

Ao adotar uma estratégia inspirada na natureza, uma equipe liderada por pesquisadores do Brasil conseguiu produzir um material que estimula a regeneração óssea, muito parecido ao material natural que cumpre essa função no organismo. O trabalho foi recentemente reportado na ACS Applied Materials & Interfaces. Saiba mais.

imagem news

Pesquisadores sem Remuneração

Contamos a história de Thiago Marinho Duarte, 33 anos, doutor em Química pela UFPB. Primeiro da sua família a obter um diploma universitário, Thiago teve que desconsiderar os treze anos dedicados à sua formação de docente e pesquisador: passou a fazer “bicos” de eletricista ao não conseguir bolsa de pós-doc nem cargos temporários na área. Veja aqui.

thiago_news

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) também participa da campanha de sensibilização da opinião pública sobre a falta de oportunidades para doutores. Veja as novas matérias:

– “Pós-doutorandos em extinção na UFMS”. Aqui.

– “Me dê motivos (para ir embora)”. Aqui.

Segundo artigo da Nature sobre pesquisa realizada com mais de 7.600 pós-docs do mundo mostra a instabilidade e desvalorização que eles vivenciam, e reporta que 2/3 dos entrevistados querem, apesar das dificuldades, continuar no meio acadêmico. Veja aqui.

University Chapters da SBPMat

Membros de University Chapters da SBPMat, junto à equipe do blog Lampejo Científico, lançaram “À Luz do Candeeiro”, um podcast de divulgação científica com agradáveis conversas noturnas sobre ciência, tecnologia e educação. Conheça e acompanhe.

logoUCs_260px

Ações da SBPMat

– SBPMat, representada pelo professor Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), entregou uma placa em homenagem a Ricardo Rodrigues durante a cerimônia realizada pelo CNPEM no prédio do Sirius. Saiba mais.

– SBPMat e dezenas de entidades científicas assinaram a “Carta da Cidade de Natal”, manifesto da SBPC em defesa da ciência e tecnologia, educação de qualidade em todos os níveis, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e democracia no País. Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Usando materiais bidimensionais, cientistas criam uma nova forma de fixar elétrons e distribui-los em arranjos regulares, gerando os chamados “cristais de elétrons”, e desenvolvem um método para poder analisar essa estrutura sem interferir nela (Nature). Saiba mais.

– A partir de dados de simulações, cientistas conseguem treinar uma rede neural que elucida a relação entre sequências de monômeros e propriedades dos polímeros. Ferramenta de inteligência artificial permitirá desenvolver polímeros com as propriedades desejadas (Science Advances). Saiba mais.

– Uso de nova resina líquida aliado a técnica inovadora de impressão 3D gera objetos resistentes, rígidos ou flexíveis, em poucos minutos (Advanced Materials). Saiba mais.

– Cientistas usam tinta com flocos de grafeno para fabricar por impressão 3D “sanduíches” com várias camadas bidimensionais, e conseguem compreender como os elétrons avançam entre os flocos. Estudo abre possibilidades para impressão 3D de dispositivos optoeletrônicos baseados em materiais 2D (Advanced Functional Materials). Saiba mais.

– Cientistas desenvolvem fibras de nylon piezoelétrico que aproveitam as vibrações do movimento corporal como fonte de energia. Trabalho abre possibilidades em tecidos eletrônicos (Advanced Functional Materials). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil monitoraram, passo a passo, a formação de filmes de perovskitas, e revelaram detalhes de um método que permite a sua produção em grandes áreas. Estudo traz informações úteis para melhorar a eficiência de células solares de perovskitas (Advanced Functional Materials). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil desenvolvem filmes para usar como embalagens na indústria alimentícia, a partir de um biopolímero reforçado com resíduos industriais de celulose bacteriana (Applied Materials & Interfaces). Saiba mais.

– Equipe do Brasil desenvolve célula espectroeletroquímica capaz de analisar em detalhe, por meio de técnicas espectroscópicas, o desempenho de diversos materiais durante processos eletroquímicos (capa da ChemElectroChem). Saiba mais.

Oportunidades

– Seleção para bolsa de doutorado CNPq em parceria com empresa multinacional para desenvolver projeto na área de reologia de silicone no Departamento de Química da PUCRJ. Contato: a_pimentel@puc-rio.br.

– Processo seletivo para mestrado em Ciências – Física de Materiais na UFOP. Saiba mais.

– Edição especial da Frontiers in Chemical Engineering sobre superfícies para eficiência energética tem submissão de resumos aberta até 4 de fevereiro. Edição tem membros da comunidade brasileira de Materiais entre os editores. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– ONLINE. 72ª Reunião Anual da SBPC. Setembro a dezembro de 2020. Site.

4th International Conference on Applied Surface Science. Barcelona (Espanha). 28 de junho a 1 de julho de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

 

 


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *