Boletim da SBPMat. 102ª edição.


 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 102. 28 de fevereiro de 2021.

Anuidades SBPMat 2021

Sócios da SBPMat podem encontrar os boletos referentes à anuidade 2021 em suas áreas de sócios, inserindo login e senha no cabeçalho do site. Estudantes e profissionais que ainda não são sócios estão convidados a fazer parte. Entre outros benefícios, o pagamento da anuidade concede importante desconto na inscrição ao XIX B-MRS Meeting (o desconto é maior do que o valor da anuidade). Saiba mais.

banner socios newsletter

Artigo em Destaque

Equipe envolvendo duas univesidades brasileiras e um laboratório dos EUA mediu, pela primeira vez, propriedades ópticas não lineares de um material bidimensional da família dos metais de transição dicalcogênicos, abrindo possibilidades de aplicações. O trabalho foi recentemente reportado na Applied Physics Letters. Saiba mais.

imagem_news

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM 2021 (virtual)

logo_560

Submissão. O envio de resumos abre amanhã, 1º de março, e encerra em 25 de abril. Veja instruções para autores, aqui.

Simpósios. Resumos podem ser submetidos dentro dos 24 simpósios temáticos que compõem o evento, abrangendo os mais diversos materiais, desde o design até as aplicações. Veja a lista de simpósios, aqui.

Prêmios para estudantes de graduação e pós-graduação. Os Bernhard Gross Awards, da SBPMat, distinguirão o melhor pôster e melhor oral de cada simpósio. Os ACS Publications Prizes vão outorgar prêmios em dinheiro aos melhores trabalhos de todo o evento. Saiba como concorrer aos prêmios, aqui.

Plenárias e palestra memorial. 8 cientistas de destaque internacional confirmaram presença no evento. Veja aqui.

Inscrição. Desconto por early registration está disponível até 30 de julho. Sócios ativos da SBPMat pagam valores reduzidos, sendo que o pagamento da anuidade de sócio pode ser feito junto à inscrição ao evento ou separadamente. Confira os valores, aqui.

Apoio e patrocínio. Esta edição virtual do evento oferece diversas possibilidades para empresas e entidades interessadas em se conectar com a comunidade e exibir seus produtos e serviços. Interessados podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/19encontro/

Lives & Webinars

sbpmat-Lives-logo_560

– Ciclo de lives sobre empreendedorismo na ciência!

6 bate-papos com empreendedores que criaram startups/ empresas no segmento de materiais e nanotecnologia, com produtos como nanoativos para cosméticos, materiais antimicrobianos, nanofertilizantes e células solares flexíveis.

– Lives ocorrem ao longo do mês de março.

– As inscrições (gratuitas) estão abertas.

– Informações e inscrições: https://www.sbpmat.org.br/pt/lives-webinars/

Ações da SBPMat

– SBPMat se soma a mais de 100 entidades do Brasil em manifesto, pedindo que o Senado retire de pauta a PEC 186, também chamada PEC Emergencial, que propõe a desvinculação dos recursos obrigatórios para saúde e educação do Orçamento Geral da União. Veja o manifesto.

– SBPMat apoia petição pela derrubada dos vetos do Presidente Bolsonaro à lei sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que conta com mais de 120 mil assinaturas até o momento. Os vetos atentam contra a liberação de recursos para CTI. Abaixo-assinado ainda está aberto. Assine a petição.

– Mulheres da Diretoria e dos University Chapters da SBPMat gravaram mensagens para a comunidade no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Veja os vídeos de: Profa. Mônica Cotta (presidente da SBPMat), Profa. Andrea de Camargo (diretora científica da SBPMat), Karolyne Silva (presidente do UC-UFPE) e Nayrim Guerra (presidente do UC-RS).

Novidades de Sócios da SBPMat

– Os sócios da SBPMat Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP) e Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP) participaram de edição da BandNews DOCs sobre Nanotecnologia. Veja aqui.

Políticas de CTI

– Senado aprovou, por unanimidade, o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (PLP 146/2019), que traz medidas de estímulo à criação de empresas de inovação e estabelece incentivos para quem investir nessas empresas. Saiba mais.

Dicas de Leitura

– Trabalho de equipe com grande participação brasileira, liderada pelo Prof Ado Jorio (UFMG), ajuda a elucidar a supercondutividade do grafeno bicamada rodado (twisted) a partir do uso do nanoscópio – instrumento desenvolvido na UFMG e Inmetro, capaz de revelar informações sobre materiais 2D que antes não podiam ser alcançadas por métodos experimentais nem teóricos (capa da Nature). Saiba mais.

– Cientistas desenvolvem filtro de TNT para máscaras usando plástico biodegradável revestido com nanopartículas de quitosana. Novo filtro tem alta eficiência, é reutilizável e não contamina o ambiente quando descartado (Advanced Science). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil estudam interações entre membranas celulares e nanopartículas, abrindo possibilidades para o design de nanofármacos dentro de uma abordagem personalizada da medicina (Materials Today Communications). Saiba mais.

– Pesquisadores do Brasil desenvolvem método de síntese de tungstato de prata que pode ser levado à escala industrial, visando à produção de compósitos com ação antimicrobiana. Saiba mais.

Oportunidades

– Programa da Finep para aceleração e premiação de startups de todas as regiões do Brasil lideradas por mulheres. Chamada aberta até 08/03. Saiba mais.

– Processo seletivo para doutorado em Materiais na UFG-Catalão (UFCAT). Inscrições até 05/03. Saiba mais.

– Mestrado acadêmico em Nanociência, Processos e Materiais Avançados da UFSC – Blumenau. Inscrições até 19/03. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

– VIRTUAL. Empreendedorismo na ciência: do laboratório ao mercado. Bate-papos com empreendedores. Lives & Webinars da SBPMat. 8 a 24 de março de 2021. Site.

VIRTUAL. IV Escola de Verão do PPGCET/UFCAT. 15 a 18 de março. Flyer.

VIRTUAL. II MultiMat (encontro de programas de pós-graduação em materiais da região Sul). 15 a 19 de março de 2021. Site.

VIRTUAL. V Seminário Brasileiro de Terras Raras. 12 a 14 de abril. Site.

VIRTUAL. 47th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films (ICMCTF). 26 a 30 de abril de 2021. Site.

4th International Conference on Applied Surface Science. Barcelona (Espanha). 28 de junho a 1 de julho de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

VIRTUAL. XIX B-MRS Meeting (Encontro da SBPMat) + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Site.

– 7th International Polysaccharide Conference (EPNOE 2021). Nantes (França). 11 a 15 de outubro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *