Histórico

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) foi criada em assembleia geral de constituição (veja ata de constituição) no dia 26 de junho de 2001, culminando um processo de gênese de três anos de duração, que foi conduzido pelo professor Guillermo Solórzano (PUC-Rio) junto a um grupo de físicos, engenheiros e químicos de diversas instituições brasileiras.

Um dos primeiros marcos desse processo foi um evento pan-americano sobre pesquisa, tecnologia e educação em Materiais, organizado pela National Science Foundation (NSF) junto a instituições de ciência e tecnologia da Argentina, Brasil e Chile, e realizado no Rio de Janeiro em junho de 1998. Nesse workshop, ficou evidente para alguns pesquisadores do Brasil que a comunidade nacional de Materiais precisava de uma sociedade científica de caráter multidisciplinar que a representasse. Nesse momento já havia uma série de associações e eventos da área, mas eles eram setoriais ou monodisciplinares.

No início do ano 2000, começaram as conversas e trocas de mensagens eletrônicas sobre a criação de uma sociedade brasileira de pesquisa em Materiais e, em seguida, ao longo desse ano, um núcleo de pesquisadores se encarregou de apresentar pessoalmente a proposta de fundação da sociedade em uma série de dez eventos e reuniões realizados em diversas cidades do Brasil. No final dessa campanha, a fundação de uma sociedade multidisciplinar de Materiais contava com centenas de adesões – e algumas poucas oposições.

No final desse ano de 2000, formou-se a Comissão Interdisciplinar de Materiais, constituída por pesquisadores de peso atuantes no Brasil, dedicada a continuar avançando na criação da sociedade.

Em julho de 2002, seis meses após a sua fundação formal, a SBPMat realizava no Rio de Janeiro seu encontro inaugural com um formato inédito no país, baseado em simpósios temáticos, o qual se mantém até o presente. A primeira edição do evento, que contou com cerca de 400 participantes, já demonstrava duas características almejadas: a interação entre diferentes áreas do conhecimento, e entre cientistas e sociedades científicas de diversos países do mundo. Desde então, o encontro tem sido realizado uma vez por ano em diversas cidades do Brasil. Nas últimas edições, contou com mais de 1.500 participantes.

Além da organização do encontro anual e de outros eventos internacionais, a SBPMat tem realizado outras ações do interesse da comunidade de Materiais e da sociedade em geral. Em 2012, lançou o Boletim da SBPMat, um boletim eletrônico mensal dedicado à divulgação da ciência e tecnologia de Materiais, com foco na comunidade brasileira. A sociedade também mantém canais em mídias sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Slideshare). Em 2014, criou o programa University Chapters da SBPMat, que promove a formação de equipes de estudantes formalmente vinculadas à SBPMat para desenvolverem atividades complementares a sua formação universitária. No mesmo ano, a sociedade elaborou, junto ao Institute of Physics, o documento Science Impact, um panorama sobre a pesquisa em materiais no Brasil apresentado no formato de revista em língua inglesa e disponível em versão digital e impressa.

Saiba mais sobre a história da SBPMat:

  • Reportagem “História da SBPMat: concepção e gestação”, elaborada com base em documentos e entrevistas com alguns dos fundadores. Aqui.
  • Entrevista com Guillermo Solórzano sobre a gênese da SBPMat. Aqui.
  • Ata da assembleia de constituição da SBPMat, de junho de 2001. Aqui.
  • Reportagem sobre o I Encontro da SBPMat. Aqui.
  • Histórico das diretorias da SBPMat, de 2001 até a gestão atual. Aqui.
  • Entrevistas com ex-presidentes da SBPMat sobre suas gestões: Guillermo Solórzano, Elson Longo, Fernando Lázaro Freire Junior, José Arana Varela e Roberto Mendonça Faria.