Boletim da SBPMat – 69ª edição.


 

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 69. 31 de maio de 2018.
Artigo em Destaque

A partir de uma linha de costurar, de algodão, uma equipe científica desenvolveu um material que conduz eletricidade e tem ação antibacteriana. A linha condutora demonstrou desempenho muito bom ao ser usada como aquecedor elétrico e como eletrodo de supercapacitor. Flexível, confortável ao toque e fácil de ser incorporada a qualquer produto usando uma agulha, a linha condutora é um material promissor para compor eletrônicos vestíveis, como camisetas armazenadoras de energia. O trabalho foi totalmente realizado na Univasf (Juazeiro, BA) e foi reportado em artigo da Applied Materials and Interfaces. Saiba mais.

luva

Cientista em Destaque

Entrevistamos Joan Ramón Morante Lleonart, diretor do Instituto de Pesquisa em Energia da Catalunha, professor da Universidade de Barcelona e editor-chefe do Journal of Physics D. Os trabalhos deste cientista se inserem nos esforços para tornar real a “economia circular do carbono”, na qual o dióxido de carbono vira matéria-prima. Para isso, é necessário desenvolver uma série de materiais, principalmente catalíticos. O professor Morante abordará esses assuntos em palestra plenária do XVII B-MRS Meeting. Veja a entrevista.

joan morante

XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting
(Natal, RN, 16 a 20 de setembro de 2018)

natal_careca

Some-se a nós, junto à praia, e faça parte desta grande reunião, onde ciência e tecnologia se agregarão à natureza para uma experiência ideal de aprendizagem e intercâmbio!

O evento recebeu cerca de 1.700 trabalhos de autores de 42 países do mundo e de todas as regiões do Brasil! Saiba mais.

Submissão de resumos corrigidos. Encerra no dia 8 de junho a submissão da nova versão dos trabalhos que precisam ser corrigidos para serem aceitos.

Prêmios para estudantes. Até 18 de junho, está aberta a submissão de resumos estendidos para candidatar trabalhos de estudantes aos prêmios Bernhard Gross e ACS Publications. Saiba mais.

Inscrições. Aproveite os valores com desconto até 31 de julho, e o desconto especial para sócios SBPMat. Saiba mais.

Tutorial. Os inscritos ao evento poderão participar sem custo adicional do tutorial sobre escrita científica e processo editorial. Inscrições gratuitas, no ato da inscrição geral do encontro. Saiba mais.

Conference Party. A festa do evento será na noite de 19 de setembro, à beira-mar, no Imirá Plaza Hotel & Convention, e terá patrocínio de periódicos científicos da ACS Publications. Saiba mais.

Auxílio Fapesp. Informações sobre o pedido de auxílio coletivo à Fapesp para pesquisadores do estado de São Paulo, aqui.

Hospedagem, transfer e passeios. Veja opções da agência de turismo oficial do evento, a Harabello. Aqui.

Palestras plenárias. Saiba quem são os 8 cientistas de renome internacional que proferirão as plenárias do evento e quais são os temas das palestras. Veja aqui.

Palestra memorial. A Memorial Lecture “Joaquim da Costa Ribeiro” será proferida pelo professor Fernando Galembeck, na abertura do evento.

Simpósios. Veja a relação dos 21 simpósios que compõem o evento. Aqui.

Expositores e patrocinadores. 18 empresas já reservaram seus estandes e 14 entidades participam do evento com outras formas de apoio e divulgação. Empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato com Alexandre no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Organizadores. O coordenador do evento é o professor Antonio E. Martinelli (UFRN). Conheça a equipe do comitê organizador.

Centro de convenções. O evento será realizado no centro de convenções do Hotel Praiamar, localizado a metros da famosa praia de Ponta Negra. Saiba mais.

Natal. Destino turístico de visitantes do mundo todo, Natal também oferece um prazeroso ambiente para debates, interações e aprendizagem. O clima agradável (seco e com temperatura média de 25 °C em setembro), o povo acolhedor e a deliciosa culinária da cidade criam uma atmosfera de bem-estar que vai além das belezas naturais do seu litoral. Veja vídeo sobre Natal.

montagem natal

Novidades dos Sócios SBPMat

O sócio Victor Pandolfelli (UFSCar) foi reeleito membro do advisory board da World Academy of Ceramics (WAC), onde será um dos três representantes do continente americano. Saiba mais.

pandolfelli

Seja Sócio SBPMat: anuidade 2018 e novos sócios

Se você, estudante ou profissional, ainda não é sócio SBPMat, está convidado a fazer parte. Sócios em dia se beneficiam com descontos nos eventos da SBPMat e de entidades parceiras, podem participar de prêmios da SBPMat e parceiros, divulgar suas novidades nos canais da SBPMat, e votar e ser votados nas eleições da sociedade, entre outras vantagens. Além disso, contribuem para que a SBPMat possa promover ações junto à comunidade de pesquisa em Materiais.

Se você já é sócio SBPMat, poderá encontrar seu boleto referente à anuidade 2018 na sua área de sócio, inserindo login e senha no cabeçalho do site da SBPMat.

Saiba mais.

Dicas de Leitura

  • Cientistas conseguem gerar correntes de spin em materiais supercondutores, abrindo possibilidades para computação de alto desempenho (paper da Nature Materials). Saiba mais.

  • Como se fosse um sistema biológico, novo material eletrônico cresce ou se reduz sozinho em resposta a sinais bioquímicos (paper da Nature Chemistry). Saiba mais.

  • Desenvolvido por cientistas, novo método de cura de polímeros de alto desempenho, usados em aviões e carros, é muito mais rápido, econômico e ecológico (paper da Nature). Saiba mais.

  • Magnetização ultraeficiente de um material usando apenas luz: pesquisa da USP demonstrou que 1 fóton pode ordenar os spins de 6 mil elétrons em 50 picossegundos (paper da Physical Review Letters). Saiba mais.

  • Artigo de revisão com participação de pesquisadores do Brasil: fabricação de materiais 2D de carbono para aplicações em conversão e armazenamento de energia (Progress in Energy and Combustion Science). Saiba mais.

  • Artigo de capa com participação brasileira apresenta borracha nitrílica, material usado em indústrias como a petroquímica, com propriedades mecânicas melhoradas graças à adição de nanopartículas híbridas (paper do Journal of Applied Polymer Science). Saiba mais.

Oportunidades

  • Abertas as inscrições para o Doutorado em Ciências Exatas (Materiais) da UFG-Catalão. Saiba mais.

  • Inscrições abertas para prêmios para mulheres cientistas e iniciativas que promovam a presença feminina na ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Saiba mais.

  • Oportunidade de mestrado em Engenharia de Materiais na UFSCar. Saiba mais.

Eventos

  • Photonic Colloidal Nanostructures: Synthesis, Properties, and Applications (PCNSPA 2018). São Petersburgo (Rússia). 4 a 6 de junho de 2018. Site.

  • 7th International Congress on Ceramics (ICC7). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 17 a 21 de junho de 2018. Site.

  • IX Método Rietveld. Fortaleza, CE (Brasil). 16 a 20 de julho de 2018. Site.

  • International Conference on Electronic Materials 2018 (IUMRS-ICEM). Daejeon (Coreia do Sul). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • Symposium “Nano-engineered coatings, surfaces and interfaces” no “XXVII International Materials Research Congress”. Cancun (México). 19 a 24 de agosto de 2018. Site.

  • 8th International Conference on Optical, Optoelectronic and Photonic Materials and Applications (ICOOPMA2018). Maresias, SP (Brasil). 26 a 31 de agosto de 2018. Site.

  • 16th International Conference on Molecule-based Magnets (ICMM2018). Rio de Janeiro, RJ (Brasil). 1 a 5 de setembro de 2018. Site.

  • XVII Encontro da SBPMat/ B-MRS Meeting. Natal, RN (Brasil). 16 a 20 de setembro de 2018. Site.

  • XXXIX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). Joinville, SC (Brasil). 8 a 11 de outubro de 2018. Site.

  • São Paulo School of Advanced Science on Colloids (SPSAS Colloids). Campinas, SP (Brasil). 28 de outubro a 7 novembro de 2018. Site.

  • International Conference of Young Researchers on Advanced Materials (ICYRAM 2018). Adelaide (Austrália). 4 a 8 de novembro de 2018. Site.

  • 6th Meeting on Self Assembly Structures In Solution and at Interfaces. São Pedro, SP (Brasil). 7 a 9 de novembro de 2018. Site.

  • 3rd International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR 2018). Florianópolis, SC (Brasil). 3 a 5 de dezembro de 2018. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *