
Confira os comentários de alguns organizadores sobre seus simpósios e minicursos, bem como os comentários dos chairs sobre o evento.
Sobre o XXIII B-MRS Meeting
Luiza Mercante (UFBA), chair: Foi uma experiência muito gratificante coordenar as atividades do XXIII B-MRS Meeting. O evento reuniu pesquisadores e profissionais de diferentes estados e países em plenárias, simpósios, mesas-redondas e minicursos de alto nível sobre temas estratégicos e atuais da área de materiais, promovendo um ambiente de excelência científica e de troca de experiências, marcado pela alegria e pelo acolhimento característicos da Bahia.
Daniel Souza Correa (Embrapa Instrumentação), chair: Participar da organização do XXIII B-MRS Meeting em Salvador foi muito enriquecedor. Ver o entusiasmo dos participantes, especialmente dos estudantes, a qualidade das discussões e palestras, e a integração entre pesquisadores de diferentes gerações e áreas apenas reforça a importância desse tradicional encontro científico, que certamente contribui, como um relevante fórum, para o avanço da ciência e engenharia de materiais no Brasil e no mundo.
Sobre os simpósios
Simpósio B – Materiais sensores combinados com inteligência artificial para ferramentas analíticas e forenses avançadas
Carlos Cava (UTFPR), organizador: Organizar o Simpósio B — focado em materiais sensores combinados com inteligência artificial para ferramentas analíticas e forenses avançadas — pela primeira vez neste evento foi altamente gratificante.
Unir este simpósio com o de materiais para análise forense provou ser uma excelente decisão, fomentando ideias novas e inovadoras na área. As apresentações abrangeram uma ampla gama de aplicações, incluindo sensores para detecção de doenças em humanos, animais e plantas, bem como para identificação de drogas ilícitas, explosivos e classificações de sistemas. Um tema unificador foi a forte integração entre novos materiais e inteligência artificial, enfatizando a originalidade e relevância desta área de pesquisa.
O simpósio contou com quatro palestrantes convidados, entre eles dois convidados internacionais. As sessões orais contaram com o engajamento de muitos participantes, com a sala totalmente ocupada. As palestras convidadas foram particularmente bem-sucedidas, atraindo interesse significativo de pesquisadores e da comunidade forense e estimulando discussões valiosas. Embora a sessão de pôsteres tenha sido relativamente curta para o número de submissões, ela ofereceu uma excelente oportunidade para trocas focadas e aprofundadas sobre cada trabalho apresentado.
Concluindo, a qualidade das contribuições superou nossas expectativas. Tanto o congresso como um todo quanto o nosso simpósio foram excepcionalmente bem organizados, apoiados por uma equipe dedicada e eficiente. Esperamos oferecer este simpósio novamente em edições futuras à comunidade de ciência dos materiais.
Simpósio H – Materiais e dispositivos moleculares e à base de polímeros para eletrônica orgânica e bioeletrônica de próxima geração
Rafael Furlan de Oliveira (CNPEM), organizador: O Simpósio H sobre materiais e dispositivos moleculares e poliméricos para eletrônica orgânica e bioeletrônica de próxima geração foi um sucesso notável, reforçando nosso compromisso com a excelência nesta importante área. Este ano, ampliamos o escopo para incorporar tópicos emergentes e cada vez mais relevantes, como estruturas orgânicas covalentes, bioeletrônica e dispositivos neuromórficos, refletindo a expansão das fronteiras da nossa comunidade. O simpósio reuniu importantes especialistas internacionais e uma forte representação de instituições brasileiras, fomentando discussões e colaborações estimulantes em diferentes tópicos. A qualidade e a diversidade das contribuições, abrangendo estudos fundamentais e inovações em dispositivos, foram excepcionais! Agradecemos a todos os participantes pelo entusiasmo e excelência científica e aguardamos ansiosamente por outra edição inspiradora no próximo ano em Curitiba.
Simpósio K – Materiais bioinspirados e biomiméticos e suas aplicações
Marcos Malta dos Santos (UFBA), organizador: O Simpósio K, sobre materiais bioinspirados e biomiméticos e suas aplicações, foi uma sessão inspiradora coordenada pelo Prof. Marcos Malta e pela Profa. Regina Geris, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com o Prof. Souad Ammar-Merah, da Université Paris Cité (ITODYS, França). O evento reuniu cerca de 50 pesquisadores de diferentes regiões do Brasil para discutir estudos inovadores sobre materiais bioinspirados e biomiméticos, incluindo biomateriais funcionais, nanocompósitos, hidrogéis e sistemas de liberação controlada para aplicações biomédicas, ambientais e agrícolas.
Entre os destaques, estão as palestras da Profa. Susana Inés Córdoba de Torresi (Universidade de São Paulo), que discutiu as implicações toxicológicas de nanopartículas plasmônicas em modelos biológicos aquáticos; do Prof. Thibaud Coradin (Sorbonne Université, LCMCP), que apresentou avanços em hidrogéis à base de colágeno tipo I aplicados a partir de modelos teciduais em sistemas de liberação de fármacos; do Prof. Nguyet-Thanh HA-DUONG (Université Paris Cité, ITODYS), que apresentou nanomateriais baseados em vírus de plantas para aplicações de sensoriamento SERS em solução; e do Prof. Renato Grilo (UNESP, Ilha Solteira), que apresentou materiais biohíbridos projetados para a liberação controlada de agroquímicos.
Juntas, essas contribuições ilustraram como a sinergia entre a biotecnologia e a ciência dos materiais está impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis inspiradas na natureza.
Simpósio N – Nanotecnologia na Medicina e na Agricultura: Aplicações Multifuncionais e Impacto Toxicológico
Juliana Cancino – Bernardi (USP – campus Ribeirão Preto) e Valtencir Zucolotto (IFSC-USP), organizadores: Neste ano, o simpósio N celebrou seu 10º aniversário dentro do B-MRS Meeting. O marco foi marcado por um número impressionante de apresentações de alta qualidade, com palestrantes convidados, além de pesquisadores juniores e seniores. Este aniversário reforça a importância da SBPMat no avanço da nanotecnologia aplicada à saúde e destaca as valiosas conexões fomentadas por meio desta conferência, que desempenha um papel tão fundamental na área. Aguardamos ansiosamente a sua visita no próximo ano!
Simpósio Q – Materiais à base de ferroicos: fundamentos, propriedades e aplicações para conversores de energia
José Antonio Eiras (UFSCar) e Ivair Aparecido dos Santos (UEM), organizadores: Como organizadores do Simpósio Materiais Ferroicos: Fundamentos, Propriedades e Aplicações para Conversores de Energia, realizado bienalmente nas Reuniões da SBPMat, agradecemos sinceramente a sua participação.
Neste ano, o simpósio fez parte das atividades da 7ª Reunião do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Ciência dos Materiais e Nanotecnologia, que ocorreu durante o XXIII B-MRS Meeting.
Como nas edições anteriores, consideramos o Simpósio Q um grande sucesso. O simpósio contou com mais de 50 apresentações, abrangendo formatos orais e de pôster. Notavelmente, diversas contribuições foram feitas por representantes dos países membros do BRICS que participam do Grupo de Trabalho, enriquecendo o escopo internacional e o espírito colaborativo do evento.
Protótipos de conversores de energia baseados em materiais ferroicos, que destacam o progresso de alguns grupos de pesquisa brasileiros neste domínio estratégico, foram expostos no estande da GRANIOTER.
O simpósio proporcionou uma plataforma dinâmica para o intercâmbio de recentes avanços científicos na área de materiais ferroicos, em pesquisa básica e aplicada, com foco no processamento, caracterização e desenvolvimento de protótipos de conversores de energia.
Aguardamos sua participação em futuras edições deste simpósio.
Sobre os minicursos
Introdução à Análise de Componentes Principais: Aplicações na Classificação de Novos Materiais
Marcio Luis Ferreira Nascimento (UFBA), organizador: Este minicurso faz parte da grade curricular de Estatística Aplicada à Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia. Inicia-se com uma introdução à análise de componentes principais (PCA), considerada por alguns como a primeira ferramenta da inteligência artificial, e apresenta um breve histórico da técnica. Introduzimos as biografias de diversos matemáticos, como Pearson, Hotelling e Cauchy, oferecendo uma visão geral intuitiva da técnica. Em seguida, apresentamos uma breve introdução formal, incluindo aplicações/ usos em materiais. Apresentamos, então, um exemplo passo a passo utilizando álgebra matricial e concluímos com um exemplo clássico.
Para aplicar a ACP à classificação de novos materiais, é fundamental compreender seus princípios básicos.
Escola de Jovens Pesquisadores: Tutorial sobre Escrita Científica e o Processo Editorial
Valtencir Zucolotto (IFSC – USP), organizador: A tradicional Escola de Jovens Pesquisadores, realizada durante o XXIII Encontro da B-MRS com o apoio contínuo da Elsevier, atraiu mais uma vez grande participação e entusiasmo. O minicurso ofereceu sessões abrangentes sobre escrita científica avançada e preparação para processos seletivos públicos para cargos docentes, complementadas por palestras específicas sobre formatação de manuscritos científicos, estratégias de publicação e aumento da visibilidade da pesquisa. Com um público de mais de 80 participantes e uma atmosfera envolvente, o evento reafirmou seu papel como uma plataforma de treinamento valiosa e inspiradora para pesquisadores emergentes, dando continuidade a uma tradição de sucesso como curso pré-evento.