Boletim da SBPMat – 70ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 70. 29 de junho de 2018.
Artigo em Destaque

Um trabalho desenvolvido no CTNano da UFMG pode contribuir a desenvolver a produção em massa de nanotubos de carbono. A equipe científica inovou na fabricação das nanopartículas usadas como catalisadores do crescimento de nanotubos pelo método de CVD, e conseguiu gerar nanotubos finos e compridos e de alta pureza. Com eles, os cientistas fizeram filmes que poderiam ser utilizados em baterias e supercapacitores. O trabalho foi reportado na revista científica Carbon. Saiba mais.

nanotubos news

Da Ideia à Inovação

O nosso relato começa no século XIX, com experimentos que demonstraram que a luz podia seguir um caminho determinado e acompanhar curvas. O segundo marco da história é uma edição da revista Nature, de 1954, que publicou avanços tecnológicos no sentido de usar o vidro como caminho para a luz transitar. O terceiro marco é o trabalho de um estudante de graduação que resultou na fabricação do primeiro endoscópio flexível. Confira a primeira parte da nossa matéria sobre o desenvolvimento da fibra óptica. Aqui.

fibra óptica

Cientistas em Destaque

Bernhard Keimer, diretor do Instituto Max Planck de Pesquisa em Estado Sólido (Alemaha), tem se dedicado a compreender e controlar comportamentos coletivos de elétrons conhecidos como correlações eletrônicas. Para isso, ele fabrica estruturas nanométricas compostas por diversos materiais (principalmente óxidos metálicos) e as analisa por meio de métodos espectroscópicos. O cientista estará no XVII B-MRS Meeting falando sobre esse assunto. Veja nossa minientrevista.

keimer

Junbai Li, professor do Instituto de Química da Academia Chinesa de Ciências e editor-chefe da Colloids & Surfaces, produz nanomateriais com aplicações biomédicas usando aminoácidos que se auto-organizam. Ele falará sobre esse tema em palestra plenária do XVII B-MRS Meeting. Veja nossa minientrevista.

junbai li

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

logo-natal_560px

Some-se a nós, junto à praia, e faça parte desta grande reunião, onde ciência e tecnologia se agregarão à natureza para uma experiência ideal de aprendizagem e intercâmbio!

Inscrições. Aproveite os valores com desconto até 31 de julho, e o desconto especial para sócios SBPMat. Se você ainda não é sócio da SBPMat, pode se associar ao fazer a inscrição ao evento. O valor da inscrição somado ao valor da anuidade ficará menor do que o valor da inscrição para não sócios. Saiba mais.

Serviço de impressão de pôsteres. É possível enviar o arquivo por e-mail e, durante o evento, retirar o pôster impresso no centro de convenções. Saiba mais.

Programa. O programa do evento estará disponível no site em breve.

Tutorial. Os inscritos ao evento poderão participar sem custo adicional do tutorial sobre escrita científica e processo editorial. Inscrições gratuitas, no ato da inscrição geral do encontro. Saiba mais.

Conference Party. A festa do evento será na noite de 19 de setembro, à beira-mar, no Imirá Plaza Hotel & Convention, e terá patrocínio de periódicos científicos da ACS Publications. Saiba mais.

Hospedagem, transfer e passeios. Veja opções da agência de turismo oficial do evento, a Harabello. Aqui.

Palestras plenárias. Saiba quem são os 8 cientistas de renome internacional que proferirão as plenárias do evento e quais são os temas das palestras. Veja aqui.

Palestra memorial. A Memorial Lecture “Joaquim da Costa Ribeiro” será proferida pelo professor Fernando Galembeck, na abertura do evento.

Simpósios. Veja a relação dos 21 simpósios que compõem o evento. Aqui.

Expositores e patrocinadores. 20 empresas já reservaram seus estandes e 14 entidades participam do evento com outras formas de apoio e divulgação. Empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Organizadores. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN). Conheça a equipe do comitê organizador.

Centro de convenções. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra. Saiba mais.

Natal. Destino turístico de visitantes do mundo todo, Natal também oferece um prazeroso ambiente para debates, interações e aprendizagem. O clima agradável (seco e com temperatura média de 25 °C em setembro), o povo acolhedor e a deliciosa culinária da cidade criam uma atmosfera de bem-estar que vai além das belezas naturais do seu litoral. Veja vídeo sobre Natal.

natal_careca

Dicas de Leitura

  • Equipe com participação brasileira extrai da hematita (ferro) um novo material bidimensional, o “hemateno”, com propriedades magnéticas e fotocatalisadoras (paper da Nature Nanotechnology). Saiba mais.

  • Dispositivos integrados a lentes de contato e relógios de pulso monitoram de forma contínua o nível de glicose em lágrimas e suor (papers da Science Advances e ACS Nano). Saiba mais.
  • Cientistas descobrem magnetismo quiral em filmes finos amorfos, abrindo possibilidade de uso desses materiais em dispositivos spintrônicos (paper da Advanced Materials). Saiba mais.

  • Artigo com significativa participação brasileira que explica comportamento inusual do fósforo negro quanto ao espalhamento inelástico da luz (Raman) entra em ranking mundial dos mais citados (paper da ACS Nano). Saiba mais.

  • Patente: implante para substituir o volume de globo ocular perdido, desenvolvido por equipe da UFSCar e Unesp com material vitrocerâmico e design inovador, favorece a integração com o organismo e já foi testado em humanos e animais. Saiba mais.
  • Fatores de impacto 2017. Veja alguns destaques da editora Wiley na área de Materiais. Aqui.

Oportunidades

  • Abertas as inscrições para o “IUMRS – MRS Singapore Young Researcher Award” destinado a pesquisadores de menos de 40 anos com trabalhos excepcionais. Saiba mais.

Eventos

  • IX Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 16 a 20 de julho de 2018. Site.

  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • Symposium “Nano-engineered coatings, surfaces and interfaces” no “XXVII International Materials Research Congress”. Cancun (México). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • 8th International Conference on Optical, Optoelectronic and Photonic Materials and Applications (ICOOPMA2018). Maresias, SP (Brasil). 26 a 31 de agosto de 2018. Site.

  • 16th International Conference on Molecule-based Magnets (ICMM2018). Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 1 a 5 de setembro de 2018. Site.

  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Site.

  • XXXIX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). Joinville, SC (Brasil). 8 a 11 de outubro de 2018. Site.

  • 6ª Edição do Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. Sorocaba, SP (Brasil). 15 a 17 de outubro de 2018. Site.

  • São Paulo School of Advanced Science on Colloids (SPSAS Colloids). Campinas, SP (Brasil). 28 de outubro a 7 novembro de 2018. Site.

  • XIII Simpósio de Lasers e Suas Aplicações (XIII SLSA). Recife, PE (Brasil). 30 de outubro a 2 de novembro de 2018. Site.

  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

  • 6th Meeting on Self Assembly Structures In Solution and at Interfaces. São Pedro, SP (Brasil). 7 a 9 de novembro de 2018. Site.

  • 3rd International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR 2018). Florianópolis, SC (Brasil). 3 a 5 de dezembro de 2018. Site.

  • II Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia (IISNNB). São Bernardo do Campo, SP (Brazil). 6 e 7 de dezembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *