Boletim da SBPMat. 96ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 96. 31 de agosto de 2020.

Artigo em Destaque

Um trabalho realizado na UFPR conseguiu desvendar importantes detalhes do mecanismo de geração de cargas em células solares orgânicas e elaborar um modelo matemático que ajuda a escolher os materiais mais adequados para melhorar a eficiência da conversão de luz em eletricidade nesses dispositivos.O trabalho foi recentemente reportado na Journal of Materials Chemistry C. Saiba mais.

paper_news

Pesquisadores sem remuneração

Estamos reunindo dados estatísticos e histórias pessoais de doutores formados que estão sem renda e sem oportunidade de dar continuidade à carreira científica. Uma situação negativa para essas pessoas e suas famílias, para os grupos de pesquisa do Brasil e para a sociedade que se beneficiaria com os frutos da pesquisa. Veja a nossa primeira matéria, aqui.

cientista sem renda_news

Lives & Webinars da SBPMat

– Assista à gravação da reunião online que foi realizada no domingo 30 de agosto. Veja os membros da diretoria da SBPMat reportando as principais ações da Sociedade em 2020 e assista à aplaudida palestra do prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior sobre o papel da pesquisa em materiais e da inteligência artificial no enfrentamento das consequências da pandemia e outros desafios da Humanidade. Parte 1 e parte 2.

palestra chu

– Mais cinco webinários técnicos foram realizados em agosto (último mês do programa Lives & Webinars 2020). Saiba mais e acesse as gravações dos webinários, aqui.

Lives_logo_260px

XIX B-MRS Meeting

Está aberta até 2 de novembro a submissão de propostas de simpósio para o XIX B-MRS Meeting, que será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro de 2021 em Foz do Iguaçu. O comitê organizador do evento convida a comunidade a enviar propostas. Saiba mais.

logo 260

Notícias da SBPMat

– PL 529/2020. SBPMat enviou uma carta contra o PL 529/2020, que retiraria recursos de universidades paulistas e FAPESP, para todos os parlamentares da ALESP. Saiba mais.

Novidades dos sócios SBPMat

A professora Ana Flávia Nogueira (IQ – UNICAMP), sócia da SBPMat, passou a integrar os advisory boards de dois renomados periódicos da área de Materiais, ambos da Royal Society of Chemistry (RSC). Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Cientistas conseguem realizar pela primeira vez uma interação entre dois “cristais do tempo”, estruturas cristalinas experimentalmente comprovadas poucos anos atrás, cuja estrutura se repete não apenas no espaço, mas também no tempo. Descoberta abre possibilidades no desenvolvimento de dispositivos quânticos (Nature Materials). Saiba mais.

– Documento reúne pesquisas realizadas por universidades e institutos públicos brasileiros com resultados importantes no combate à pandemia de Covid-19. Material foi preparado por cientistas da comunidade dos materiais, o sócio Oswaldo Alves (Unicamp) e Antonio Gomes Souza Filho (UFC). Saiba mais.

Oportunidades

– Curso de microscopia eletrônica de transmissão da pós-graduação do IFGW-Unicamp, com o prof. Daniel Ugarte, será oferecido online e estará aberto a estudantes de outras instituições. Saiba mais.

– Edição especial de periódico JCTB da Wiley, dedicada a desenvolvimentos recentes em nanotecnologia na América Latina, está recebendo artigos. Editores convidados convocam membros da comunidade da SBPMat a submeterem suas contribuições. Saiba mais.

– Seleção para doutorado em materiais na UCS (com bolsa), em projeto sobre EPIs, filtros e superfícies com ação antimicrobiana com foco em SARS-CoV-2, em colaboração com a UNICAMP. Saiba mais.

– Seleção de 12 bolsistas de doutorado para atuarem em projeto de materiais autodescontaminantes para impressão 3D na UFPE. Inscrições prorrogadas até 3 de setembro. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e ONLINE

– ONLINE. Ciclo de webinars “A ciência que inspira”. Agosto a novembro de 2020. Organização: PGCM e PPG UFMS. Site.

– ONLINE. 100 anos da ciência de polímeros. Setembro a novembro de 2020. Mais informação.

– ONLINE. 72ª Reunião Anual da SBPC. Setembro a dezembro de 2020. Site.

– ONLINE. The Online Materials Education Symposium. 3 de setembro de 2020. Organização: Ansys. Site.

– ONLINE. Encontro Nacional dos University Chapters da SBPMat (ENUC). 5 a 7 de setembro de 2020. Site.

– ONLINE. Webinar: “Computer-Accelerated Materials Design”. 16 de setembro de 2020. Organização: CINE. Site.

– ONLINE. First Global Symposium on Janus Particles. 1 e 2 de outubro de 2020. Site.

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 4 a 6 de novembro de 2020. Site.

Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 15 a 19 de novembro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 16 a 19 de novembro de 2020. Site.

– ONLINE. International Conference on Defects in Insulating Materials (ICDIM 2020). 23 a 27 de novembro de 2020. Organização: UFS. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *