Boletim da SBPMat. 89ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 89. 31 de janeiro de 2020.

Notícias da SBPMat

Posse da nova diretoria. Os membros da nova Diretoria Executiva da SBPMat, presidida pela Prof. Mônica Cotta, tomarão posse no dia 14 de fevereiro em uma cerimônia aberta ao público, que será realizada às 10 horas no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin (Unicamp). Saiba mais.

– Carta ao ministro da Educação. A SBPMat e dezenas de entidades assinaram uma carta solicitando ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, a revisão da Portaria nº 2.227, a qual restringe a participação em eventos a servidores ligados a esse ministério. Saiba mais.

Artigo em Destaque

Equipe científica da UFABC faz uma importante contribuição ao desenvolvimento de eletrólitos sólidos para baterias de íons de lítio, os quais são mais seguros do que os eletrólitos líquidos ou em gel atualmente predominantes. Os pesquisadores brasileiros desenvolveram um material de base polimérica que supera todos os reportados até o momento em alguns parâmetros relacionados à condutividade, podendo gerar baterias de rápido carregamento. O trabalho foi recentemente publicado no The Journal of Physical Chemistry Letters. Saiba mais.

eletrolito_news

Cientistas em Destaque

Óxidos para eletrônicos melhores e mais baratos. Cerâmicas obtidas a partir de polímeros que catalisam a conversão de CO2 em metano. Um material que viabiliza o uso de etanol em fuel cells. Fibras obtidas de uma planta amazônica compondo tecidos para coletes à prova de bala. Saiba mais sobre os trabalhos de materiais que foram distinguidos no Prêmio Capes de Tese, e conheça um pouco seus autores Miguel Boratto, Heloísa de Macedo, Bernardo Sarruf e Fábio Braga. Aqui.

capes_news

Novidades dos Sócios SBPMat

– Prof. Felipe de Almeida La Porta (UTFPR), sócio da SBPMat, é coeditor de livro publicado pela Springer sobre pesquisa computacional-experimental em materiais e biomoléculas. Saiba mais.

Comunidade

– A SBPMat lamenta o falecimento de Antonio Ricardo Droher Rodrigues, líder da Divisão de Engenharia do LNLS/CNPEM. Ricardo Rodrigues foi líder técnico-científico do projeto e construção das duas fontes de luz síncrotron brasileiras, UVX (desenvolvida nas décadas de 1980 e 1990) e Sirius (fonte de quarta geração desenvolvida a partir de 2009, atualmente em fase de testes). Rodrigues faleceu no dia 3 de janeiro de 2020, aos 68 anos de idade. A Diretoria Executiva da SBPMat expressa seu pesar pela partida prematura deste cientista brasileiro que deu grandes contribuições à nossa comunidade. Saiba mais sobre Ricardo Rodrigues.

19 encontro_banner_560 px

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2020
(Foz do Iguaçu, Brasil, 30 de agosto a 3 de setembro de 2020)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Simpósios. 29 simpósios compõem o evento. Veja a lista.

Submissões. O prazo para submissão de trabalhos vai de 3 de fevereiro a 1º de abril. Orientações para a elaboração dos resumos estão disponíveis aqui.

Inscrições. Inscrições podem ser realizadas a partir de 3 de fevereiro. Os valores já constam no site, e incluem três almoços. Veja as informações sobre inscrições, aqui.

Expositores e patrocinadores. 12 empresas já confirmaram participação como expositoras – patrocinadoras do evento. O prazo para fechamento de patrocínios encerra em 31 de março. Empresas e outras organizações interessadas em participar do evento como expositoras, patrocinadoras ou apoiadoras, podem entrar em contato com Alexandre pelo e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Plenaristas internacionais. Renomados cientistas da China, Estados Unidos, Itália e Japão já confirmaram presença como palestrantes do evento. Saiba mais no site do evento.

Palestra José Arana Varela (plenarista nacional). O Prof. Edson Roberto Leite (LNNano – CNPEM) foi escolhido pela SBPMat para receber esta distinção e proferir a palestra no evento.

Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro. A distinção será para o Prof. Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE), que proferirá a palestra no evento.

Local do evento. O evento será realizado no hotel Rafain Palace, localizado em Foz do Iguaçu (PR). Saiba mais.

Hospedagem. Veja opções de hospedagem da agência de turismo oficial do evento, aqui.

Evento conjunto. O evento reúne a 19ª edição do encontro anual da SBPMat e a 17ª edição da conferência internacional sobre materiais eletrônicos organizada bienalmente pela União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS).

Organização. Prof. Gustavo Martini Dalpian (UFABC) é o coordenador geral, Prof. Carlos Cesar Bof Bufon (LNNANO) é coordenador de programa e Prof. Flavio Leandro de Souza (UFABC) é o secretário geral. No comitê internacional, o evento conta com cientistas da América, Ásia, Europa e Oceania. Saiba mais no site do evento.

Dicas de Leitura

– Perovskitas, supercondutores em temperatura ambiente e eletrólitos de estado sólido: materiais nos quais vale a pena ficar de olho em 2020, segundo a Nature. Saiba mais.

– Futuro 2D: as tecnologias bidimensionais que cientistas de alguns dos laboratórios mais renomados do mundo estão desenvolvendo, desde nanofitas de grafeno que armazenam hidrogênio combustível, até dispositivos de dissulfeto de molibdênio que coletam as sobras de energia eletromagnética de Wi-Fi e celulares e as transformam em energia utilizável. Saiba mais.

– Cientistas se surpreendem ao descobrir que gotas esféricas de cristal líquido se transformam em estruturas de formatos complexos e belos quando a temperatura diminui. Descoberta gera avanço de ciência fundamental e abre possibilidades de novos materiais (paper da Nature). Saiba mais.

– Trabalho liderado por pesquisadores do Brasil desenvolve técnica rápida e não destrutiva para visualizar defeitos unidimensionais e bordas de grão em materiais bidimensionais (paper da Nano Letters). Saiba mais.

– Entrevista com Camila Cruz Durlacher, brasileira, mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCar e líder dos laboratórios da 3M na Europa, Oriente Médio e África que desenvolvem tecnologias para os produtos da empresa. Veja aqui.

Oportunidades

– Oportunidade no CNPEM: pesquisador no LNNano (teórico/computacional). Saiba mais.

– Oportunidade no CNPEM: analista de inovação. Saiba mais.

– Pós-doutorado em novos materiais na UFMS. Saiba mais.

– Pós-doutorado em filmes nanoestruturados para células solares no RJ. Saiba mais.

Eventos

World Forum for Women in Science – Brazil 2020 + 4th International Conference for Women in Science without Borders: Energy, Water, Health, Agriculture and Environment for Sustainable Development. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 10 a 14 de fevereiro de 2020. Site.

Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 19 a 23 de julho de 2020. Site.

XVIII International Congress on Rheology. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 2 a 7 de agosto de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + 2020 IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 30 de agosto a 3 de setembro de 2020. Site.

XLI Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 5 a 7 de outubro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *