Boletim da SBPMat. 100ª edição. Especial final de ano.


 

 

logo header 400

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 100. 22 de dezembro de 2020.

boas festas sbpmat

Mensagem de Final de Ano da SBPMat

O ano de 2020 ficará sem dúvida marcado com tristeza em nossas vidas pela pandemia de Covid-19, que alterou violentamente nosso cotidiano, impôs perdas trágicas para muitos de nós e deu maior espaço a políticas negacionistas, reforçando a sensação de “nonsense” que vivenciamos na sociedade atual.

Porém, ao mesmo tempo, foi em 2020 que a Ciência se mostrou mais uma vez um porto seguro, apontando alternativas e estratégias de combate a esta terrível doença, ao mesmo tempo que, em tempo recorde, decodificava o genoma do vírus e fabricava vacinas com alta eficácia. Os pesquisadores brasileiros fizeram parte ativa da construção desta cadeia de conhecimento, enquanto lutavam, de forma resiliente, contra ameaças à estrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país. A comunidade de materiais não poderia se abster em momento tão crítico e, por isso, rapidamente, adaptou pesquisas em biossensores, nanopartículas carreadoras de fármacos, materiais com propriedades virucidas etc. para o combate ao SARS-CoV-2.

Em 2020 a SBPMat também teve que se reinventar. Com o adiamento de seu encontro anual devido à crise sanitária, a plataforma virtual foi nossa forma de comunicação. E a comunidade respondeu! Com presença marcante nos webinários e eventos online, e participando das ações de conscientização para manter a infraestrutura de CT&I do país aliada ao nosso recurso mais precioso para o futuro, os jovens doutores e estudantes de graduação e pós-graduação. A garra e motivação que os estudantes em nossos University Chapters exibem em suas atividades nos traz a certeza que há uma luz no final do túnel para o Brasil.

E que venha 2021! Estaremos a postos, munidos dos poderosos recursos da Ciência, para construir um ano melhor, com mais saúde e condições de vida dignas para os cidadãos brasileiros.

Um excelente final de ano a todos – na medida do possível e observando todos os cuidados necessários. 🙂

Diretoria da SBPMat

Ações da SBPMat

– SBPMat se une à SBPC e à ONG Ação da Cidadania para apoiar a campanha “Natal Sem Fome”, e convida a comunidade a participar. Saiba como doar.

– SBPMat, junto a mais de 60 entidades, subscreveu a carta aberta ao governador de Minas Gerais defendendo a execução da totalidade dos recursos destinados à FAPEMIG em 2021 (1% das receitas líquidas correntes do Estado). Saiba mais.

Novidades de Sócios SBPMat

– Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP), ex-presidente da SBPMat, foi eleito vice-presidente da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais (IUMRS). Saiba mais. O sócio também foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Saiba mais.

– Profa. Andrea S. S. de Camargo (IFSC-USP), sócia e diretora científica da SBPMat, foi nomeada editora do Journal of Materials Science (Springer). Saiba mais.

– Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), sócia da SBPMat, assumiu o cargo de diretora geral do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). Saiba mais.

Comunidade

– Homenagem à Profa. Reiko Sato Turtelli (UNICAMP), falecida em 14 de dezembro, em texto do Prof. Marcelo Knobel (Reitor da UNICAMP), sócio da SBPMat, e do pesquisador João Paulo Sinnecker (CBPF). Veja aqui.

Dicas de Leitura

– Cientistas conseguem melhorar o desempenho de baterias baseadas em magnésio (alternativa às de lítio) ao desenvolver material para o cátodo e nova solução para o eletrólito (Nature Energy). Saiba mais.

– Pesquisadores do CNPEM desenvolvem espuma de nanocelulose e látex de borracha natural que pode ser usada para retirar óleo e solventes de águas contaminadas (capa da ACS Applied Nano Materials). Saiba mais.

Cientistas do Brasil conseguem vencer a tendência dos átomos de ouro a se aglomerarem e produzem material bidimensional com átomos de ouro na superfície, separados entre si. Novidade abre possibilidades em eletrônica e muitas outras áreas (Science Advances). Saiba mais.

Oportunidades

– Pós-doutorado com bolsa FAPESP em estruturas de domínios em materiais ferroicos na UFSCar. Saiba mais.

– Pós-doutorado com bolsa FAPESP em materiais ferroicos para conversão de energia e piezofotônica na UFSCar. Saiba mais.

Agenda de eventos presenciais e online

ONLINE. II Fronteiras em Eletroquímica e Eletroanalítica: avanços realizados por jovens mulheres cientistas. 11 e 12 de fevereiro de 2021. Site.

4th International Conference on Applied Surface Science. Barcelona (Espanha). 28 de junho a 1 de julho de 2021. Site.

4th Workshop on Coated Tools & Multifunctional Thin Films. Campinas, SP (Brasil). 20 a 23 de julho de 2021. Site.

XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM (International Conference on Electronic Materials). Foz do Iguaçu, PR (Brasil). 29 de agosto a 2 de setembro de 2021. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces. Bento Gonçalves, RS (Brasil). 3 a 5 de novembro de 2021. Site.

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *