Boletim da SBPMat – 129ª edição.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 129. 1º de agosto de 2023.

Eleições na SBPMat

ELEIÇOES

Foi lançado o calendário do processo eleitoral que elegerá, em outubro deste ano, a próxima Diretoria da SBPMat e seis membros do Conselho Deliberativo. Todos os sócios em situação regular podem formar chapas para a Diretoria ou se candidatarem para o Conselho. Saiba mais.

Artigos da comunidade

Imagem2

Neste artigo, uma equipe científica da Unesp e da USP apresenta uma contribuição ao desenvolvimento de implantes que se integrem melhor ao organismo. Os autores estudaram detalhadamente a possibilidade de se adicionar bisfosfonatos (moléculas orgânicas usadas no tratamento de doenças ósseas) a materiais usados em revestimentos de implantes dentários: o dióxido de titânio (material com boa adesão a metais como o titânio) e a hidroxiapatita (composto com excelente biocompatibilidade).Os bisfosfonatos poderiam tornar os implantes mais bioativos ao aumentar a sua capacidade de induzir crescimento ósseo.Este trabalho dá um primeiro passo nesse sentido, pois mostra como ocorre a adsorção dessas moléculas nos filmes e como isso afeta as propriedades da superfície. Confira o paper na revista Surfaces and Interfaces.

Imagem1

Micro e nanofibras que são ao mesmo tempo flexíveis e condutoras são o assunto deste artigo de revisão assinado por uma equipe da UFBA, Embrapa Instrumentação e UFSCar. Os autores abordam os avanços recentes no desenvolvimento desses materiais produzidos por eletrofiação, e a sua aplicação em dispositivos eletrônicos flexíveis, desde baterias até sensores, cada vez mais presentes no monitoramento da saúde e do meio ambiente. Confira o review no Chemical Engineering Journal.

Imagem4

Pesquisadores da Unicamp e do CNPEM, junto a uma colaboradora do Canadá, investigaram a modulação da acidez em catalisadores e o seu impacto na reação de hidrodesoxigenação- um dos principais processos usados para agregar valor a derivados da biomassa na produção de biocombustíveis. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de catalisadores mais ativos, seletivos e estáveis que possam ser usados para produzir combustíveis e matérias-primas para a indústria a partir da biomassa. Acesse o artigo científico na Applied Catalysis B: Environmental.

Imagem3

Uma equipe da UFABC desenvolveu um dispositivo portátil que permite detectar o vírus da raiva em menos de 1 minuto. O trabalho apresenta uma nova alternativa aos atuais métodos de diagnóstico da doença, os quais necessitam de uma estrutura laboratorial e de caros reagentes para serem realizados. Os autores produziram diferentes derivados do grafeno a partir de grafite natural brasileiro e testaram o seu desempenho como eletrodos do biossensor. Os filmes de óxido de grafeno reduzido mostraram o melhor desempenho nos testes realizados com secreções respiratórias de morcegos. Funcionalizados com cDNA, os eletrodos detectaram e quantificaram o RNA do vírus nas amostras. O dispositivo é promissor para o diagnóstico de doenças em locais de difícil acesso, bem como para pesquisas de campo. Acesse o artigo científico na Biosensors and Bioelectronics.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato.

Prêmios

Imagem5

Encerram no próximo dia 15 as inscrições para o JALCOM Award, prêmio da SBPMat e do Journal of Alloys and Compounds (Elsevier) para pesquisadores de instituições brasileiras com contribuições significativas em determinados tópicos das áreas de Materiais e Energia. Saiba mais.

Programa UCs

Imagem5

A SBPMat lançou um edital para financiar projetos dos seus University Chapters voltados à interação com a sociedade dentro do tema “Materiais e Desenvolvimento Sustentável”. A seleção está aberta até o dia 31 de agosto. Saiba mais.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Early registration. Encerra no dia 10 de agosto o período de inscrições com desconto para todas as categorias. Veja os valores e faça a sua inscrição, aqui.
Minicursos. No dia 1º de outubro (domingo), a partir das 10h00 da manhã, haverá 3 minicursos gratuitos e exclusivos para participantes do XXI B-MRS Meeting sobre os temas: pesquisa em microfluídica, escrita e publicação de artigos científicos e uso de materiais avançados na ciência forense. Para participar, é necessário se inscrever no sistema até 31 de agosto, clicando em “add/ edit activities“.Programa resumido: está disponível no site. Veja aqui.Plenárias. Esta edição do evento terá 6 palestras plenárias, proferidas por destacados cientistas da Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália e Portugal. Saiba mais sobre as plenárias e os plenaristas no site do evento.Palestra Memorial. Na abertura do evento, a tradicional Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro será proferida pelo Prof. Gilberto Fernandes de Sá (UFPE).

Palestra Prêmio José Arana Varela. O Prof. Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio) receberá esta distinção da SBPMat e proferirá uma plenária no evento.

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores de 15 países organizam os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Oportunidades

Jalcom Award, prêmio da SBPMat e do Journal of Alloys and Compounds (Elsevier) para pesquisadores de instituições brasileiras com contribuições em tópicos de Materiais e de Energia, está com inscrições abertas até 15 de agosto. Saiba mais.

– Prêmio do Waterloo Institute for Nanotechnology (WIN), da Universidade de Waterloo (Canada), para líder emergente em nanociência e nanotecnologia alinhado/a com os temas do WIN: materiais inteligentes e funcionais, dispositivos conectados, sistemas de energia de próxima geração, terapêutica e teranóstica. Inscrições até 15 de setembro. Saiba mais.

– Chamada de papers do periódico ACS Applied Nano Materials para a edição especial “Women in Nano“, dedicada a artigos de mulheres que trabalham em nanomateriais com foco em aplicações. O prazo para submissão é 31 de agosto. Saiba mais.

– Chamada de artigos dos periódicos Journal of Materials Chemistry A, B and C (RSC) para coleção temática sobre “functional framework materials”. Submissões até 1º de setembro. Saiba mais.

– Chamada de artigos para coleção temática sobre hidrogéis injetáveis nos periódicos da RSC Journal of Materials Chemistry B e Biomaterials Science. Submissões até 10 de setembro. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (Métodos da Ciência e Engenharia de Materiais) na UFCAT. Inscrições em fluxo contínuo. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– IV Brazilian Nanocellulose Summit. São Carlos (SP). 9 a 11 de agosto de 2023. Site.

1º Simpósio Brasileiro de Engenharia da Nanotecnologia do PENt-COPPE/UFRJ. Online. 28 a 30 de agosto de 2023. Site.

Chip in Rio (International Congress in Microelectronics and Microtechnologies). Rio de Janeiro. 28 de agosto a 1º de setembro de 2023. Site.

XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

XLVI Congresso Internacional de Químicos Teóricos de Expressão Latina (Quitel 2023). Montevidéu (Uruguai). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

– IEEE International Magnetics Conference (INTERMAG 2024). Rio de Janeiro (RJ). 5 a 10 de maio de 2024. Site.

– 50th International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF 2024). San Diego (EUA). 19 a 24 de maio de 2024. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *