Acesso às revistas da RSC e ACS: carta enviada à presidência da CAPES.


[Carta enviada em 24 de janeiro deste ano à Profa. Mercedes Maria da Cunha Bustamante, presidente da CAPES naquele momento, e à Profa. Denise Pires de Carvalho, atual presidente da CAPES, no dia 14 de fevereiro]

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) expressa sua grande preocupação com a perda de acesso às revistas científicas da editora American Chemical Society (ACS) a partir do início de 2024 e da restrição de acesso aos periódicos da editora Royal Society of Chemistry (RSC) em 2023, em decorrência de não ter sido realizada a renovação da assinatura dentro do Portal Periódicos da CAPES.

O acesso às publicações científicas destas renomadas editoras é fundamental para a realização de pesquisas na fronteira do conhecimento nas mais variadas áreas, em especial na área de materiais, que é altamente interdisciplinar e aplicada, envolvendo física, química, biologia, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias entre outras.

A impossibilidade de acesso compromete a qualidade e atualidade das pesquisas realizadas, impactando na formação de estudantes de graduação e pós-graduação, além de comprometer a excelência do desenvolvimento científico e produção científica do país.

Desse modo, entendemos que a descontinuidade da assinatura das revistas editadas pela ACS e RSC trará um prejuízo imenso aos pesquisadores brasileiros e colaborações científicas internacionais, sendo fundamental a manutenção do acesso a essas revistas.

Certo de sua compreensão acerca desse anseio da comunidade científica do país, contamos com o importante apoio da Capes às pós-graduações e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ivan H. Bechtold

Presidente da SBPMat


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *