
A Diretoria Executiva que vai administrar a SBPMat durante o biênio 2026 – 2027 tomou posse no dia 6 de janeiro deste ano durante uma Assembleia Geral Ordinária realizada em formato online.
Na ocasião, foram referendados os resultados do processo eleitoral concluído em outubro do ano passado, o qual elegeu a nova Diretoria e quatro novos membros do Conselho Deliberativo (dois titulares e dois suplentes).
A nova Diretoria apresenta a diversidade geográfica, de gênero e de áreas do conhecimento que a SBPMat tem se esforçado para manter, e inclui vários membros da gestão anterior.
Desta forma, iniciaram seus segundos mandatos consecutivos os professores Ivan Helmuth Bechtold (UFSC), como presidente da SBPMat; Iêda Maria Garcia dos Santos (UFPB), como diretora de Administração, Finanças e Patrimônio, e Ingrid Távora Weber (UnB) e Lucas Fugikawa Santos (UNESP-Rio Claro) como diretores científicos. Também foram empossados como diretores científicos Ana Sofia Clímaco Monteiro D’Oliveira (UFPR), Felipe Bohn (UFRN) e Rossana Mara da Silva Moreira Thiré (UFRJ), que compõem pela primeira vez a Diretoria da SBPMat.
“Eu gostaria de dar as boas-vindas aos novos integrantes que se juntaram à equipe e, certamente, vão trazer ideias novas”, disse a professora Iêda durante a assembleia. “A ideia é que sempre haja gente nova, de instituições diferentes, na administração da SBPMat, porque a Sociedade é de todos os sócios e sócias”, concluiu.
Por sua vez, ao fazer uso da palavra, o professor Ivan destacou a sua satisfação ao ver o quanto a SBPMat “aqueceu” após a pandemia. Nesse sentido, o presidente mencionou os recordes de participantes nos últimos eventos anuais e as novas ações nas áreas de divulgação científica, mulheres na ciência e empreendedorismo e inovação. Além disso, ele frisou a importância da reorganização do programa University Chapters, realizada em 2025. “Os alunos que formam os chapters são o futuro da nossa Sociedade”, disse Ivan.
Saiba mais sobre os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.