Boletim da SBPMat. 88ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 88. 18 de dezembro de 2019.

boas festas sbpmat

Mensagem de Ano Novo da SBPMat

Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

O ano de 2019 que se encerra foi novamente de grandes desafios para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, assim como para as universidades públicas. A preocupação da SBPMat com o cenário no País foi expressa em notas públicas e na manifestação intitulada Carta de Camboriú, em que mais uma vez foi ressaltado o papel fundamental que a geração e transferência de conhecimento exerce para a sociedade. Em 2020 precisamos continuar atentos às ações e políticas implementadas por governos em diferentes níveis, pois não se pode esperar desenvolvimento sustentável do Brasil sem essa geração de conhecimento, hoje feita essencialmente por universidades e organizações públicas. Não haverá desenvolvimento se o trabalho diligente de pesquisadores do Brasil não for acompanhado de financiamento continuado. Nenhum país do mundo se desenvolveu ou se desenvolve sem aportes de recursos públicos para a construção de uma base tecnológica.

A despeito das dificuldades mencionadas, a resiliência da comunidade científica brasileira, e a de pesquisa em materiais em particular, trouxe grandes contribuições em 2019. Muitas delas foram registradas nos boletins mensais da SBPMat e em nossos outros canais de comunicação. Nosso Encontro anual em Balneário Camboriú teve número recorde de inscrições e uma das maiores audiências de todos os tempos. O entusiasmo dos estudantes e pesquisadores foi de um contraste marcante com o pessimismo justificado pelos percalços desde o início do ano. Isso nos dá razão para otimismo em 2020, e a SBPMat continuará seus esforços para propiciar um espaço para debate e divulgação das contribuições científico-tecnológicas de pesquisadores, do Brasil e exterior.

Após dois mandatos, com encerramento em fevereiro de 2020, à frente da SBPMat, esta é minha última mensagem como presidente. Aproveito para agradecer imensamente aos meus colegas de diretoria e conselho da SBPMat, e desejo saúde e sucesso em 2020 a toda comunidade de pesquisa em materiais, na expectativa de encontrar muitos de vocês em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de agosto a 3 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior
Presidente da SBPMAT

Notícias da SBPMat

– Artigos sobre temas da área de materiais fazem parte do mais recente volume dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), como resultado da chamada de papers realizada em 2018 pelos AABC e a SBPMat. Saiba mais.

Novidades dos Sócios SBPMat

– Carlos Alejandro Figueroa (UCS), sócio da SBPMat e membro eleito do Conselho Deliberativo, foi escolhido pela Royal Society para receber um Newton Advanced Fellowship. Saiba mais.

– O sócio da SBPMat Miguel Henrique Boratto é vencedor do Prêmio Capes de Tese 2019 na área de Materiais, por sua tese de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp-Bauru. Saiba mais.

– Luciana Reyes Pires Kassab (Faculdade de Tecnologia de São Paulo/CEETEPS) e Sidney José Lima Ribeiro (UNESP – Campus de Araraquara), ambos sócios da SBPMat, são coeditores de livro da Elsevier sobre nanocompósitos para fotônica e eletrônica. Saiba mais.

19 encontro_banner_560 px

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2020
(Foz do Iguaçu, Brasil, 30 de agosto a 3 de setembro de 2020)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/19encontro/

Simpósios. 49 propostas de simpósio de 18 países foram submetidas dentro da chamada. A lista de simpósios aprovados será divulgada assim que possível. Saiba mais.

Plenárias e palestra memorial. Sete cientistas internacionalmente destacados já confirmaram presença como palestrantes do evento. Saiba mais no site do evento.

Local do evento. O evento será realizado no hotel Rafain Palace, localizado em Foz do Iguaçu (PR). Saiba mais.

Hospedagem. Veja opções de hospedagem da agência de turismo oficial do evento, aqui.

Evento conjunto. O evento reunirá a 19ª edição do encontro anual da SBPMat e a 17ª edição da conferência internacional sobre materiais eletrônicos organizada bienalmente pela União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS).

Organização. Prof. Gustavo Martini Dalpian (UFABC) é o coordenador geral, Carlos Cesar Bof Bufon (LNNANO) é coordenador de programa e Flavio Leandro de Souza (UFABC) é o secretário geral. No comitê internacional, o evento conta com cientistas da América, Ásia, Europa e Oceania. Saiba mais no site do evento.

Expositores e patrocinadores. Empresas e outras entidades interessadas em participar do evento como expositores, patrocinadores ou apoiadores, podem entrar em contato com Alexandre pelo e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Cientistas geram dispositivo similar a um “sanduíche” de materiais 2D e controlam propriedades eletrônicas do grafeno (o “recheio”) mudando a rotação dos “pães” (paper da Nature Nanotechnology). Saiba mais.

– Novo método de purificação de água baseado em nanopartículas magnéticas revestidas com líquido iônico remove contaminantes orgânicos, inorgânicos, microbianos e microplásticos (paper da Angewandte Chemie). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil usam nióbio (abundante no país) como cocatalisador de célula a combustível, diminuindo o custo e aumentando a durabilidade desse dispositivo para geração de energia elétrica (paper destacado em capa da ChemEletroChem). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil desenvolvem soluções para remoção de petróleo da água, baseadas em nanomateriais magnéticos e resíduos de biomassa (papers do Journal of Environmental Management). Saiba mais.

Oportunidades

– Concurso para professor de Química Teórica Computacional na UFSCar. Saiba mais.

Eventos

World Forum for Women in Science – Brazil 2020 + 4th International Conference for Women in Science without Borders: Energy, Water, Health, Agriculture and Environment for Sustainable Development. Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 10 a 14 de fevereiro de 2020. Site.

Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2020). Panamá (Panamá). 19 a 23 de julho de 2020. Site.

XIX B-MRS Meeting + 2020 IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 30 de agosto a 3 de setembro de 2020. Site.

5th International Conference of Surfaces, Coatings and NanoStructured Materials – Americas (NANOSMAT-Americas). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 7 a 10 de outubro de 2020. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *