Boletim da SBPMat. 76ª edição.



 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 76. 21 de dezembro de 2018.

boas festas sbpmat

Mensagem de Ano Novo da SBPMat

Com esta mensagem de Ano Novo, saúdo toda a comunidade da SBPMat, no Brasil e no exterior.

É grande a expectativa de que a partir de 2019 o Brasil retome os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, que possam ser considerados como minimamente necessários para a manutenção de nosso sistema, desenvolvido com muito esforço nas últimas décadas. Para a reunião que a comunidade acadêmica teve com o futuro ministro da ciência e tecnologia no início de dezembro de 2018, a SBPMat enviou como sugestão principal a recomposição do orçamento da área. Sabe-se que o Brasil precisa investir muito mais na geração de conhecimento para resolver seus graves problemas econômicos e sociais. Recuperar o orçamento é apenas o primeiro e mais urgente dos passos, em face da situação das universidades e centros de pesquisa no País. São também relevantes, e fizeram parte das sugestões da SBPMat, a ênfase em parcerias entre ministérios para abordar problemas da sociedade de grande abrangência que sempre requerem ciência, tecnologia e inovação, e a busca de sinergia com o setor privado para transformar conhecimento em riqueza e bem-estar social.

A área de materiais, em particular, tem se mostrado essencial para todo e qualquer tipo de desenvolvimento. Desde as descobertas fundamentais de ciência básica para a compreensão da natureza e conquista do espaço, até aplicações em medicina e agricultura, áreas que hoje progridem enormemente a partir de novos materiais e metodologias criadas para estudá-los. No Brasil, por exemplo, a inauguração da primeira etapa do Sirius, nova fonte de luz síncrotron, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, revelou uma obra prima da ciência e engenharia de materiais. Ainda mais relevante é que grande parte dessa tecnologia é brasileira.

A SBPMat tem se empenhado continuamente em prover um espaço para que pesquisadores, do Brasil e exterior, possam comunicar e debater suas contribuições científico-tecnológicas, e buscar parcerias para novos desafios num campo altamente multidisciplinar. Nosso último Encontro em Natal (RN), em setembro de 2018, repetiu o sucesso de edições anteriores com essa perspectiva. Alguns dos muitos avanços da ciência e tecnologia em materiais foram destacados nos Boletins da SBPMat, como uma amostra do trabalho de qualidade que se faz no Brasil. A SBPMat também considera estratégica a divulgação científica. Em 2018 criou uma nova série do Boletim, denominada “Da ideia à inovação”, com reportagens especiais sobre o impacto de tecnologias que chegaram à sociedade.

Finalizo agradecendo à comunidade da SBPMat, desejando saúde e sucesso em 2019, na expectativa de encontrar muitos de vocês no Balneário Camboriú (SC), de 22 a 26 de setembro, para o nosso próximo Encontro.

Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior
Presidente da SBPMAT

banner evento

XVIII B-MRS Meeting/ Encontro da SBPMat
(Balneário Camboriú, SC, 22 a 26 de setembro de 2019)

O site do evento está no ar! www.sbpmat.org.br/18encontro/

Simpósios. 23 simpósios propostos pela comunidade científica internacional foram aprovados pela organização e compõem esta edição do evento. Veja a lista de simpósios, aqui.

Submissão de trabalhos. A submissão de resumos está aberta até 15 de abril. Notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas até 31 de maio. Notificações finais para resumos que precisarem de modificação serão enviadas até 21 de junho.

Prêmios para estudantes. Para participar do Bernhard Gross Award, os autores deverão submeter um resumo estendido até 11 de julho, além do resumo convencional. Saiba mais, aqui.

Inscrições. Já estão abertas as inscrições. Saiba mais, aqui.

Local do evento. O encontro será realizado no turístico Balneário Camboriú (SC), no Hotel Sibara Flat & Convenções, localizado no centro da cidade, próximo a hoteis, restaurantes e lojas, e a apenas 100 metros do mar. Saiba mais, aqui.

Palestra memorial. A tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pela professora Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC – USP).

Palestras plenárias. Destacados cientistas de instituições da Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália proferirão palestras plenárias sobre temas de fronteira no evento. Também haverá uma plenária do brasileiro Antônio José Roque da Silva, diretor do CNPEM e do projeto Sirius. Saiba mais sobre as plenárias, aqui.

Organização. O chair do evento é o professor Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física da UFSC) e o co-chair é o professor Hugo Gallardo (Departamento de Química da UFSC). O comitê de programa é formado pelos professores Iêda dos Santos (UFPB), José Antônio Eiras (UFSCar), Marta Rosso Dotto (UFSC) e Mônica Cotta (Unicamp). Conheça todos os organizadores, aqui.

Expositores e patrocinadores. 9 empresas já confirmaram participação no evento. Interessados em reservar estandes ou participar com outras formas de divulgação/ patrocínio podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Novidades dos Sócios SBPMat

– O sócio da SBPMat Sidney José Lima Ribeiro (UNESP Araraquara) é eleito fellow da Academia de Ciências Europeia. Saiba mais.

– A sócia da SBPMat Luciana Reyes Pires Kassab (Fatec São Paulo) é coeditora de novo livro da Elsevier sobre nanoestruturas fotônicas. Saiba mais.

– Os sócios da SBPMat Sérgio Ricardo de Lázaro e Luis Henrique da Silveira Lacerda (UEPG) são autores de novo livro sobre Teoria do Funcional da Densidade. Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Equipe científica do Brasil obteve a maior folha de grafeno já reportada com método químico simples e de baixo custo. Trabalho é artigo de capa de “flagship journal” da Royal Society of Chemistry (RSC) e foi divulgado em release da RSC (paper da Chemical Science). Saiba mais.

– Cientistas conseguem filmar micropartículas colidindo com metais a alta velocidade e, a partir dos dados obtidos, conseguem predizer o que pode ocorrer com a partícula e com o material. O estudo pode beneficiar processos industriais baseados no impacto de micropartículas em superfícies (paper da Nature Communications) . Saiba mais.

– Ao fazer experimentos com nanopartículas de ouro, cientistas descobrem uma forma inesperada de interação da luz com a matéria que pode ajudar a desenvolver nanoantenas e nanocomponentes ópticos (paper da ACS Nano). Saiba mais.

Oportunidades

– Concurso para professor no Instituto de Física da UFU. Saiba mais.

Postdoctoral positions for glass research at CeRTEV (São Carlos, Brazil). Saiba mais.

– Bolsa PNPD para pós-doutorado na Unesp de Rio Claro. Saiba mais.

– Bolsa da McKinsey para mulheres estudantes de graduação, mestrado e doutorado (Next Generation Women Leaders Award). Saiba mais.

– Seleção para mestrado em Engenharia Ambiental (PPGEAMB) da Universidade Federal de Lavras. Saiba mais.

Eventos

Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos. Duque de Caxias, RJ (Brasil). 18 a 22 de fevereiro de 2019. Site.

International Workshop on Advanced Magnetic Oxides (IWAMO 2019). Aveiro (Portugal). 15 a 17 de abril de 2019. Site.

2019 E-MRS Spring Meeting e IUMRS – ICAM. Nice (França). 27 a 31 de maio de 2019. Site.

XVIII B-MRS Meeting. Balneário Camboriú, SC (Brasil). 22 a 26 de setembro de 2019. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *