Boletim da SBPMat. 106ª edição.


 

 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 106. 30 de junho de 2021.

20 anos da SBPMat

No final da tarde de 25 de junho, a SBPMat comemorou seu 20º aniversário com uma live que reuniu fundadores, membros e ex-membros de diretoria e conselho, representantes dos University Chapters, equipe e parceiros. O evento contou com um bate-papo sobre a SBPMat e a pesquisa em Materiais no Brasil ontem, hoje e amanhã, além de um brinde virtual. Assista à gravação do evento no YouTube da SBPMat (e inscreva-se no canal).

20 anos

A SBPMat foi criada por um grupo de físicos, químicos e engenheiros que buscavam interação entre áreas do conhecimento; entre pesquisa básica, aplicada e tecnológica; entre comunidade nacional e internacional. Com esse espírito, nasceram a SBPMat e seus encontros anuais.

Alguns links para saber sobre a criação da SBPMat:

– Resumo da história, aqui.

– Reportagem “História da SBPMat: concepção e gestação”, aqui.

– Entrevista com Guillermo Solórzano, líder do processo de criação da SBPMat, aqui.

Artigo em destaque

Equipe da UNESP e colaboradores de Portugal desenvolveram um revestimento capaz de proteger da corrosão uma liga utilizada em aplicações aeroespaciais. Formado por um polímero de óleos vegetais e micropartículas de zinco, o revestimento recupera-se espontaneamente após sofrer riscos. Artigo foi publicado no Chemical Engineering Journal. Saiba mais.

artigo_news

Artigos sugeridos pela comunidade

Lithium disilicate glass produced at high pressure: Characterization of structural, thermal and mechanical properties. Leonardo Resende, Naira M. Balzaretti, Altair S. Pereira, Marcos A. Z. Vasconcellos, Silvio Buchner. Journal of the American Ceramic Society. https://doi.org/10.1111/jace.1770

Utilizando alta pressão, os autores, da UFRGS e UFR, propõem uma rota alternativa de produção de sistemas vítreos de alta densidade.

Você gostaria de sugerir a divulgação de um artigo da sua autoria, de alto impacto e feito no Brasil? Envie a referência e uma frase sobre o paper para comunicacao@sbpmat.org.br.

Novidades de sócios da SBPMat

Prof. Aldo Zarbin (UFPR) escreveu um artigo de revisão, a convite da Materials Horizons, sobre a rota interfacial líquido/líquido – técnica desenvolvida em seu grupo de pesquisa que permite sintetizar, processar e modificar filmes finos de todos os materiais de forma simples e barata. Em entrevista, o cientista fala sobre as possibilidades desta técnica “made in Brazil” e conta como aconteceu o desenvolvimento. Veja a entrevista.

socio_news

Profa. Mônica Cotta (UNICAMP), presidente da SBPMat, foi nomeada membro do comitê do VinFuture Prize, um prêmio internacional dedicado a pesquisas e inovações que tenham grande impacto na qualidade de vida humana e no desenvolvimento sustentável. Saiba mais.

monica_news

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

– Programa. O programa geral do evento já está no site! Veja aqui.

– Orientações para apresentadores. Estão disponíveis as instruções para as apresentações orais e de pôster, bem como orientações gerais sobre o evento virtual. Veja aqui.

– Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. A submissão de resumos estendidos para participar dos prêmios pode ser feita após a aprovação do resumo e até 19 de julho. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes, da American Chemical Society, vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. O RSC Award, da Royal Society of Chemistry, premiará os 6 melhores pôsteres com vouchers para compra de livros. Saiba como concorrer aos prêmios, aqui.

– Plenárias e palestra memorial. Paula Vilarinho (Universidade de Aveiro) e Sergio Rezende (UFPE) se somam aos plenaristas do evento. Desta forma,10 cientistas de destaque internacional falarão sobre materiais bioinspirados, caracterização de materiais com alto grau de desordem estrutural, supercondutores, tecnologias microfluídicas, bioeletrônica, design inverso, semicondutores orgânicos, nanocompósitos plasmônicos e spintrônica. Veja nomes e bios, títulos e resumos, na página inicial do site.

– Outras atividades. Além das sessões dos simpósios e das plenárias, o evento contará com workshops e paineis de discussão sobre escrita e apresentação de trabalhos científicos; sub-representação de gênero, raça e distribuição geográfica na ciência; perovskitas e indústria fotovoltaica. Saiba mais.

– Inscrição – early registration. Desconto por early registration está disponível até 30 de julho. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – desconto para sócios. A soma dos valores da anuidade de sócio + inscrição com desconto é menor que o valor da anuidade para não sócios. Anuidade pode ser paga junto à inscrição ou separadamente. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – América Latina. Participantes de instituições latino-americanas pagam o mesmo valor na inscrição do que os participantes do Brasil. Confira os valores, aqui.

– Apoio e patrocínio. Esta edição virtual do evento oferece estandes virtuais e outras possibilidades para empresas e entidades interessadas em se conectar com a comunidade e exibir seus produtos e serviços. Interessados podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte. Saiba mais.

banner socios newsletter

Oportunidades

– Curso online “Fundamentos de Microscopia Eletrônica de Transmissão Aplicada à Ciência dos Materiais” será ministrado pelo Prof Daniel Ugarte (UNICAMP). O curso é associado a uma disciplina de pós-graduação do IFGW-UNICAMP, mas é aberto a estudantes de todas as instituições. Saiba mais.

– XI Curso do Método Rietveld será realizado online de 5 a 26 de julho deste ano. Saiba mais.

– Vaga de pesquisador em Nanoeletrônica no LNNano-CNPEM. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física e Química de Materiais na Universidade Federal de São João del-Rei. Inscrições até 30 de julho. Saiba mais.

Dicas de leitura

– Pesquisadores da UNESP propõem método para magnetizar material paramagnético sem aplicação de campo magnético externo (Scientific Reports). Saiba mais.

– Equipe com participação de pesquisadores da UFABC desenvolve fios de sutura capazes de liberar fármaco anti-inflamatório de forma controlada ao longo do tempo. Trabalho foi premiado como melhor paper do ano pelo Journal of Drug Delivery Science and Technology. Saiba mais.

– Pesquisadores da UFG desenvolvem nanopartícula magnética capaz de gerar e monitorar calor em terapias térmicas para tratamento localizado do câncer (ACS Applied Nano Materials). Saiba mais.

– Pesquisadores do IQSC-USP desenvolvem método computacional para selecionar materiais bidimensionais promissores para células solares de alto desempenho e fazem uma triagem entre 72 metais de transição dicalcogenados (ACS Applied Energy Materials). Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– VIRTUAL. International Conference on Materials for Humanity (MH 21). 6 a 9 de julho de 2021. Site.

– WEBINAR: Electrochemistry at the Nanoscale: Application to Materials for Energy Storage. Palestrante: Patrice Simon (Université Paul Sabatier). Organização: CINE. 9 de julho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

VIRTUAL. II Workshop Internacional da Pós Graduação em Engenharia Física da UFRPE. 19 e 20 de outubro de 2021. Site.

VIRTUAL. 1° Congresso Fronteiras da Nanociência e Nanotecnologia: avanços realizados por jovens cientistas brasileiros. 27 a 29 de outubro de 2021. Site.

7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 29 de março a 1 de abril de 2022. Site.

XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *