Boletim da SBPMat. 92ª edição.


 

 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 92. 30 de abril de 2020.

Notícias da SBPMat

– Marcha virtual pela ciência. A SBPMat convida a comunidade de pesquisa em materiais a participar da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, convocada pela SBPC para o dia 7 de maio de 2020. Saiba mais.

– B-MRS Meeting. SBPMat/B-MRS e IUMRS anunciam novo cronograma e plenaristas do evento conjunto que, em função da pandemia de COVID-19, foi adiado para 2021. Saiba mais.

– Carta ao ministro da Saúde. SBPMat e mais de 60 entidades científicas endossam a carta enviada em 29 de abril ao ministro Nelson Teich pedindo um plano de ação de enfrentamento à pandemia de COVID-19 “baseado em dados levantados pela ciência e espelhado em atitudes que foram executadas com sucesso por governos de outros países”. Saiba mais.

– Carta ao ministro da CTI. SBPMat subscreve, junto a cerca de 70 entidades científicas, carta ao ministro Marcos Pontes, enviada em 29 de abril. O documento destaca a importância da ciência básica e solicita a criação de um grupo de trabalho com representantes da comunidade científica para definição de estratégias referentes à pesquisa básica. Saiba mais.

– Pacto pela vida e pelo Brasil. SBPMat e mais de 100 entidades endossam o documento, que foi encaminhado aos presidentes dos três Poderes no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Documento pede a união de toda a sociedade, solidariedade, disciplina e coduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos de saúde pública no enfrentamento à pandemia. Saiba mais.

Eventos online da SBPMat

A SBPMat convida a comunidade a participar do painel de discussão online sobre materiais e COVID-19, que será realizado dentro da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. Trabalhos envolvendo membros da comunidade, relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento da COVID-19 serão apresentados por quatro pesquisadores no dia 7 de maio às 13:30. A participação é aberta e gratuita. Saiba mais.

painel covid.docx

Políticas de CTI

Após batalha da comunidade científica para impedir que recursos do setor fossem contingenciados em 2020, Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 protege as despesas de CTI do contingenciamento, mas deixa aberta a possibilidade de captura de recursos da área para reservas de contingência. Saiba mais.

Artigo em Destaque

Uma equipe de pesquisadores das áreas odontológica e de materiais desenvolveu um revestimento para o titânio, material amplamente usado em implantes dentários. Altamente rugoso e superhidrofóbico, o revestimento diminui significativamente o acúmulo de bactérias na sua superfície. O material pode constituir uma estratégia promissora para evitar infecções ao redor dos implantes dentários. O trabalho foi recentemente reportado na ACS Applied Materials and Interfaces. Saiba mais.

imagem news

Cientista em Destaque

Entrevistamos Edson Roberto Leite, professor da UFSCar e diretor científico do LNNano-CNPEM. O prof. Leite foi distinguido pela SBPMat com o Prêmio José Arana Varela na sua primeira edição. Cientista destacado na área de materiais, com contribuições internacionalmente reconhecidas no estudo do crescimento de nanocristais, Edson Leite fala na entrevista sobre suas contribuições científicas favoritas e seu gosto pela ciência, e compartilha lembranças sobre José Arana Varela, a quem considera seu pai científico. Veja aqui.

leite news

logo 560

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM
(Foz do Iguaçu, Brasil,
29 de agosto a 2 de setembro de 2021)

Adiado em função da pandemia de Covid-19.

Nova data do evento: 29 de agosto a 2 de setembro de 2021.

Mesmo local do evento: Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu.

Submissão de propostas de simpósio: 4 de maio a 2 de novembro de 2020.

Submissão de resumos: 1º de fevereiro a 11 de abril de 2021.

Palestras plenárias: 7 palestras plenárias e 1 palestra memorial confirmadas.

Site do evento com novo calendário e informações atualizadas: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Mais informações sobre a chamada de simpósios: https://www.sbpmat.org.br/pt/sbpmatb-mrs-e-iumrs-anunciam-novo-cronograma-e-plenaristas-do-evento-conjunto-em-2021/

Dicas de Leitura

– Cientistas preparam filme ultrafino flexível de óxido normalmente quebradiço e desenvolvem técnica para manipulá-lo, esticá-lo e mantê-lo esticado, controlando dessa maneira sua condutividade elétrica (paper da Science). Saiba mais.

– Combinação de polímeros com uma ampla gama de líquidos iônicos gera novos materiais com propriedades ajustáveis para uso em sensores, remediação ambiental, baterias, biomedicina… Materiais podem ser compatíveis com impressão 3D (paper da Advanced Functional Materials). Saiba mais.

– Com sofisticada nanoengenharia, cientistas conseguem produzir uma estrutura nanométrica porosa que tinha sido predita teoricamente e confirmam que esta leve nanoestrutura é mais forte que o diamante (paper da Nature Communications). Saiba mais.

– Cientistas conseguem achar em 5 semanas os 8 melhores materiais para uma nova bateria entre 3 milhões de candidatos, graças a um método de treinamento de redes neurais (paper da ACS Central Science). Saiba mais.

Oportunidades

– Chamada de propostas de pesquisa ou inovação em materiais, transnacionais e de alto risco da Fapesp + consórcio M-ERA . NET. Saiba mais.

– Vaga para pesquisador no CNPEM na área de bioeletrônica baseada em grafeno e materiais 2D (LNNano). Saiba mais.

– Vaga para pesquisador no CNPEM em métodos computacionais aplicados a enzimas (LNNano e LNBR). Saiba mais.

Processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na USP: ação emergencial Covid-19. Saiba mais.

Eventos

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 4 a 6 de novembro de 2020. Site.

Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 15 a 19 de novembro de 2020. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 16 a 19 de novembro de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *