Boletim da SBPMat – 135ª edição.


 

Para ver este boletim no navegador, clique aqui.

cabecalho-news-2

Edição nº 135. 31 de março de 2024.

Artigos da Comunidade

1

Neste trabalho, uma equipe de pesquisadores da USP, UFSCar e UFPI, junto a seus colaboradores do exterior, compararam, pela primeira vez, os efeitos da sinterização convencional e da sinterização rápida (flash sintering) no compósito hidroxiapatita-zircônia, material que pode ser usado, por exemplo, em implantes, regeneração óssea e restauração dentária. A equipe analisou as mudanças que ocorrem no compósito durante a sinterização. Os resultados revelaram grandes diferenças na microestrutura do material obtido pelas duas técnicas e mostraram que o flash sintering é promissor para gerar estruturas específicas sem precisar de outros elementos tais como catalisadores ou sementes. Acesse o artigo científico.

3

Devido à sua capacidade de converter energia mecânica em elétrica, e vice-versa, os materiais piezoelétricos podem ser componentes fundamentais de diversos sensores e outros dispositivos eletrônicos. E mais. Na forma de filmes finos, eles podem fazer parte de dispositivos eletrônicos flexíveis, que são cada vez mais utilizados. Neste artigo de revisão, pesquisadores do Mackenzie e do ITA apresentam uma visão abrangente e atualizada sobre o potencial de filmes finos piezoelétricos para a construção de dispositivos e sensores flexíveis. Um dos focos do artigo é o uso de sputtering na síntese desses filmes – técnica cujos avanços permitem, atualmente, otimizar a composição, estrutura e desempenho dos filmes piezoelétricos. Acesse este review.

2 (1)

Buscar alternativas ao uso de antibióticos na agricultura é importante para diminuir a presença desses fármacos no meio ambiente e para conter o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Neste trabalho, pesquisadores do IFSC e do IQSC da USP trazem uma contribuição da nanotecnologia e da biotecnologia ao combate alternativo de bactérias na agricultura. Os autores estudaram um complexo formado por nanopartículas de prata (conhecidas por seu efeito antimicrobiano) e endolisina (proteína capaz de reconhecer determinadas bactérias e romper a sua parede celular). A pesquisa confirmou que o complexo de nanopartículas e endolisina é capaz de eliminar uma bactéria presente na agricultura com mais eficiência do que cada um dos componentes separadamente. Acesse o paper.

XXII B-MRS Meeting
Santos (SP), 29 de setembro a 3 de outubro de 2024

santos 24

Submissão de resumos. No dia 8 de abril encerra a submissão de resumos para apresentação oral e de pôster dentro dos simpósios. Veja as instruções para submeter trabalhos.

Simpósios. 28 simpósios temáticos organizados por mais de 100 pesquisadores de 17 países compõem o XXII B-MRS Meeting, cobrindo os mais diversos tópicos da pesquisa em Materiais. Veja a lista de simpósios.

Inscrições. Está disponível o valor da inscrição ao evento para as diversas categorias e condições. Veja as taxas de inscrição.

Expositores. 19 empresas e startups já confirmaram participação na nossa exposição de estandes. Conheça os expositores. Organizações interessadas na exposição e outras formas de patrocínio podem entrar em contato com comercial@sbpmat.org.br.

Local. O local do evento é o Blue Med Convention Center da cidade de Santos. Mais informações sobre a cidade e o centro de convenções.

Chairs. Os coordenadores gerais do evento são a Profa. Laura Oliveira Péres, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o Prof. Lucas Fugikawa Santos, do Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Comunidade

5

No dia 13 de março, o Prof Cid de Araújo (UFPE), sócio da SBPMat, recebeu um prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) pelas suas contribuições à produção de conhecimento e ao desenvolvimento das populações brasileiras. O cientista foi vencedor do 1º lugar da categoria Pesquisador Destaque (área de Ciências Exatas) no 3º Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação “Johanna Döbereiner”. Nesse prêmio, os candidatos são indicados pela fundação de amparo à pesquisa do seu estado e os comitês de avaliação são designados pelo CNPq. Em 2021, o Prof Cid foi distinguido pela SBPMat com a Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro.

4

A Profa Lucimara Stolz Roman (UFPR), diretora científica da SBPMat, foi aprovada ne defesa para progressão a Professora Titular no dia 29 de fevereiro por uma banca de composição totalmente feminina (fato provavelmente inédito em defesas deste tipo em departamentos de Física no Brasil). A banca incluiu pioneiras como a primeira presidente da SBPMat, Mônica Cotta; a primeira presidente da SBF, Débora Peres Menezes, e a primeira professora titular do Departamento de Física da UFPR, Alice Marlene Grimm.

Oportunidades

– Bolsa Fapesp para doutorado direto na Unifesp em tecnologias de biossensores e sistemas de liberação controlada. Inscrições até 21 de abril. Saiba mais.

– Pós-doutorado em biossensores e sistemas de liberação controlada na Unifesp com bolsa Fapesp. Inscrições até 30 de abril. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Eventos da área

Curso de Outono em Escrita Cientifica da USP. Online. 17 a 25 de abril de 2024. Site.

2nd School on Glasses and Glass-ceramics. São Carlos (SP). 29 de abril a 4 de maio de 2024. Site.

IEEE International Magnetics Conference (INTERMAG 2024). Rio de Janeiro (RJ). 5 a 10 de maio de 2024. Site.

50th International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF 2024). San Diego (EUA). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

101st IUVSTA workshop on high performance SIMS instrumentation and machine learning / artificial intelligence methods for complex data. Maresias (SP). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

I International Workshop on Applied Biosensing + IEEE Women in Sensors Day. Joinville (SC). 3 a 6 de junho de 2024. Site.

6th International Conference on Applied Surface Science (ICASS). Wuzhen (China). 17 a 20 de junho de 2024. Site.

17th International Conference on Inorganic Membranes (ICIM 2024). Florianópolis (SC). 1 a 5 de julho de 2024. Site.

29th International Liquid Crystal Conference (ILCC 2024). Rio de Janeiro (RJ). 21 a 26 de julho de 2024. Site.

24th International Conference on Photochemical Conversion and Storage of Solar Energy (IPS-24). Hiroshima (Japão). 28 de julho a 2 de agosto de 2024. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas (SP). 19 a 23 de agosto de 2024. Site.

19th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2024). Erfurt (Alemanha). 2 a 5 de setembro de 2024. Site.

XXII B-MRS Meeting. Santos (SP). 29 de setembro a 3 de outubro de 2024. Site.

VI Iberoamerican Conference on Advanced Oxidation Technologies (CIPOA). Florianópolis (SC). 7 a 11 de outubro de 2024. Site.

– São Paulo School of Advanced Science on 4th Generation Synchrotron Techniques. Campinas (SP). 14 a 25 de outubro de 2024. Site.

SBPMAT GERAL

rodape

Siga-nos nas redes sociais

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *