Boletim da SBPMat. 98ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 98. 31 de outubro de 2020.

XIX B-MRS Meeting

Atendendo a pedidos da comunidade, foi prorrogado o prazo para submissão de propostas de simpósio para o XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM, que ocorrerá em Foz do Iguaçu de 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Novo prazo: 11 de novembro de 2020. Acesse o formulário de submissão, aqui.

logo 260

Artigo em Destaque

Equipe científica brasileira desenvolveu um material que se apresenta em forma de filtro e é capaz de descontaminar águas em fluxo, degradando poluentes orgânicos e inorgânicos. O material é composto por nanofibras de celulose bacteriana revestidas com nanoestruturas fotocatalíticas. O trabalho foi recentemente reportado na Applied Materials & Interfaces. Saiba mais.

artigo_news

Pesquisadores sem Remuneração

Trazemos a história de Bruno César da Silva, 32 anos, doutor em Física pela UNICAMP. O conhecimento e habilidades em pesquisa que ele desenvolveu no Brasil desde o ensino médio até o doutorado não lhe serviram para conseguir bolsa ou emprego no país, mas lhe abriram as portas de um cargo temporário em um instituto de pesquisa na França. Veja aqui.

bruno_news

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) se somou à campanha de sensibilização da opinião pública a respeito da falta de oportunidades para doutores. Veja as primeiras matérias da SBQ:
O papel do pós-doc na Ciência.
A dificuldade em abrir portas.

Novidades de Sócios SBPMat

– A professora Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), sócia da SBPMat, ganhou o Prêmio para Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Afins, da ACS e SBQ, na categoria “liderança na academia”. Saiba mais.

– O professor Carlos Figueroa (UCS), sócio da SBPMat, foi nomeado editor da Applied Surface Science (Elsevier). Saiba mais.

Comunidade

– LNLS-CNPEM organiza homenagem ao cientista e engenheiro Ricardo Rodrigues (falecido em janeiro deste ano) – um dos protagonistas da construção das fontes UVX e Sirius. A comunidade pode compartilhar fotos, textos e outras lembranças em site dedicado a Rodrigues. Saiba mais.

Ações da SBPMat

– SBPMat e mais de 90 entidades assinaram carta enviada a parlamentares por aumento de recursos para CTI em 2021. Na proposta orçamentária atual, há uma queda de 17,4% a 34% (dependendo o tipo de recurso considerado) com relação a 2020. Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Foi criado o primeiro material que apresenta supercondutividade a temperatura ambiente: um composto de hidrogênio, carbono e enxofre. Ainda longe das aplicações, a descoberta abre possibilidades para a passagem da sociedade dos semicondutores à dos supercondutores (capa da Nature). Saiba mais.

– Ao controlar com precisão o tamanho, forma e distribuição de nanopartículas de ouro no interior de uma estrutura cristalina, equipe científica com participação brasileira produz um material capaz de gerar interações extraordinárias entre luz e matéria. Estudo abre possibilidades para desenvolver chips fotônicos e células solares mais eficientes, entre outros dispositivos (Nature). Saiba mais.

– Cientistas desenvolvem método para modificar propriedades físicas de materiais bidimensionais via deformação usando uma ponta nanométrica (Nano Letters). Saiba mais.

Pesquisadores do IFSC-USP desenvolvem nanocápsulas que combatem duplamente o câncer de pâncreas: transportam quimioterápicos diretamente até o tumor e estimulam a resposta imunológica do organismo. As nanocápsulas são feitas com membranas do próprio tumor (Materials Advances). Saiba mais.

– Inovação: Máscara cirúrgica antiviral que inativa o SARS-CoV-2 desenvolvida por empresa brasileira em parceria com a USP já está no mercado. Saiba mais.

Oportunidades

– Chamada de propostas do Serrapilheira para jovens doutores com cargos em instituições ou empresas do Brasil que tenham grandes perguntas de ciência fundamental. Saiba mais.

– Chamada de artigos para a edição especial da Applied Surface Science Advances (nova revista open access da Elsevier) sobre Nanotribologia. A edição celebra as contribuições do cientista Bo Persson nessa área do conhecimento. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais na PUC-Rio. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado em Engenharia Física (Materiais e Optoeletrônica) na UFRPE. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPA. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– ONLINE. Ciclo de webinars “A ciência que inspira”. Agosto a novembro de 2020. Organização: PGCM e PPG UFMS. Site.

– ONLINE. 100 anos da ciência de polímeros. Setembro a novembro de 2020. Mais informação.

ONLINE. 72ª Reunião Anual da SBPC. Setembro a dezembro de 2020. Site.

– ONLINE. IV Workshop de Química Inorgânica da UFAM. 10 a 13 de novembro de 2020. Site.

– ONLINE. 4ª Escola de Pesquisadores da USP. 18 e 19 de novembro de 2020. Site.

– ONLINE. International Conference on Defects in Insulating Materials (ICDIM 2020). 23 a 27 de novembro de 2020. Organização: UFS. Site.

4th International Conference on Applied Surface Science. Barcelona (Espanha). 28 de junho a 1 de julho de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *