Boletim da SBPMat. 94ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 94. 30 de junho de 2020.

Anuidades SBPMat 2020: mensagem da Diretoria

Caros colegas,

Como todos sabem, devido à crise sanitária, não teremos em 2020 nosso evento anual (B-MRS Meeting) para congregar a vibrante comunidade de materiais. Apesar disso, a SBPMat está trabalhando intensamente com atividades online e na defesa da ciência e da sociedade, em conjunto com outras sociedades científicas e instituições. Ainda estamos promovendo webinars junto a empresas parceiras e mantendo a divulgação de ações científicas e oportunidades encaminhadas pelos associados. Vale ressaltar o apoio aos University Chapters, os quais estão bastante ativos neste período.

Não poderíamos fazer isso sem o apoio de todos vocês e, por isso, somos muito gratos. Sabemos que o momento é muito difícil, mas queremos lembrar nossos associados que, neste mês, estamos realizando a campanha de anuidades, pois este recurso é essencial para financiar as atividades da SBPMat. Lembramos também que a SBPMat não cobra anuidades de anos anteriores, caso não tenham sido pagas. Os detalhes podem ser encontrados em https://www.sbpmat.org.br/pt/socios-sbpmat/associe-se/.

Contamos com sua colaboração 🙂

Cuidem-se todos, e fiquem bem!

Diretoria da SBPMat

Artigo em Destaque

Equipe científica da UFPR desenvolveu um revestimento que oferece proteção ativa e inteligente contra a corrosão. O revestimento contém nanorreservatórios, feitos de um material lamelar, que armazenam compostos inibidores da corrosão e os liberam quando necessário. Os nanorreservatórios da UFPR também são capazes de extrair espécies corrosivas do ambiente e armazená-las internamente. O trabalho foi recentemente reportado na ACS Applied Materials and Interfaces. Saiba mais.

imagem news

Lives & Webinars da SBPMat

– O ciclo de webinários técnicos da SBPMat encerra seu primeiro mês com cinco palestras realizadas, as quais contaram com plateias de até 500 participantes. Saiba mais e acesse as gravações dos webinários de junho, aqui.

– Acesse a programação para julho e agosto, escolha os webinários do seu interesse e faça sua inscrição (gratuita), aqui.

Lives_logo_260px

Notícias da SBPMat

– Campanha pela Vida e pela Democracia. A SBPMat, por meio da SBPC, participa da Campanha “Brasil pela Democracia e pela Vida”. Saiba mais sobre a campanha.

– Dados da Covid-19. A SBPMat e mais de 70 entidades científicas subscreveram carta da ABC e SBPC, enviada em 7 de junho ao Ministério da Saúde e outros órgãos governamentais, repudiando qualquer omissão ou deturpação de dados relativos à Covid-19. Veja o documento.

Dicas de Leitura

– Cientistas conseguem observar em tempo real como é o movimento de um nanotubo de nitreto de boro em solução. Resultado deve contribuir ao desenvolvimento de novos materiais que aproveitem as interessantes propriedades dessas nanoestruturas. Veja matéria e vídeo (paper do Journal of Physical Chemistry B). Saiba mais.

– A empresa brasileira Nanox Nanox Tecnologia S/A e o CDMF desenvolveram um material virucida que, impregnado na superfície de tecido polycotton, inativou o coronavírus SARS-CoV-2 em dois minutos em testes realizados na USP. Saiba mais.

– Resumo de alguns artigos que apresentam contribuições recentes da nanotecnologia ao desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico, liberação controlada de fármacos, vacinas e máscaras para o combate à pandemia de Covid-19. Veja aqui.

Oportunidades

– Vaga para pesquisador no LNNano – CNPEM na área de bioeletrônica baseada em grafeno e materiais bidimensionais. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física no PPGF/UFRN. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e ONLINE

Webinars sobre técnicas e instrumentos para pesquisa em ensino em materiais. Junho – Agosto de 2020. ONLINE. Organização: SBPMat. Site.

– 2º Webinar da ACS Publications “COVID-19: possibilidades de interação indústria-universidade nas áreas de vacinas, terapêuticos e diagnósticos”. 7 de julho de 2020 das 16h às 17h. ONLINE. Organização: American Chemical Society (ACS). Apoio: SBPMat. Site.

Mini Reunião Anual Virtual da SBPC. 12 a 24 de julho de 2020. ONLINE. Site.

IV Escola de Inverno em Física Aplicada à Medicina e Biologia (EIFAM). 20 a 31 de julho de 2020. ONLINE. Site.

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 4 a 6 de novembro de 2020. Site.

– Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 15 a 19 de novembro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 16 a 19 de novembro de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

logo 560

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM
(Foz do Iguaçu, Brasil,
29 de agosto a 2 de setembro de 2021)

Submissão de propostas de simpósio já está aberta! Saiba mais.

Nova data do evento: 29 de agosto a 2 de setembro de 2021.

Mesmo local do evento: Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu.

Submissão de propostas de simpósio: 4 de maio a 2 de novembro de 2020.

Subsmissão de resumos: 1º de fevereiro a 11 de abril de 2021.

Palestras plenárias: 7 palestras plenárias e 1 palestra memorial confirmadas.

Site do evento com novo calendário e informações atualizadas: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *