Boletim da SBPMat. 81ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 81. 31 de maio de 2019.

Notícias da SBPMat

– O XVIII B-MRS Meeting bateu o recorde de resumos submetidos aos encontros anuais da SBPMat, com mais de 2.450 trabalhos. Saiba mais.

Eleições na SBPMat

– Até 1º de julho, a Comissão Eleitoral recebe inscrições de chapas candidatas à Diretoria da SBPMat e manifestações de interesse em compor o Conselho Deliberativo da Sociedade. Todos os sócios em situação regular são elegíveis. Saiba mais.

Artigo em Destaque

Uma equipe de pesquisadores brasileiros desenvolveu um método que permite estudar localmente a estrutura de nanomateriais e o utilizou para compreender a ocorrência de desordem na estrutura de nanocristais. O método desenvolvido, que deve ajudar a desenvolver materiais mais eficientes, está disponível para a comunidade no LNNano. O trabalho foi reportado em The Journal of Physical Chemistry Letters. Saiba mais.

nanocristal_news

Da Ideia à Inovação

Usando tecnologia própria baseada em nanomateriais, a Krilltech fabrica produtos que, sem impacto negativo ao meio ambiente, aumentam a produtividade dos cultivos e a qualidade nutricional dos alimentos. A startup brasiliense planeja disseminar os benefícios de sua tecnologia no planeta Terra… e além. Saiba mais sobre a Krilltech, aqui.

krilltech_news

Cientista em Destaque

Entrevistamos Norbert Koch, professor da Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha). A partir de estudos de ciência fundamental, o cientista fez importantes contribuições ao desenvolvimento de dispositivos optoeletrônicos (como LEDs e células solares) mais eficientes. No B-MRS Meeting, ele falará sobre combinar materiais orgânicos e inorgânicos nesses dispositivos. Saiba mais.

koch

Novidades dos Sócios SBPMat

O sócio fundador da SBPMat Edgar Zanotto (UFSCar) ganhou prêmio da American Ceramic Society à melhor contribuição ao estudo do equilíbrio de fases publicada em 2018. Saiba mais.

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

Site do evento: www.sbpmat.org.br/18encontro/

Mais de 2.450 resumos foram submetidos ao XVIII B-MRS Meeting. Recorde histórico!

Próximas datas para autores de trabalhos. Notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas até 10 de junho. Resumos que precisem de modificação deverão ser corrigidos e submetidos novamente ao sistema até 24 de junho. Os autores desses resumos receberão as notificações finais de aprovação/ rejeição até 30 de junho.

Prêmios para estudantes. Para concorrer aos prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação (Bernhard Gross Award e ACS Publications Prizes), os autores deverão submeter um resumo estendido até 14 de julho. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Local do evento. O encontro será realizado no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hotéis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Local da abertura. A cerimônia de abertura, a palestra memorial e o coquetel de boas-vindas serão realizados no dia 22 de setembro (domingo) no complexo Cristo Luz, uma das principais atrações turísticas da cidade. Haverá transporte para o local, saindo do Hotel Sibara a partir das 17:00. Conheça o local, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP). Saiba mais sobre a palestrante homenageada, aqui.

Festa do evento. Será realizada no lounge do Green Valley, um destacado clube noturno. Saiba mais sobre o Green Valley, aqui. A festa contará com a impactante banda Brothers. Assista à Brothers, aqui.

Cidade-sede. Balneário Camboriú (SC) é um importante destino turístico que oferece praias urbanas e agrestes, ecoturismo e esportes de aventura, além de passeios de barco, bondinho, bicicleta e teleférico – tudo dentro de uma paisagem única que combina serra, mar e arranha-céus. O visitante tem acesso a muitíssimas opções de gastronomia, hospedagem e compras, bem como à agitada vida noturna que se destaca no cenário brasileiro.

Hospedagem, passagens, transfers etc. Confira as opções do hotel e da agência oficial do evento, aqui.

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 38 empresas já confirmaram participação no evento e apoio/patrocínio. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Dicas de Leitura

– Cientistas conseguem depositar filmes finos inorgânicos epitaxiais (orientados com relação ao substrato) com método simples e econômico (spin coating). O avanço pode massificar esses materiais, requeridos para aplicações eletrônicas e optoeletrônicas (paper da Science). Saiba mais.

– Novo material bidimensional: cientistas conseguem fabricar nanofitas de fosforeno, cujas propriedades excepcionais para aplicações em energia e eletrônica tinham sido preditas em mais de 100 artigos. Descoberta ocorreu acidentalmente (paper da Nature). Saiba mais.

– Semicondutores orgânicos: cientistas revelam como funcionam as nanoarmadilhas que atrapalham a condutividade em materiais orgânicos, e mostram como fazer para eliminá-las (paper da Nature Materials). Saiba mais.

Oportunidades

– Contratação de professores visitantes nacionais ou estrangeiros na UFMS. Saiba mais.

Postdoctoral position on Perovskite materials and solar cells. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Materiais da EESC-USP (PGrCEM). Saiba mais.

– Oportunidade de mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais na UFSCar. Saiba mais.

– Oportunidade de doutorado acadêmico para inovação (universidade-empresa). Saiba mais.

– Bolsas de mestrado e doutorado ligadas ao Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), em conversão de metano. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado interdisciplinar e multi-institucional em NanoBiossistemas. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado na PUC-Rio. Saiba mais.

Eventos

20th International Symposium on Intercalation Compounds (ISIC). Campinas, SP (Brasil). 2 a 6 de junho de 2019. Site.

III Escola de Pesquisadores da USP. São Carlos, SP (Brasil). 12 a 13 de junho de 2019. Site.

10th International Conference on Materials for Advanced Technologies (ICMAT 2019). Cingapura. 23 a 28 de junho de 2019. Site.

Webinar: Nanomaterials for Biomedical Applications. 25 de junho de 2019, das 13:00 às 14:30, horário de Brasília. Site.

X Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 8 a 12 de julho de 2019. Site.

20th International Sol-Gel Conference. São Petersburgo (Rússia). 25 a 30 de agosto de 2019. Site.

21st Materials Research Society of Serbia Annual Conference (YUCOMAT 2019) and 11th IISS World Round Table Conference on Sintering (WRTCS 2019). Herceg Novi (Montenegro). 2 a 6 de setembro de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

XL CBRAVIC (Brazilian Congress on Vacuum Applications in Industry and Science). 7 a 11 de outubro de 2019. Site.

XII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials. Lavras, MG (Brasil). 22 a 25 de outubro de 2019. Site.

19th Brazilian Workshop on Semiconductor Physics. Fortaleza, CE (Brasil). 18 a 22 de novembro de 2019. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *