Diretorias e conselhos


Biênio 2022 – 2023

Presidente:

Imagem1Profa. Mônica Alonso Cotta (IFGW/UNICAMP – SP). Bacharel (1984), mestre (1987) e doutora (1991) em Física pela UNICAMP, com pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (EUA). Professora titular e diretora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da UNICAMP. Editora executiva da revista ACS Applied Nano Materials. Coordena o Laboratório de Nano e Biossistemas. Suas áreas de atuação incluem o estudo avançado de nanomateriais semicondutores, fabricação de dispositivos sensores e aplicações de microscopia ao estudo de biomateriais e biossistemas. É pesquisadora 1C do CNPq. Foi organizadora de vários eventos científicos, nacionais e internacionais, entre eles, encontros da Materials Research Society (EUA), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da SBPMat (coordenadora do XV Encontro da SBPMat – Campinas). Foi membro da comissão de relações de gênero da SBF. Cumpriu dois mandatos como diretora científica da SBPMat, entre 2016 e 2020, e um mandato como presidente. Seus hobbies: cozinhar algo especial no final de semana, ler (principalmente divulgação científica, ficção científica e mistério), assistir filmes no cinema e na TV e ver séries dos serviços de streaming.

Diretor de Administração, Finanças e Patrimônio:

Imagem2Prof. Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física, UFSC – SC). Bacharel em Física (1997) pela UFSC. Mestre (2000) e doutor (2004) em Física pela USP, com pós-doutorado na Technische Universität Darmstadt (Alemanha). Professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotrópicos. As suas linhas de pesquisa estão direcionadas para o estudo de sistemas orgânicos e híbridos voltados para aplicações em dispositivos optoeletrônicos como OLEDs, OFETs, OPVs e biossensores. É pesquisador 1D do CNPq. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC de 2015 a 2021. Coordenou o XVIII Encontro da SBPMat em Balneário Camboriú. Nas horas vagas gosta do convívio familiar, cozinhar e apreciar uma boa cerveja.

 

Diretores Científicos:

Imagem3Profa. Andrea S. S. de Camargo (Instituto de Física de São Carlos, USP – SP). Bacharel em Química (1996) e mestre em Química Inorgânica (1999) pela UNESP, e doutora em Física Aplicada (2003) pela USP. Professora associada do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Atua no desenvolvimento, otimização e caracterização de materiais ópticos e luminescentes para aplicações lasers, dispositivos luminescentes, biofotônica, células solares e sensores. Pesquisadora 1C do CNPq. Vencedora do Prêmio L´ORÉAL-UNESCO-ABC For Women in Science em 2007. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2013). Fellow da Fundação Alexander von Humboldt e Ambassador Scientist da mesma no Brasil (2020-2023). É editora do Journal of Materials Science e participa da organização de vários eventos científicos na área de materiais, bem como para promoção das mulheres nas ciências, com destaque para o World Forum for Women in Science – Brazil 2020. Integrou o grupo de trabalho sobre questões de gênero na Sociedade Brasileira de Física. É mãe de Pedro e Lukas Eckert e tem como hobby a degustação e apreciação de bons vinhos.

Imagem5Profa. Angela Burlamaqui Klautau (Centro de Ciências Exatas e Naturais, UFPA – PA). Bacharel (1991), mestre (1995) e doutora (2000) em Física pela USP. Professora titular da UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA. É coordenadora do Laboratório de Nanociência e Nanotecnologia da Amazônia. Atua principalmente nos seguintes temas: cálculo de estrutura eletrônica, propriedades magnéticas de nanoestruturas e dinâmica de spin, utilizando métodos de primeiros princípios baseados na Teoria do Funcional da Densidade e simulações de dinâmica de spin atomística. É pesquisadora nível 2 do CNPq.

Imagem4Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN). Bacharel em Física (1988) e mestre em Tecnologia Nuclear (1991) pela USP. Doutor em Engenharia de Materiais e Metalúrgica (1996) pela McGill University (Canadá). Professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN. Exerce o segundo mandato como Coordenador da Área de Materiais na CAPES. É editor associado da Revista Cerâmica. Atua em pesquisa na área de materiais cerâmicos, principalmente cimentos e compósitos, e interfaces metal-cerâmica. É pesquisador 1C do CNPq. Foi coordenador do XVII Encontro da SBPMat – Natal e quatro vezes diretor científico da Sociedade.

Imagem6Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB – PB). Engenheira de Materiais (1994), mestre (1997) e doutora (2000) em Química pela UFSCar, com pós-doutorado na University of Aberdeen (Reino Unido). Professora titular do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde coordena o Laboratório de Combustíveis e Materiais. Atua na síntese de óxidos e sua aplicação em processos de catálise para produção de combustíveis e remediação ambiental. Pesquisadora 1C do CNPq. Também pesquisa a oxidação do biodiesel durante seu armazenamento. Foi coordenadora do XII Encontro da SBPMat  – João Pessoa e membro da diretora da SBPMat em quatro oportunidades.

Imagem7Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ). Bacharel (1982), mestre (1986) e doutor (1992) em Física pela UFRGS, com pós-doutorado na Johns Hopkins University (EUA) (1994-1996). Pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde coordena o Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia (LABNANO) e o Laboratório de Magnetismo Aplicado. Foi docente da PUC-RS (1987-1990) e da UFSM (1990-2005). Atua em pesquisa de materiais e dispositivos magnéticos nanoestruturados, comportamento de materiais sob campos eletromagnéticos na faixa de microondas e aplicações de magnetismo e materiais magnéticos no setor de óleo e gás. Pesquisador 1D do CNPq. Cumpriu três mandatos consecutivos como diretor de administração, finanças e patrimônio da SBPMat. Organizou vários eventos e conferências em magnetismo, nanomateriais e nanodispositivos. É um dos coordenadores do Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia. Audiófilo e gourmet, nas horas vagas cozinha e ouve e toca música.

Conselheiros titulares – mandato 2022-2026:  Profa. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), Prof. Elson Longo (UFSCar).

Conselheiros suplentes – mandato 2022-2026: Prof. Pedro Augusto de Paula Nascente (UFSCar), Prof. Julio Ricardo Sambrano (UNESP).

Conselheiros titulares – mandato 2020-2024: Prof. Carlos Alejandro Figueroa (UCS), Prof. José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCar), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC-USP).

Conselheiros suplentes – mandato 2020-2024:  Prof. Manuel Henrique Lente (UNIFESP), Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima (CTA), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP).


Biênio 2020 – 2021 (até fevereiro de 2022)

Presidente: Profa. Mônica Alonso Cotta (IFGW/UNICAMP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Profa. Andrea S. S. de Camargo (Instituto de Física de São Carlos, USP – SP), Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB – PB), Prof. Ivan Helmuth Bechtold (Departamento de Física, UFSC – SC), Prof. Newton Martins Barbosa Neto (Instituto de Ciências Exatas e Naturais, UFPA – PA).

Conselheiros titulares – mandato 2020-2024: Prof. Carlos Alejandro Figueroa (UCS), Prof. José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCar), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC-USP).

Conselheiros suplentes – mandato 2020-2024:  Prof. Manuel Henrique Lente (UNIFESP), Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima (CTA), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC-USP).


Biênio 2018 – 2019 (até fevereiro de 2020)

Presidente: Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos/USP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Prof. Daniel Eduardo Weibel (Instituto de Química/UFRGS – RS), Profa. Glaura Goulart Silva (Depto. de Química/UFMG e Centro de Tecnologia em Nanomateriais – MG), Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB), Profa. Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física Gleb Wataghin/UNICAMP – SP).


Biênio 2016 – 2017

Presidente: Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos/USP – SP).

Diretor de administração, finanças e patrimônio: Prof. Rubem Luis Sommer (CBPF/MCT – RJ).

Diretores científicos: Prof. Antonio Eduardo Martinelli (Depto. de Engenharia de Materiais/UFRN – RN), Prof. Daniel Eduardo Weibel (Instituto de Química/UFRGS – RS), Profa. Glaura Goulart Silva (Depto. de Química/UFMG e Centro de Tecnologia em Nanotubos – MG), Profa. Mônica Alonso Cotta (Instituto de Física Gleb Wataghin/UNICAMP – SP), Prof. Rodrigo Fernando Bianchi (Depto. de Física/UFOP – MG).

Conselheiros titulares – mandato 2014-2018: José Alberto Giacometti (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCAR, SP), Antonio José Felix de Carvalho (Escola de Engenharia de São Carlos, USP, SP), Ubirajara Pereira Rodrigues Filho (Instituto de Química de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros suplentes – mandato 2014/2016 -2018: Neri Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP, SP), Manuel Henrique Lente (Instituto de Ciência e Tecnologia, UNIFESP campus São José dos Campos, SP), Milton Sergio Fernandes de Lima (Divisão de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP).

Conselheiros – mandato 2016 – 2020. Titular: Profa. Ana Flavia Nogueira (Instituto de Química, UNICAMP, SP). Suplente: Prof. Carlos Roberto Grandini (Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, UNESP, SP).


Biênio 2014 – 2015

Presidente: Prof. Roberto Mendonça Faria (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Diretora administrativa: Prof. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB).

Diretor financeiro: Prof. Marco Cremona (Departamento de Física, PUC-Rio, RJ).

Diretores científicos: Prof. André Avelino Pasa (Departamento de Física, UFSC, SC); atribuição: relação com as empresas; Prof. Julio Ricardo Sambrano (Faculdade de Ciências, UNESP, SP), atribuição: divulgação; Prof. Maria Aparecida Zaghete (Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química UNESP – Araraquara, SP), atribuição: internacionalização; Prof. Rodrigo Fernando Bianchi (Departamento de Física, UFOP, MG), atribuição: seções universitárias (university chapters).

Conselheiros Titulares (mandato 2012-2016): Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima ( Departamento de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP), Prof. Elson Longo (Instituto de Química, UNESP-Araraquara), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2012-2016): Prof. Renato de Figueiredo Jardim (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), Prof. Marcelo Ornaghi Orlandi (Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP), Prof. Aloisio Nelmo Klein (Depto. de Eng. Mecânica ,Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC)

Conselheiros Titulares (mandato 2014-2018): José Alberto Giacometti (Depto. de Física e Ciência dos Materiais, USP, SP), José Antonio Eiras (Depto. de Física, UFSCAR, SP), Antonio José Felix de Carvalho (Escola de Engenharia de São Carlos, USP), Ubirajara Pereira Rodrigues Filho (Instituto de Química de São Carlos, USP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2014-2018): Neri Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP, SP)


Biênio 2012 – 2013

Presidente: Prof. Roberto Mendonça Faria (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP)

Diretor Administrativo: Prof. Reginaldo Muccillo (Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais, IPEN, SP)

Diretor Financeiro: Prof. Fernando Lazaro Freire Junior (Departamento de Física, PUC-Rio)

Diretores Científicos: Profa. Iêda Maria Garcia dos Santos (Departamento de Química, UFPB, PB), Prof. Paulo Fernando Papaleo Fichtner (Depto de Metalurgia, UFRGS), Prof. Carlos Frederico de Oliveira Graeff (Departamento de Física, UNESP-Bauru), Prof. Waldemar Augusto de Almeida Macedo (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, MG).

Conselheiros Titulares (mandato 2010-2014): Prof. Aldo Felix Craievich  (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Ivan Guillermo Solorzano (Depto de Materiais, PUC-Rio), Profa. Elisa Maria Baggio Saitovitch (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, RJ), Prof. Julio Ricardo Sambrano (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2010-2014): Prof. José Alberto Giacometti (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP)

Conselheiros Titulares (mandato 2012-2016): Prof. Marco Cremona (Departamento de Física, PUC-Rio), Prof. Milton Sergio Fernandes de Lima ( Departamento de Fotônica, Instituto de Estudos Avançados, SP), Prof. Elson Longo (Instituto de Química, UNESP-Araraquara), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP).

Conselheiros Suplentes (mandato 2012-2016): Prof. Renato de Figueiredo Jardim (Instituto de Física, USP, SP), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (Instituto de Física de São Carlos, USP, SP), Prof. Marcelo Ornaghi Orlandi (Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP), Prof. Aloisio Nelmo Klein ((Depto. de Eng. Mecânica ,Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC)


Gestão 2010-2011

Presidente: José Arana Varela
Diretor financeiro: Antonio Carlos Hernandes
Diretor administrativo: Sérgio de Souza Camargo Filho
Diretores científicos: Aloísio Nelmo Klein, Dulce Maria de Araújo Melo, Renato de Figueiredo Jardim, Waldemar Augusto de Almeida Macedo


Gestão 2008 – 2009

Presidente: Fernando Lázaro Freire Júnior
Diretor financeiro: Sérgio de Souza Camargo Júnior
Diretor administrativo: Osvaldo Novais de Oliveira Júnior
Diretores científicos: Aldo Felix Craievetich, Paulo Fernando Papaleo Fichtner, Antonio Eduardo Martinelli, Margareth Spangler Andrade


Gestão 2006-2007

Presidente: Fernando Lázaro Freire Júnior
Diretora financeira: Glória Dulce de Almeida Soares
Diretor administrativo: Osvaldo Novais de Oliveira Júnior
Diretores científicos: Aldo Felix Craievetich, Paulo Fernando Papaleo Fichtner


Gestão 2004 – 2005

Presidente: Elson Longo
Diretor administrativo: Roberto Mendonça Faria
Diretor financeiro: José Arana Varela
Diretores científicos: Aloísio Klein, Dulce Maria Melo, Fernando Lázaro Freire Júnior, Wander Vasconcelos


Diretoria fundadora (eleita em 26/06/2001, na Assembleia Geral de Constituição)

Presidente: Ivan Guillermo Sólorzano Naranjo
Diretoria: Fernando Lázaro Freire Júnior, José Arana Varela, Roberto Cerrini Villas Boas, Elisa Maria Baggio Saitovich, Moni Behar