Em memória – Professor Heinz von Seggern


Fotografia tirada em 2014, durante o histórico evento da SBPMat em João Pessoa, no Simpósio de Eletrônica Orgânica, durante uma mesa redonda que reuniu os principais pesquisadores da área. Da esquerda para a direita: Prof Alberto Salleo, Prof. Franky So, Prof. Roberto Faria, Prof. Heinz von Seggern e Prof. Jenny Nelson.

[Texto enviado por sócios da SBPMat]

Nós, ex-alunos e pesquisadores brasileiros que tivemos o privilégio de realizar estudos de pós-graduação e pós-doutorado ou estágios de pesquisa na Universidade Técnica de Darmstadt sob a supervisão do Professor Heinz von Seggern, lamentamos profundamente seu falecimento em 7 de janeiro de 2026, após sua luta contra um câncer cerebral.

O Professor von Seggern, aposentado da TU Darmstadt, foi um cientista excepcional e um mentor generoso. Ele foi um colaborador científico valioso e de longa data de muitos pesquisadores no Brasil e um participante ativo e entusiasmado dos eventos anuais da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), os B-MRS Meetings, contribuindo não apenas com sua expertise, mas também com sua genuína paixão pela ciência. Ele participou de diversos eventos da SBPMat incluindo os realizados em Natal (2007 e 2018), sendo um dos palestrantes plenários em 2018, no Rio de Janeiro (2009 e 2015), em Gramado (2011), em Florianópolis (2012), em Campos do Jordão (2013) e em João Pessoa (2014).

Além de uma frutífera relação científica, o Professor Heinz construiu conosco — seus ex-alunos e colaboradores — uma amizade profunda, calorosa e fraterna. Sua mentoria se estendeu muito além do laboratório e da sala de aula, deixando um impacto duradouro em nossas trajetórias profissionais e vidas pessoais.

Junto com a profunda sensação de perda, o Professor Heinz von Seggern deixa um vazio marcado por sua excepcional competência, dedicação inabalável e, sobretudo, pela alegria com que abraçava suas atividades científicas e acadêmicas. Seu entusiasmo, gentileza e humanidade serão lembrados tão vividamente quanto seu legado científico.

Sentiremos muito a sua falta.

Prof. Gregório Couto Faria (IFSC/USP), Prof. Ivan H Bechtold (UFSC), Prof. Roberto Mendonça Faria (IFSC/USP), Prof. Alberto Giacometti (IFSC/USP), Prof. Clarissa de Almeida Olivati (UNESP-Pres. Prudente), Prof. Juliana Eccher (UFSC), Prof. Françoise Toledo Reis (UFSC), Prof. Douglas José Coutinho (UTFPR-Toledo), Prof. Lucas Fugikawa-Santos (UNESP-Rio Claro).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *