Acesso aos periódicos científicos: ACS e CAPES assinam acordo “Read + Publish”.


Ontem, dia 27 de fevereiro, a CAPES e a American Chemical Society (ACS) anunciaram a assinatura de um novo acordo, do tipo “Read + Publish“.

O contrato inclui o acesso completo às revistas científicas da ACS por meio do Portal de Periódicos da CAPES, o qual tinha sido interrompido no final do ano passado. O acordo também inclui a possibilidade, para os pesquisadores de instituições brasileiras, de publicarem seus artigos nos periódicos da ACS em formato open access sem qualquer custo. Além disso, a partir deste acordo, mais instituições terão acesso aos conteúdos da ACS.

Saiba mais sobre o acordo na nota conjunta da CAPES e da ACS à comunidade científica brasileira.

Para a SBPMat e a comunidade brasileira de pesquisa em Materiais, trata-se de uma importante conquista dentro do problema da perda de acesso a periódicos científicos no Portal da CAPES, no qual os periódicos da Royal Society of Chemistry (RSC) permanecem sem acesso desde agosto de 2022 e os da American Physical Society (APS), desde fevereiro de 2024.

Neste processo, as diretorias atual e anterior da SBPMat têm tido ativa participação mediante o envio de cartas às sucessivas presidentes da CAPES, entre outras ações.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *