Boletim da SBPMat. 103ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 103. 31 de março de 2021.

Cientista em Destaque

Entrevista com Cid de Araújo, Professor Emérito da UFPE e um dos pioneiros da Óptica Não Linear no Brasil. O cientista nos contou um pouco da sua trajetória na ciência, ligada à criação do Departamento de Física da UFPE, sem esquecer de comentar seus trabalhos científicos favoritos. No XIX B-MRS Meeting, o professor Cid proferirá a Palestra Memorial Joaquim da Costa Ribeiro. Saiba mais.

cid news

Artigo em Destaque

Em um trabalho feito no Brasil, cientistas conseguiram modificar radicalmente propriedades ópticas de uma nanomembrana semicondutora ao promover seu enrolamento espontâneo, formando um tubo. A descoberta deve ter impacto na engenharia de dispositivos emissores de luz para as comunicações do futuro. O trabalho foi recentemente reportado na ACS Applied Nano Materials. Saiba mais.

artigo news

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

Submissão. O envio de resumos está aberto até 25 de abril. Veja instruções para autores, aqui.

Simpósios. Resumos podem ser submetidos dentro dos 24 simpósios temáticos que compõem o evento, abrangendo os mais diversos materiais, desde o design até as aplicações. Veja a lista de simpósios, aqui.

Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. Saiba como concorrer aos prêmios, aqui.

Plenárias e palestra memorial. 8 cientistas de destaque internacional confirmaram presença no evento. Veja aqui.

Inscrição. Desconto por early registration está disponível até 30 de julho. Sócios ativos da SBPMat pagam valores reduzidos, sendo que o pagamento da anuidade de sócio pode ser feito junto à inscrição ao evento ou separadamente. Confira os valores, aqui.

Apoio e patrocínio. Esta edição virtual do evento oferece diversas possibilidades para empresas e entidades interessadas em se conectar com a comunidade e exibir seus produtos e serviços. Interessados podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte. Entre outros benefícios, o pagamento da anuidade concede importante desconto na inscrição ao XIX B-MRS Meeting (o desconto é maior do que o valor da anuidade). Saiba mais.

banner socios newsletter

Políticas de CTI

– Após intensa mobilização de entidades e comunidade, Congresso derrubou veto do Presidente à lei sobre o FNDCT, conseguindo a proibição do bloqueio de recursos. Saiba mais sobre esta vitória da CTI brasileira e as próximas ameaças aos recursos para a área, aqui.

Dicas de Leitura

– Artigo com participação brasileira apresenta plataforma baseada em nanobastões de ouro que pode ajudar no diagnóstico precoce e tratamento de doenças graves como câncer de pâncreas e Alzheimer (Science). Saiba mais.

– Cientistas revelam que, em perovskitas de halogênios, movimentos da estrutura de átomos são essenciais para entender as propriedades que tornam esses materiais muito atrativos para aplicações na área de energia (Nature Materials). Saiba mais.

– Cientistas desenvolvem lentes de contato de hidrogel polimérico com nanopartículas de ouro que devem ajudar pessoas com daltonismo a distinguir vermelho de verde. Produzidas sem tintas, estas novas lentes seriam mais seguras e efetivas do que as disponíveis no mercado (ACS Nano). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil fabricam filmes de óxido de grafeno altamente condutores usando um método de baixo impacto ambiental e baixo custo, e aplicam o material em sensores para diagnóstico rápido de doenças (Applied Surface Science). Saiba mais.

– Equipe liderada por cientistas do IFSC-USP e de universidade da Nigéria desenvolve nanocompósitos de baixo custo, capazes de descontaminar águas usando a energia do sol. Saiba mais.

– Nova ferramenta computacional de cientometria permite comparar o impacto da produção científica de diferentes autores e avaliar a sua sintonia com os temas “quentes” da sua área. Software foi codesenvolvido pelo Prof Edgar Zanotto, sócio fundador da SBPMat. Saiba mais.

– Notícia na Nature discute resultados de enquete com leitores da revista: 74% querem continuar com conferências científicas virtuais ou híbridas, mesmo quando a pandemia acabar. Entre outras vantagens, o formato online tornou mais acessível a participação. Saiba mais.

Oportunidades

– Edital da UFABC para contratação de professor visitante brasileiro ou estrangeiro em Física da Matéria Condensada, Materiais Avançados e Nanociências, e outras subáreas da Física. Inscrições até 30/04. Saiba mais.

– Bolsas para pesquisa e inovação na UDESC para mestres e doutores com conhecimento em análise de materiais, entre outras áreas. Inscrições até 15/04. Saiba mais.

– Prêmio Para Mulheres na Ciência, da LOréal, Unesco e ABC, está com inscrições abertas até 10 de maio. Na sua 16ª edição, este prêmio para mulheres cientistas do Brasil recentemente doutoradas ajustou o regulamento para contemplar as dificuldades das cientistas que são mães. Saiba mais.

– Estágio no LNLS para estudantes de Engenharia de Materiais, Física, Engenharia Física, Engenharia Mecânica. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

VIRTUAL. V Seminário Brasileiro de Terras Raras. 12 a 14 de abril. Site.

VIRTUAL. 47th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films (ICMCTF). 26 a 30 de abril de 2021. Site.

VIRTUAL. 4th International Conference on Applied Surface Science. 29 a 30 de junho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– 4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 29 de março a 1 de abril de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *