Boletim da SBPMat. Edição 118ª.



 

20Anos_260px

Boletim da
Sociedade Brasileira
de Pesquisa em Materiais

Edição nº 118. 31 de julho de 2022.

Artigos da comunidade

Pesquisadores do IFSC-USP e da UNIFESP são coautores deste artigo de revisão sobre filmes de Langmuir e de Langmuir-Blodgett. Além de esclarecer conceitos envolvidos e comentar as promissoras aplicações desses filmes em máquinas moleculares, eletrônica orgânica e engenharia de tecidos, os autores relatam a história desses materiais, abordando, inclusive, as contribuições de duas mulheres: Agnes Pockels, uma cientista amadora e autodidata cujas descobertas foram realizadas na pia da sua cozinha, e Katherine Blodgett, que foi a primeira mulher a obter o doutorado em Física pela Universidade de Cambridge e a ser contratada como cientista na General Electric. Acesse o paper na Chemical Reviews: https://doi.org/10.1021/acs.chemrev.1c00754.

langmuir 2

Uma equipe da USP, com pesquisadores do IFSC e do ICB-II, propôs uma possível estratégia para tratamento da Covid-19, baseada no reposicionamento de um fármaco aliado ao uso de nanotecnologia. A solução consiste em encapsular uma droga, atualmente utilizada para tratar pacientes com esclerose múltipla, dentro de uma nanocápsula polimérica capaz de liberar a medicação nas células infectadas com SARS-CoV-2. Testes com células mostraram que o fármaco encapsulado apresenta menos toxicidade do que a droga livre e, ao mesmo, a sua atividade antiviral a respeito do SARS-CoV-2 é quase 70 vezes maior que a do fármaco sem encapsular. Acesse o artigo na ACS Applied Bio Materials: https://doi.org/10.1021/acsabm.2c00349.

nanocapsulas

Buscando materiais naturais que possam fornecer camadas bidimensionais isolantes de baixo custo, uma equipe da UFMG, UFOP, Mackenzie, LNLS e UNICAMP investigou a estrutura e propriedades do clinocloro – mineral lamelar abundante. Os autores demonstraram que a presença de impurezas entre as lamelas afeta as propriedades optoeletrônicas do material tanto na sua versão macroscópica quanto na bidimensional. O artigo aponta o potencial da aplicação desse material na fabricação de nanodispositivos. Acesse o paper na Applied Surface Science: https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2022.153959.

clinocloro

Lives & Webinars

Live realizada no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador (8 de julho) reuniu três pesquisadores das regiões Sudeste, Norte e Nordeste que mostraram a importância da pesquisa no desenvolvimento sustentável. O painel está disponível no YouTube da SBPMat.

O professor Hidembergue Ordozgoith da Frota (UFAM) mostrou como o desenvolvimento de novos materiais baseado no aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica pode contribuir para um novo ciclo econômico na região Norte, com impacto em segmentos como o de alimentos, agricultura e construção.

A professora Simoni Margareti Plentz Meneghetti (Ufal) apresentou mediante vários exemplos a importância fundamental dos catalisadores para tornar processos industriais mais sustentáveis, para poder aproveitar matérias-primas renováveis como a biomassa, para viabilizar o uso de energia limpa e renovável e, até mesmo, para reciclar diversos materiais.

O pesquisador Cauê Ribeiro de Oliveira (EMBRAPA) mostrou que desenvolver fertilizantes é, de fato, desenvolver materiais. Para conseguir a máxima eficência possível e as propriedades necessárias com o mínimo impacto ambiental negativo e custo reduzido, é necessário modificar os fertilizantes com outros materiais e utilizar sistemas que permitam liberá-los aos poucos de forma controlada.

diadaciencia

XX B-MRS Meeting

20meeting_imagemtopo_2

  • Submissão de resumos estendidos para participar dos prêmios para estudantes: até 01 de agosto. O modelo do resumos estendido está disponível na aba “submission” do site. Os prêmios só serão entregues aos vencedores que estiverem presentes na cerimônia, no último dia do evento.
  • Early registration: inscrições com desconto por “early registration” abertas até 10 de agosto. Descontos especiais para sócios com anuidade 2022 paga.
  • Programa: veja no site o programa resumido do evento para organizar a sua viagem.
  • Hospedagem: a aba “venue” do site do evento contém informações sobre reservas no hotel Rafain e em outros dos arredores.
  • Palestra memorial: será proferida pelo Prof Roberto Mendonça Faria (IFSC-USP).
  • Plenaristas: Christine Kranz (Ulm University), Daniel Mario Ugarte (UNICAMP), Gustavo Rivas (Univ. Córdoba), Natalie Stingelin (Georgia Tech Univ.), Sanjay Sampath (State Univ. of New York at Stony Brook), Pulickel Ajayan (Rice Univ.), Stuart Parkin (Univ Martin-Luther de Halle-Wittemberg).
  • Apoio e patrocínio: 20 empresas e startups já confirmaram patrocínio e participação na exposição desta edição do evento, que tem também 40 apoiadores institucionais entre periódicos científicos, empresas e outras organizações. Entidades interessadas em participar da expo ou de outras formas de divulgação e apoio podem entrar em contato com Alexandre Alves no e-mail comercial@sbpmat.org.br.

Para mais informações e inscrições, visite o site do evento.

Dicas de leitura

– Estudo computacional com coautoria do sócio da SBPMat Edison Zacarias da Silva mostra comportamento supercondutor de material bidimensional Mo2N em temperaturas relativamente altas e pressão ambiente (capa da Nanoscale). Saiba mais.

– Estudo com participação de pesquisadores da USP e do Inpe mostra que é possível controlar fônons por meio de campo magnético (Physical Review Letters). Saiba mais.

– Pesquisadores conseguem produzir fibras de nanotubos de nitreto de boro bem alinhados, partindo do cristal líquido desse material. O avanço abre possibilidade de aplicação desses nanotubos, os quais são bons isolantes elétricos (Nature Communications). Saiba mais.

– Vídeo de pesquisadores do CeRTEV (DEMa – UFSCar) com representação teatral do fenômeno da transição vítrea ganha segundo lugar na competição internacional Glorious Glass Demo de divulgação de ciência e tecnologia dos vidros, promovida pela ACerS. Saiba mais e veja o vídeo.

Oportunidades

– Chamada do CNPq de projetos cooperativos Brasil – Argentina em Nanotecnologia. Inscrições até 22 de agosto. Link do Brasil. Link da Argentina.

– Vaga para pesquisador na área de Eletrônica Orgânica e Bioeletrônica na Universidade de Coimbra (Portugal). Inscrições até 8 de agosto. Saiba mais.

– Vaga no LNLS – CNPEM para pesquisador da linha de luz Jatobá do Sirius (difração de raios X – PDF). Saiba mais.

– Vaga no LNNano-CNPEM de pesquisador em ciência de dados e teoria de nanoestruturas. Saiba mais.

– Vaga para pesquisador no LNNano-CNPEM em LT-STM aplicada a materiais para tecnologias quânticas. Saiba mais.

– Bolsa DTI-A para doutores na Feevale em projeto sobre tratamento superficial de menor impacto ambiental como alternativa ao processo industrial aplicado em implantes de titânio. Inscrições até 19 de agosto. Saiba mais.

– Seleção de bolsistas de pós-doc e de doutorado direto para projeto temático FAPESP na área de coloides na UNICAMP, UFABC, CNPEM e UFSCar. Inscrições até 31 de agosto. Saiba mais.

Para acompanhar as oportunidades da área, entre no grupo da SBPMat no Linkedin.

Agenda de eventos presenciais e online

– Curso: Fundamentos de Microscopia Eletrônica de Transmissão. IFGW-UNICAMP + online (a confirmar). Segundo semestre de 2022. Mais informações.

– IUMRS-ICAM2021 + IMRC2022. Online + Cancun (México). 14 a 19 de agosto de 2022. Site.

– Machine Learning School for Materials @Ilum. Evento híbrido. 5 a 7 de setembro de 2022. Site.

– XVIII International Small Angle Scattering Conference. Online + Campinas, SP (Brasil). 11 a 16 setembro de 2022. Site.

– 18th International Conference on Plasma Surface Engineering (PSE 2022). Trade Fair Erfurt (Alemanha). 12 a 15 de setembro de 2022. Site.

XX B-MRS Meeting. Foz do Iguaçu (Brasil). 25 a 29 de setembro de 2022. Site.

– 22nd International Magnetic Measurement Workshop (IMMW22). Online. 26 a 30 de setembro de 2022. Site.

– 7th Meeting on Self Assembly Structures in Solution and at Interfaces (AUTOORG 2022). Bento Gonçalves (RS). 2 a 4 de novembro de 2022. Site.

– V Workshop de Química Inorgânica. Manaus (AM) + online. 9 a 11 de novembro de 2022. Site.

– 11th International Conference of the African Materials Research Society (AMRS2022 ). Dakar (Senegal). 12 a 15 de dezembro de 2022. Site.

41st International Conference on Vacuum Ultraviolet and X-ray Physics (VUVX 2023). Campinas (SP). 3 a 7 de julho de 2023. Site.

anuidades 2

Siga-nos nas redes sociais

Você pode divulgar novidades, oportunidades, eventos ou dicas de leitura da área de Materiais, e sugerir papers, pessoas e temas para as seções do boletim. Escreva para comunicacao@sbpmat.org.br.
Descadastre-se caso não queira receber mais as edições mensais do Boletim da SBPMat.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *