Dicas de Leitura
– Usando materiais bidimensionais, cientistas criam uma nova forma de fixar elétrons e distribui-los em arranjos regulares, gerando os chamados “cristais de elétrons”, e desenvolvem um método para poder analisar essa estrutura sem interferir nela (Nature). Saiba mais.
– A partir de dados de simulações, cientistas conseguem treinar uma rede neural que elucida a relação entre sequências de monômeros e propriedades dos polímeros. Ferramenta de inteligência artificial permitirá desenvolver polímeros com as propriedades desejadas (Science Advances). Saiba mais.
– Uso de nova resina líquida aliado a técnica inovadora de impressão 3D gera objetos resistentes, rígidos ou flexíveis, em poucos minutos (Advanced Materials). Saiba mais.
– Cientistas usam tinta com flocos de grafeno para fabricar por impressão 3D “sanduíches” com várias camadas bidimensionais, e conseguem compreender como os elétrons avançam entre os flocos. Estudo abre possibilidades para impressão 3D de dispositivos optoeletrônicos baseados em materiais 2D (Advanced Functional Materials). Saiba mais.
– Cientistas desenvolvem fibras de nylon piezoelétrico que aproveitam as vibrações do movimento corporal como fonte de energia. Trabalho abre possibilidades em tecidos eletrônicos (Advanced Functional Materials). Saiba mais.
– Pesquisadores do Brasil monitoraram, passo a passo, a formação de filmes de perovskitas, e revelaram detalhes de um método que permite a sua produção em grandes áreas. Estudo traz informações úteis para melhorar a eficiência de células solares de perovskitas (Advanced Functional Materials). Saiba mais.
– Pesquisadores do Brasil desenvolvem filmes para usar como embalagens na indústria alimentícia, a partir de um biopolímero reforçado com resíduos industriais de celulose bacteriana (Applied Materials & Interfaces). Saiba mais.
– Equipe do Brasil desenvolve célula espectroeletroquímica capaz de analisar em detalhe, por meio de técnicas espectroscópicas, o desempenho de diversos materiais durante processos eletroquímicos (capa da ChemElectroChem). Saiba mais.
|