Boletim da SBPMat. 93ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 93. 30 de maio de 2020.

Lives & Webinars da SBPMat

– Conheça nosso novo ciclo de webinários sobre técnicas e instrumentos de pesquisa e ensino na área de materiais. São 17 webinários gratuitos cobrindo um amplo leque temático. As inscrições para participar no Zoom já estão abertas. Veja todos os webinários, escolha aqueles do seu interesse e faça sua inscrição! Aqui.

– Veja nossa cobertura do painel de discussão online sobre pesquisa em materiais e Covid-19, realizado em 7 de maio. Aqui.

Lives_logo_260px

Artigo em Destaque

Uma equipe científica da UFSCar desenvolveu um filme de material compósito que torna mais eficiente a produção de hidrogênio na eletrólise da água – método limpo, simples e barato de gerar esse promissor combustível alternativo. Os cientistas comprovaram que a rugosidade do material foi fundamental para obter o efeito catalítico. O trabalho foi recentemente reportado na ACS Applied Materials and Interfaces. Saiba mais.

eletrocatalisador_news

University Chapters da SBPMat

– O Programa UCs da SBPMat tem página nova em nosso site. Saiba como funciona este programa e veja o mapa com os UCs já criados em 14 universidades das 5 regiões brasileiras. Aqui.

– Novas equipes de estudantes da UFPR e UFCAT se somaram recentemente ao Programa UCs da SBPMat. Conheça esses novos UCs, aqui.

logoUCs_260px

Notícias da SBPMat

– Doações a comunidades pobres. SBPMat e outras sociedades científicas apoiam iniciativas que arrecadam doações para comunidades pobres e favelas. Veja lista de ações de abrangência nacional que estão recebendo doações, aqui.

– Políticas ambientais. A SBPMat apoia nota de repúdio ao desmantelamento das políticas ambientais no Brasil, elaborada por entidades científicas da área de biodiversidade. Veja o documento.

Novidades dos Sócios SBPMat

– Prof. Edgar D. Zanotto (DEMa – UFSCar), sócio fundador da SBPMat, é autor de alguns dos artigos mais citados e baixados em 2019 no Journal of Non-Crystalline Solids. Saiba mais.

– Profa. Mônica Cotta (IFGW – UNICAMP), presidente da SBPMat, participa de coluna da revista Pesquisa Fapesp sobre as mudanças na rotina profissional de cientistas provocadas pela pandemia. Veja aqui.

Políticas de CTI

– Senado aprovou a participação de instituições públicas de ensino na produção de equipamentos e materiais de combate à Covid-19, como respiradores, máscaras e álcool gel. Saiba mais.

Membros do Conselho Deliberativo do CNPq pedem revisão de chamada de bolsas de IC, lançada sem consulta ao conselho. Eles argumentam que a chamada materializa as diretrizes da Portaria 1.122, de março deste ano, a qual foi criticada pelas sociedades científicas por excluir a ciência básica. Saiba mais.

logo 560

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM
(Foz do Iguaçu, Brasil,
29 de agosto a 2 de setembro de 2021)

Submissão de propostas de simpósio já está aberta! Saiba mais.

Nova data do evento: 29 de agosto a 2 de setembro de 2021.

Mesmo local do evento: Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu.

Submissão de propostas de simpósio: 4 de maio a 2 de novembro de 2020.

Subsmissão de resumos: 1º de fevereiro a 11 de abril de 2021.

Palestras plenárias: 7 palestras plenárias e 1 palestra memorial confirmadas.

Site do evento com novo calendário e informações atualizadas: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Dicas de Leitura

– Cientistas desenvolvem revestimento para tecidos que impede adesão de vírus à superfície e resiste à lavagem ultrassônica (paper da ACS Applied Materials and Interfaces). Saiba mais.

– Usando lasers para confinar átomos de lítio, cientistas produzirem experimentalmente, pela primeira vez, os chamados “cristais de Pauli”, cuja formação se baseia no princípio de exclusão da Mecânica Quântica (preprint da plataforma arXiv). Saiba mais.

– Usando um laser de pulsos ultracurtos, pesquisadores do Brasil conseguem produzir tungstato de bismuto com estrutura altamente organizada, o que possibilita o uso desse material como fotocatalisador, entre outras aplicações (paper da Scientific Reports). Saiba mais.

– Cientistas do Brasil, junto a pesquisadores do Japão, criam fibra óptica comestível de simples fabricação, usando gelatina de algas marinhas e um molde. A nova fibra óptica abre possibilidades na área de diagnóstico e tratamento de doenças (paper da Scientific Reports). Saiba mais.

Oportunidades

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Materiais na PUC-Rio. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e ONLINE

Webinars sobre técnicas e instrumentos para pesquisa em ensino em materiais. Junho – Agosto de 2020. Organização: SBPMat. Site.

– Webinar “COVID-19: perspectivas sobre vacinas, terapêuticos e diagnósticos”. 17 de junho de 2020 das 16h às 17h. Organização: American Chemical Society (ACS). Apoio: SBPMat. Site.

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 4 a 6 de novembro de 2020. Site.

– Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 15 a 19 de novembro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 16 a 19 de novembro de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *