Boletim da SBPMat. 107ª edição.


 

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 107. 31 de julho de 2021.

Artigo em destaque

Equipe de pesquisadores da UFMG alcançou uma super-resolução com técnica de microscopia por microondas, graças ao efeito de meniscos de água entre a ponta do microscópio e a amostra. Os testes experimentais foram realizados com grafeno bicamada torcido. Artigo foi publicado na Nature Communications. Saiba mais.

artigo destaque

Artigos sugeridos pela comunidade

Twisting or untwisting graphene twisted nanoribbons without rotation. Alexandre F. Fonseca
Phys. Rev. B 104, 045401.
https://doi.org/10.1103/PhysRevB.104.045401
Trabalho de simulação computacional de autor da UNICAMP propõe e prova um novo método para ajustar a quantidade real de torção de uma nanofita de grafeno previamente torcida, sem precisar torcê-la novamente ou girá-la.


Computational design of moiré assemblies aided by artificial intelligence. Georgios A. Tritsaris, Stephen Carr, and Gabriel R. Schleder. Applied Physics Reviews 8, 031401 (2021).
https://doi.org/10.1063/5.0044511
Autores da UFABC e Harvard mostram como é possível utilizar inteligência artificial para otimizar o design de heteroestruturas de materiais 2D rotacionados, uma nova área conhecida como “twistrônica”.

Você gostaria de sugerir a divulgação de um artigo da sua autoria, de alto impacto e feito no Brasil? Envie a referência, uma frase e uma imagem sem copyright sobre o paper para comunicacao@sbpmat.org.br.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

– Nosso evento tem 1.176 trabalhos aprovados para apresentação e mais de 1.200 participantes inscritos até o momento!

– Workshops e paineis. Além das sessões dos simpósios e das plenárias, o evento oferecerá estas atividades:
Young Researchers´ School. Domingo dia 29/08 das 14h00 às 18h00. Inscrição (gratuita), disponível no sistema do evento.
Workshop Apresentações Científicas. Segunda-feira dia 30/08 das 18h30 às 20h30. Inscrição (gratuita), disponível no sistema do evento.
SBPMat Women: Scientific underrepresentation aggravated by race and geographic distribution, and the impacts of the pandemic on scientific production. Quinta-feira dia 02/09 das 18h30 às 20h30.
Perovskites in the photovoltaic industry: perspectives and opportunities. Terça-feira, dia 31/08 das 14h00 às 15h30.
CBAN – Brazil-Argentina Nanotechnology Center Opportunities for bi-lateral cooperation in Nanotechnology and Nano Science. Segunda-feira, dia 30/08 das 10h30 às 10h45.
Saiba mais sobre estas atividades.

– Programa. O programa geral do evento está no site. Veja aqui.

– Orientações para apresentadores. Estão disponíveis as instruções para as apresentações orais e de pôster, bem como orientações gerais sobre o evento virtual. Veja aqui.

– Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes, da American Chemical Society, vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. O RSC Award, da Royal Society of Chemistry, premiará os 6 melhores pôsteres com vouchers para compra de livros. Os trabalhos premiados serão anunciados na cerimônia de premiação e encerramento do evento, no dia 3 de setembro.

– Plenárias e palestra memorial. Dez cientistas de destaque internacional falarão sobre materiais bioinspirados, caracterização de materiais com alto grau de desordem estrutural, supercondutores, tecnologias microfluídicas, bioeletrônica, design inverso, semicondutores orgânicos, nanocompósitos plasmônicos, materiais piezoelétricos sustentáveis e spintrônica. Veja nomes e bios, títulos e resumos, na página inicial do site.

– Inscrição – desconto para sócios. A soma dos valores da anuidade de sócio + inscrição com desconto é menor que o valor da anuidade para não sócios. Anuidade pode ser paga junto à inscrição ou separadamente. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – América Latina. Participantes de instituições latino-americanas pagam o mesmo valor na inscrição do que os participantes do Brasil. Confira os valores, aqui.

– Apoio e patrocínio. 14 patrocinadores e 39 apoiadores participam desta edição virtual do evento.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Novidades de sócios da SBPMat

Profa. Mônica A. Cotta (UNICAMP), atual presidente da SBPMat e primeira mulher nessa posição, tornou-se ontem a primeira diretora do sexo feminino do IFGW – UNICAMP. Saiba mais.

monica_news

Comunidade

Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas (USP), pioneira no Brasil da cristalografia por raios X, completou 90 anos de vida em 21 de julho. Veja a entrevista com a Profa. Yvonne, realizada em 2019, quando ela foi homenageada pela SBPMat com a Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro, aqui.

yvone

A SBPMat expressa profundo pesar pelo falecimento do Prof. Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP), um dos pioneiros da Química do Estado Sólido no Brasil, ocorrido em 10 de julho. Entrevista realizada com o Prof. Alves em 2015 pode ser acessada aqui.

oswaldo

Manifestos

– SBPMat assinou carta aberta da SBPC manifestando consternação e preocupação com a fragilidade da infraestrutura do CNPq e solicitando providências imediatas. Saiba mais.

SBPMat assinou nota de entidades que integram o ICTP.br repudiando o corte adicional no orçamento do CNPq e reafirmando a luta pela liberação integral dos recursos do FNDCT. Saiba mais.

– SBPMat subscreveu carta da SBPC ao Conselho Nacional de Educação solicitando prorrogação do prazo de resolução sobre formação de professores da Educação Básica. Saiba mais.

– SBPMat subscreveu carta aberta da SBPC contra as ameaças ao Estado de Direito no Brasil. Saiba mais.

University Chapters

Canal no YouTube do University Chapter da SBPMat na UFCAT reúne seminários sobre diversos assuntos de materiais e afins. Conheça o canal e inscreva-se.

uc cat

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte. Saiba mais.

banner socios newsletter

Oportunidades

– Edição especial do Journal of The Electrochemical Society para trabalhos de mulheres na Eletroquímica. Editada por 50 mulheres cientistas do mundo, inclusive o Brasil. Submissão de artigos até 03/11. Saiba mais.

– Bolsas FAPESP para doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC em projeto de eletrocatálise. Inscrições até 14/08. Saiba mais.

– Processo seletivo extra para mestrado em Engenharia Física da UFRPE, com linhas de pesquisa em materiais e optoeletrônica, recebe inscrições até 08/08. Saiba mais.

– Edital da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para contratação de professor efetivo tem 2 vagas para o curso de Física. Inscrições até 09/09. Saiba mais.

Dicas de leitura

– Cientistas desenvolvem metatecido para uso em roupas que resfria a pele do usuário 5 ºC com relação a um tecido de algodão. O material se desfaz do calor emitido pelo corpo humano sem aquecer o ambiente, além de refletir quase toda a radiação proveniente do Sol (Science). Saiba mais.

Políticas de CTI: Decreto institui a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados no Brasil. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

VIRTUAL. Escola de Catálise (pré-evento do 21o CBCat). 02 a 06 de agosto de 2021. Site.

VIRTUAL. IX Encontro de Física e Astronomia da UFSC. 24 a 26 de agosto de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– VIRTUAL. 21o Congresso Brasileiro de Catálise. 13 a 17 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

– VIRTUAL. International Workshop of the Graduate Program on Physics Engineering at UFRPE. 19 e 20 de outubro de 2021. Site.

– VIRTUAL. 1° Congresso Fronteiras da Nanociência e Nanotecnologia: avanços realizados por jovens cientistas brasileiros. 27 a 29 de outubro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 29 de março a 1 de abril de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *