Boletim da SBPMat. Edição nº 125.


 

cabecalho-news-2

Edição nº 125. 31 março de 2023.

Ações da SBPMat

sister societies

A SBPMat assinou um acordo com a IEEE Magnetics Society com o objetivo de promover o intercâmbio e a disseminação de informação técnica, bem como a cooperação entre sócios, na área de materiais magnéticos e temas afins. Em conjunto, as duas sociedades estão organizando a conferência INTERMAG 2024, que será realizada no Rio de Janeiro. Saiba mais.

XXI B-MRS Meeting
Maceió (AL), 1º a 5 de outubro de 2023

maceio

Submissões. A submissão de resumos para apresentação de trabalhos nos simpósios está aberta até 17 de abril. Saiba mais.

Simpósios. Compõem o evento 24 simpósios temáticos abrangendo design, síntese, caracterização, processamento e aplicações de diversos materiais, desde ligas tradicionais até polímeros de base biológica. Mais de 100 pesquisadores do Brasil, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, França, Itália, Portugal, Suíça e Reino Unido estão organizando os nossos simpósios. Veja a lista de simpósios e a descrição de cada um.

Prêmios para estudantes. Trabalhos submetidos por estudantes e aprovados para apresentação poderão se candidatar aos prêmios para estudantes até 17 de julho. Saiba mais.

Inscrições. As inscrições estão abertas, com valores especiais para estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e dos outros países da América Latina. Veja os valores. Há descontos de cerca de 40% para sócios da SBPMat, novos ou antigos, que tenham acertado a anuidade de 2023.

Local. O local do evento será o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na cidade de Maceió. Saiba mais.

Chairmen. Os coordenadores gerais do evento são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia.

Artigos da comunidade

comunidade 4

Imitando nódulos que ocorrem naturalmente na raiz de plantas como a soja, pesquisadores da UEPG desenvolveram um hidrogel biodegradável e com ele encapsularam bactérias que transformam nitrogênio da atmosfera em fertilizantes naturais. Colocadas junto a sementes de milho, essas cápsulas biofertilizantes se integraram às raizes e aumentaram significativamente o crescimento das plantas. Acesse o paper.

comunidade 3

Pesquisadores do IFSC-USP e colaboradores desenvolveram um biosensor de baixo custo capaz de diagnosticar com precisão a Covid-19. A principal inovação do dispositivo é utilizar membranas naturais extraídas de células reais como elemento de reconhecimento do vírus. Acesse o paper.

comunidade 2

Pesquisadores da UEM utilizaram pela primeira vez fibras da planta Yucca aloifolia L. como reforço em compósitos de polipropileno. O resultado foi um material com excelentes propriedades mecânicas, com potencial para aplicação nos setores automobilístico, naval, aeroespacial e de construção civil, entre outros. Acesse o paper.

comunidade 1

Este trabalho realizado na UFRGS traz uma contribuição ao desenvolvimento de materiais para entrega de fármacos. O paper apresenta um uso atípico da espectroscopia de impedância eletroquímica: medir a quantidade de fármaco que um material entrega ao longo do tempo, em tempo real, com alta sensibilidade e sem destruir a amostra. Acesse o paper.

Se você é autor(a) de um artigo de impacto da área de Materiais e deseja divulgá-lo na nossa comunidade, entre em contato.

Dicas de leitura

– Usando inteligência artificial, cientistas desenham polímeros simples de sintetizar que funcionam como proteínas reais em fluídos biológicos. Trabalho abre caminhos para o desenvolvimento de biomateriais. (Nature) Saiba mais.

– Microarquitetura de nós interconectados fabricada por litografia 3D torna polímero excepcionalmente resistente. Os nós permitem que o material se deforme muito mais sem apresentar danos quando retorna à sua forma original. (Science Advances) Saiba mais.

– Pesquisadores do IFSC-USP e do IQSC-USP desenvolveram um sensor eletroquímico portátil, feito de papel kraft, capaz de detectar em tempo real a presença de pesticida em frutas e verduras. (Food Chemistry) Saiba mais.

– Pesquisadores do IFSC-USP e colaboradores desenvolveram uma nova estratégia para aumentar a eficácia da entrega de fármacos em células tumorais. Eles recobriram diversas nanopartículas com membranas extraídas dessas células e, dessa forma, camuflaram os nanomateriais perante o sistema imune e melhoraram a sua interação com as células tumorais. Saiba mais.

Oportunidades

– Abertas até 2 de abril as nomeações para o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química da ACS e SBQ destinado a mulheres líderes na indústria e na academia. O prêmio tem apoio da SBPMat. Saiba mais.

– Abertas até 3 de abril as inscrições para o XII Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte do CNPq para imagens sobre temas de CT&I realizadas por estudantes, docentes e pesquisadores. Saiba mais.

– Aberta até 15 de maio a chamada de indicações para o VinFuture Prize, que distingue pesquisas científicas e inovações tecnológicas que tenham tido alto impacto social. Prêmio tem categorias especiais para países em desenvolvimento, mulheres inovadoras e áreas emergentes. Saiba mais.

– Chamada de papers do periódico ACS Applied Nano Materials para a edição especial “Women in Nano“, dedicada a artigos de mulheres que trabalham em nanomateriais com foco em aplicações. O prazo para submissão é 31 de agosto. A Profa. Monica Cotta, presidente da SBPMat, está entre as organizadoras. Saiba mais.

– Seleção de pós-doutorandos para projeto de pesquisa em nanoformulações para medicina e agronegócio no IFSC-USP. Saiba mais.

– Pós-doutorado em estruturas de domínios em materiais ferroicos na UFSCar. Inscrições até 15 de abril. Saiba mais.

– Seleção de bolsista de Treinamento Técnico (TT3), graduado na área de Exatas, para projeto de pesquisa e inovação em materiais cerâmicos para a saúde e meio ambiente, na UNIFESP. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Ciências Exatas e Tecnológicas (Métodos da Ciência e Engenharia de Materiais) na UFCAT. Inscrições em fluxo contínuo. Saiba mais.

– Seleção para mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS. Inscrições até 27 de junho. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

Escuela Virtual de Caracterización de Materiales de la SMMATER – 3ª edición. Online. 20 de fevereiro a 2 de agosto de 2023. Site.

– II Encuentro de Investigadores en Ciencia de Materiales. Montevidéu (Uruguai). 20 e 21 de abril de 2023. Site.

49ª International Conference on Metallurgical Coatings and Thin Films (ICMCTF). San Diego (EUA). 21 a 26 de maio de 2023. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

– IV Brazilian Nanocellulose Summit. São Carlos (SP). 9 a 11 de agosto de 2023. Site.

– Chip in Rio (International Congress in Microelectronics and Microtechnologies). Rio de Janeiro. 28 de agosto a 1º de setembro de 2023. Site.

– XXI B-MRS Meeting. Maceió (AL). 1 a 5 de outubro de 2023. Site.

– 4th International Brazilian Conference on Tribology (TriboBR). Vitoria (ES). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

– XLVI Congresso Internacional de Químicos Teóricos de Expressão Latina (Quitel 2023). Montevidéu (Uruguai). 26 a 30 de novembro de 2023. Site.

Siga-nos nas redes sociais

rodape

Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais. do Boletim da SBPM

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *