Diretorias e conselhos

Biênio 2024 – 2025

Presidente:

Ivan Helmuth Bechtold (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotrópicos (LOOSA). Atua no estudo de sistemas orgânicos e híbridos voltados para aplicações em dispositivos optoeletrônicos como OLEDs , OFETs, OPVs e biossensores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Bacharel em Física pela UFSC (1997), com mestrado (2000) e doutorado em Física (2004) pela USP. Na SBPMat, foi diretor científico (2019 a 2021) e financeiro (2022 a 2023). Representante da Sociedade Iberoamericana de Fluidos Complexos na Sociedade Internacional de Cristais Líquidos (ILCS) no período 2020 – 2024. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC de 2015 a 2021.

Diretora de Administração, Finanças e Patrimônio:

Iêda Maria Garcia dos Santos (Universidade Federal da Paraíba). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na síntese de óxidos por métodos químicos e sua aplicação em processos de catálise para produção de combustíveis e remediação ambiental por fotocatálise, com foco em contaminantes emergentes. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1C. Engenheira de materiais (1994) com mestrado (1997) e doutorado (2000) em Química pela UFSCar. É membro, no CNPq, do Comitê de Assessoramento de Engenharia de Minas e de Metalúrgica e Materiais. Na SBPMat, cumpriu cinco mandatos como diretora científica e um como diretora financeira, além de coordenar o XII B-MRS Meeting, realizado em João Pessoa em 2013.

Diretores Científicos:

Edson Cavalcanti da Silva Filho (Universidade Federal do Piauí). Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenador do Laboratório de Ecobiomateriais. Atua na área de polímeros naturais (polissacarídeos), principalmente dos biomas caatinga e cerrado, para aplicações na área ambiental, agricultura e saúde. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1D. Graduado em Química pela UEPB (2003) com mestrado em Química pela UFPB (2005) e doutorado em Química (2008) pela Unicamp. É coordenador adjunto de programas acadêmicos na Área de Materiais na Capes. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais da UFPI de dezembro de 2012 a dezembro de 2016.

Ingrid Távora Weber (Universidade de Brasília). Professora associada da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química e coordenadora do Laboratório de Inorgânica e Materiais. Atua na área de materiais luminescentes e fotoativos para aplicações ambientais e forenses. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2. Bacharel em Química UFPE (1997) com mestrado em Química (1999) e doutorado em Química (2002) pela UFSCar. Na UnB, é membro do Laboratório de pesquisa em Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (LUDEQ). Foi professora adjunta na UFPE entre 2006 e 2010.

Lucas Fugikawa Santos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Professor associado da UNESP – campus de Rio Claro, chefe do Departamento de Física e pesquisador associado do Centro de Estudos Ambientais (CEA). Atua no desenvolvimento e caracterização elétrica de dispositivos eletrônicos, optoeletrônicos e sensores de semicondutores orgânicos, condutores iônicos, óxidos metálicos e compostos de carbono. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2. Bacharel em Física (1995) com mestrado (1998) e doutorado (2003) em Física Aplicada pelo IFSC-USP. Coordenador (chairman) do XXII B-MRS Meeting (Santos, 2024).

Lucimara Stolz Roman (Universidade Federal do Paraná). Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade e fundadora do grupo de Dispositivos Nanoestruturados (DiNE). Estuda as propriedades de materiais orgânicos, óxidos e nanoestruturas de carbono com potencial de uso em células solares e sensores. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1B. Bacharel (1994) e mestre (1996) em Física pela UFPR com doutorado em Física Aplicada pela Universidade de Linköping (Suécia) em parceria com a empresa Thin Film Electronics (2000). Membro do Comitê de Assessoramento de Física e Astronomia do CNPq. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR de 2013 a 2017. Na SBPMat, foi coordenadora XX B-MRS Meeting (Foz do Iguaçu, 2022).

Rubem Luis Sommer (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), coordenador do LABNANO e do Laboratório de Magnetismo Aplicado. Atua na área de materiais e dispositivos magnéticos nanoestruturados, comportamento de materiais sob campos eletromagnéticos na faixa de microondas e aplicações de magnetismo e materiais magnéticos no setor de óleo e gás. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1C. É bacharel e mestre em Física e doutor em Física Experimental pela UFRGS. Foi docente da PUC-RS (1987-1990) e da UFSM (1990-2005). Na SBPMat, já atuou como diretor financeiro em três oportunidades (de 2016 a 2021) e também como diretor científico (2022 a 2023).

Conselho:

Conselheiros titulares – mandato 2024-2028: Douglas S. Galvao (UNICAMP), José Antonio Eiras (UFSCAR), Luiza Amim Mercante (UFBA).

Conselheiros suplentes – mandato 2024-2028: Carlos Roberto Grandini (UNESP/Bauru), Bartolomeu Cruz Viana Neto (UFPI), Sydney Ferreira Santos (UFABC).

Conselheiros titulares – mandato 2022-2026: Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), Prof. Elson Longo (UFSCar).

Conselheiros suplentes – mandato 2022-2026: Prof. Pedro Augusto de Paula Nascente (UFSCar), Prof. Julio Ricardo Sambrano (UNESP).


Biênio 2022 – 2023 (até janeiro 2024)

Presidente: Profa. Mônica Alonso Cotta (IFGW/UNICAMP – SP).

Diretor de Administração, Finanças e Patrimônio: Prof. Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física, UFSC – SC).

Diretores Científicos: Profa. Andrea S. S. de Camargo (Instituto de Física de São Carlos, USP – SP), Profa. Angela Burlamaqui Klautau (Centro de Ciências Exatas e Naturais, UFPA – PA), Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB – PB), Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Conselheiros titulares – mandato 2022-2026:  Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), Prof. Elson Longo (UFSCar).

Conselheiros suplentes – mandato 2022-2026: Prof. Pedro Augusto de Paula Nascente (UFSCar), Prof. Julio Ricardo Sambrano (UNESP).


Biênio 2020 – 2021 (até fevereiro de 2022)

Presidente: Profa. Mônica Alonso Cotta (IFGW/UNICAMP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Profa. Andrea S. S. de Camargo (Instituto de Física de São Carlos, USP – SP), Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB – PB), Prof. Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física, UFSC – SC), Prof. Newton Martins Barbosa Neto (Instituto de Ciências Exatas e Naturais, UFPA – PA).

Conselheiros titulares – mandato 2020-2024: Prof. Carlos Alejandro Figueroa (UCS), Prof. José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCar), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC-USP).

Conselheiros suplentes – mandato 2020-2024:  Prof. Manuel Henrique Lente (UNIFESP), Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima (CTA), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP).


Biênio 2018 – 2019 (até fevereiro de 2020)

Presidente: Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos/USP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Prof. Daniel Eduardo Weibel (Instituto de Química/UFRGS – RS), Profa. Glaura Goulart Silva (Depto. de Química/UFMG e Centro de Tecnologia em Nanomateriais – MG), Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB), Profa. Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física Gleb Wataghin/UNICAMP – SP).


Biênio 2016 – 2017

Presidente: Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos/USP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Prof. Daniel Eduardo Weibel (Instituto de Química/UFRGS – RS), Profa. Glaura Goulart Silva (Depto. de Química/UFMG e Centro de Tecnologia em Nanotubos – MG), Profa. Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física Gleb Wataghin/UNICAMP – SP), Prof. Rodrigo Fernando Bianchi (Depto. de Física/UFOP – MG).

Conselheiros titulares – mandato 2014-2018: José Alberto Giacometti (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCAR, SP), Antonio José Felix de Carvalho (Escola de Engenharia de São Carlos, USP, SP), Ubirajara Pereira Rodrigues Filho (Instituto de Química de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros suplentes – mandato 2014/2016 -2018: Neri Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP, SP), Manuel Henrique Lente (Instituto de Ciência e Tecnologia, UNIFESP campus São José dos Campos, SP), Milton Sergio Fernandes de Lima (Divisão de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP).

Conselheiros – mandato 2016 – 2020. Titular: Profa. Ana Flavia Nogueira (Instituto de Química, UNICAMP, SP). Suplente: Prof. Carlos Roberto Grandini (Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, UNESP, SP).


Biênio 2014 – 2015

Presidente: Prof. Roberto Mendonça Faria (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Diretora administrativa: Prof. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB).

Diretor financeiro: Prof. Marco Cremona (Departamento de Física, PUC-Rio, RJ).

Diretores científicos: Prof. André Avelino Pasa (Departamento de Física, UFSC, SC); atribuição: relação com as empresas; Prof. Julio Ricardo Sambrano (Faculdade de Ciências, UNESP, SP), atribuição: divulgação; Prof. Maria Aparecida Zaghete (Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química UNESP – Araraquara, SP), atribuição: internacionalização; Prof. Rodrigo Fernando Bianchi (Departamento de Física, UFOP, MG), atribuição: seções universitárias (university chapters).

Conselheiros Titulares (mandato 2012-2016): Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima ( Departamento de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP), Prof. Elson Longo (Instituto de Química, UNESP-Araraquara), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2012-2016): Prof. Renato de Figueiredo Jardim (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), Prof. Marcelo Ornaghi Orlandi (Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP), Prof. Aloisio Nelmo Klein (Depto. de Eng. Mecânica ,Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC)

Conselheiros Titulares (mandato 2014-2018): José Alberto Giacometti (Depto. de Física e Ciência dos Materiais, USP, SP), José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCAR, SP), Antonio José Felix de Carvalho (Escola de Engenharia de São Carlos, USP), Ubirajara Pereira Rodrigues Filho (Instituto de Química de São Carlos, USP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2014-2018): Neri Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP, SP)


Biênio 2012 – 2013

Presidente: Prof. Roberto Mendonça Faria (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP)

Diretor Administrativo: Prof. Reginaldo Muccillo (Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais, IPEN, SP)

Diretor Financeiro: Prof. Fernando Lazaro Freire Junior (Departamento de Física, PUC-Rio)

Diretores Científicos: Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB), Prof. Paulo Fernando Papaleo Fichtner (Depto de Metalurgia, UFRGS), Prof. Carlos Frederico de Oliveira Graeff (Departamento de Física, UNESP-Bauru), Prof. Waldemar Augusto de Almeida Macedo (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, MG).

Conselheiros Titulares (mandato 2010-2014): Prof. Aldo Felix Craievich  (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Ivan Guillermo Solorzano (Depto de Materiais, PUC-Rio), Profa. Elisa Maria Baggio Saitovitch (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, RJ), Prof. Julio Ricardo Sambrano (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2010-2014): Prof. José Alberto Giacometti (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP)

Conselheiros Titulares (mandato 2012-2016): Prof. Marco Cremona (Departamento de Física, PUC-Rio), Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima ( Departamento de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP), Prof. Elson Longo (Instituto de Química, UNESP-Araraquara), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2012-2016): Prof. Renato de Figueiredo Jardim (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), Prof. Marcelo Ornaghi Orlandi (Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP), Prof. Aloisio Nelmo Klein ((Depto. de Eng. Mecânica ,Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC)


Gestão 2010-2011

Presidente: José Arana Varela
Diretor financeiro: Antonio Carlos Hernandes
Diretor administrativo: Sérgio de Souza Camargo Filho
Diretores científicos: Aloísio Nelmo Klein, Dulce Maria de Araújo Melo, Renato de Figueiredo Jardim, Waldemar Augusto de Almeida Macedo


Gestão 2008 – 2009

Presidente: Fernando Lázaro Freire Júnior
Diretor financeiro: Sérgio de Souza Camargo Júnior
Diretor administrativo: Osvaldo Novais de Oliveira Júnior
Diretores científicos: Aldo Felix Craievetich, Paulo Fernando Papaleo Fichtner, Antonio Eduardo Martinelli, Margareth Spangler Andrade


Gestão 2006-2007

Presidente: Fernando Lázaro Freire Júnior
Diretora financeira: Glória Dulce de Almeida Soares
Diretor administrativo: Osvaldo Novais de Oliveira Júnior
Diretores científicos: Aldo Felix Craievetich, Paulo Fernando Papaleo Fichtner


Gestão 2004 – 2005

Presidente: Elson Longo
Diretor administrativo: Roberto Mendonça Faria
Diretor financeiro: José Arana Varela
Diretores científicos: Aloísio Klein, Dulce Maria Melo, Fernando Lázaro Freire Júnior, Wander Vasconcelos


Diretoria fundadora (eleita em 26/06/2001, na Assembleia Geral de Constituição)

Presidente: Ivan Guillermo Sólorzano Naranjo
Diretoria: Fernando Lázaro Freire Júnior, José Arana Varela, Roberto Cerrini Villas Boas, Elisa Maria Baggio Saitovich, Moni Behar