Boletim da SBPMat. 105ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 105. 31 de maio de 2021.

Artigo em Destaque

Uma equipe científica brasileira produziu nanocompósitos de óxido de grafeno e pontos quânticos ultrapequenos cuja resposta elétrica pode ser facilmente ajustada. Descoberta abre possibilidades de desenvolvimento de dispositivos mais sensíveis na área de energia e saúde. Trabalho foi reportado em The Journal of Physical Chemistry C. Saiba mais.

imagem news

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

– Submissões. O XIX B-MRS Meeting recebeu mais de 1.100 resumos de 31 países da América, Europa, Ásia e África, e de todas as regiões do Brasil!

– Datas importantes. As notificações de aprovação, modificação ou rejeição serão enviadas aos autores até 8 de junho. Resumos corrigidos poderão ser ressubmetidos até 21 de junho. A notificação final para esses autores será enviada até 28 de junho.

– Simpósios. Veja a lista de simpósios, aqui.

– Orientações para apresentadores. Já estão disponíveis as instruções para as apresentações orais e de pôster, bem como orientações gerais sobre o evento virtual. Veja aqui.

– Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. A submissão de resumos estendidos para participar dos prêmios pode ser feita após a aprovação do resumo e até 19 de julho. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes, da American Chemical Society, vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. O RSC Award, da Royal Society of Chemistry, premiará os 6 melhores pôsteres com vouchers para compra de livros. Saiba como concorrer aos prêmios, aqui.

– Plenárias e palestra memorial. 8 cientistas de destaque internacional falarão sobre materiais bioinspirados, caracterização de materiais com alto grau de desordem estrutural, supercondutores, tecnologias microfluídicas, bioeletrônica, design inverso, semicondutores orgânicos e nanocompósitos plasmônicos. Veja nomes e bios, títulos e resumos, na página inicial do site.

– Outras atividades. Além das sessões dos simpósios e das plenárias, o evento contará com workshops e paineis de discussão sobre escrita e apresentação de trabalhos científicos; sub-representação de gênero, raça e distribuição geográfica na ciência; perovskitas e indústria fotovoltaica. Saiba mais.

– Inscrição – early registration. Desconto por early registration está disponível até 30 de julho. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – desconto para sócios. A soma dos valores da anuidade de sócio + inscrição com desconto é menor que o valor da anuidade para não sócios. Anuidade pode ser paga junto à inscrição ou separadamente. Confira os valores, aqui.

– Inscrição – América Latina. Participantes de instituições latino-americanas pagam o mesmo valor na inscrição do que os participantes do Brasil. Confira os valores, aqui.

– Apoio e patrocínio. Esta edição virtual do evento oferece estandes virtuais e outras possibilidades para empresas e entidades interessadas em se conectar com a comunidade e exibir seus produtos e serviços. Interessados podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Novidades de Sócios da SBPMat

Prof. Hellmut Eckert (IFSC-USP), sócio da SBPMat, foi homenageado no início de maio com uma edição especial do periódico The Journal of Physical Chemistry C, que rende tributo ao conjunto da sua obra científica na área de ressonância magnética nuclear aplicada a materiais. Saiba mais.

Eckert

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte. Saiba mais.

banner socios newsletter

Ações da SBPMat

– SBPMat subscreveu a carta ao Ministro de CTI, elaborada por entidades que compõem a ICTP.br, solicitando uma série de medidas para a liberação dos recursos do FNDCT. Veja a carta.

– SBPMat e dezenas de entidades endossaram carta da ICTP.Br ao ministro da Economia Paulo Guedes solicitando informações sobre os R$ 5 bilhões adicionais ao orçamento que, segundo ele, foram recebidos pelo MCTI. Saiba mais.

– SBPMat esteve presente no Fórum das Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC, que reuniu virtualmente representantes de 120 sociedades científicas para discutir ações e estratégias para 2021. Representaram a SBPMat a presidente Mônica Cotta e a diretora científica Andrea de Camargo. Veja a notícia.

Oportunidades

– Chamada de projetos colaborativos transnacionais na área de materiais, lançada pela Fapesp e a rede europeia M-ERA NET. Envio de pré-propostas até 15 de junho. Saiba mais.

– Abertas até 10 de junho as inscrições ao prêmio Para Mulheres na Ciência 2021, realizado pela L’Oréal Brasil, Academia Brasileira de Ciências e Unesco. Regulamento foi ajustado nesta edição para permitir maior participação de cientistas que são mães. Saiba mais.

– Inscrições abertas até 30 de junho para mestrado e doutorado em Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais na PUC Rio. Saiba mais.

– Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física na UFRN. Inscrições abertas até 13 de junho. Saiba mais.

– Inscrições abertas até 4 de julho para processo seletivo do mestrado em Física da UDESC. Saiba mais.

– Inscrições abertas até 3 de julho para o processo seletivo do mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados da UFSC – Campus Blumenau. Saiba mais.

– Seleção de bolsistas de iniciação científica (alunos de graduação) para atuar no CNPEM (Campinas, SP). Há muitos projetos na área de materiais. Inscrições abertas até 15 de junho. Saiba mais.

Dicas de leitura

Cientistas sintetizam pela primeira vez folhas bidimensionais de bifenileno, uma rede plana de átomos de carbono com propriedades eletrônicas diferentes das do grafeno (Science). Saiba mais.

– Cientistas batem recorde de resolução na visualização de átomos ao resolverem limitações de técnica desenvolvida em 2018. Solução permite localizar átomos individuais nas 3 dimensões de uma amostra (Science). Saiba mais.

– Materiais contra a escassez de água: cientistas criam microestruturas de hidrogel inspiradas em espinhos de cactos, que coletam água do ar 24 horas por dia (Nature Communications). Saiba mais.

– Cientistas conseguem “ligar” e “desligar” o antiferromagnetismo de um material, abrindo possibilidades de desenvolvimento de memórias mais rápidas, compactas e seguras do que as atuais para armazenamento de dados (Physical Review Letters). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil desenvolvem biossensor de baixo custo baseado em estrutura metalorgânica que permite monitorar a interação entre proteínas, abrindo possibilidades de detecção precisa do câncer e outras doenças (Chemistry of Materials). Saiba mais.

– A Assembleia Geral das Nações Unidas anunciou nesta semana que 2022 será o Ano Internacional do Vidro. A iniciativa visa celebrar a importância social, tecnológica, científica, econômica e artística desse material. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

VIRTUAL. 4th International Conference on Applied Surface Science. 29 a 30 de junho de 2021. Site.

– VIRTUAL. International Conference on Materials for Humanity (MH 21). 6 a 9 de julho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 29 de março a 1 de abril de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *