VI SBPMat


Menu


Contato

Secretaria Executiva:
Pinheiro
(84) 3211-9241 R. 25
6encontro@sbpmat.org.br




 

SIMPÓSIO G
Novos Materiais Supercondutores e Aplicações

Em 2007 será marcado por um número destacado de efemérides em relação ao fenômeno da supercondutividade: serão comemorados 96 anos da sua descoberta, por Kammerlingh Onnes em 1911, 21 anos da descoberta dos óxidos supercondutores de alta temperatura crítica por K. Alex Mueller e J. Georg Bednorz e sete anos da descoberta do supercondutor metálico de mais alta temperatura crítica, o MgB2, por Jun Akimitsu e colaboradores. A importância da supercondutividade no contexto da área de materiais pode ser atestada pelos cinco prêmios Nobel em Física concedidos a pesquisadores da área, bem como, pelo potencial de aplicação tecnológica inovadora já consolidada em medicina, biologia, eletrônica, física, química, nanotecnologia, e ciência de materiais e em desenvolvimentos nas áreas de conversão, transporte e armazenamento de energia.

A descoberta de supercondutividade na temperatura de 39K para o composto MgB2 em 2001, gerou uma grande expectativa com a possibilidade de descoberta de novos compostos intermetálicos com temperaturas críticas cada vez mais elevadas. Destacando-se os vários compostos intermetálicos como carbetos, nitretos e boretos com propriedades físicas que são intrigantes do ponto de vista fundamental. Outros compostos de carbono, com suas propriedades peculiares às quais sugerem supercondutividade localizada e propriedades magnéticas singulares, além dos férmions pesados (heavy fermions) que exibem supercondutividade juntamente com uma ordem magnética cuja mediação para condensação de pares de Cooper não são convencionais, despertam muito interesse científico.

O principal objetivo deste simpósio é permitir a discussão destes novos materiais que apresentam uma perspectiva de novos mecanismos físicos para supercondutividade, além dos aspectos da evolução no âmbito tecnológico para aplicações dos supercondutores cerâmicos e intermetálicos.

O programa científico do simpósio incluirá palestras convidadas, apresentações orais e em painéis de trabalhos originais de pesquisa em temas relevantes de materiais supercondutores, incluindo, mas não limitado a:

  • Síntese e preparação de materiais supercondutores
  • Novos materiais supercondutores
  • Técnicas de caracterização de materiais supercondutores
  • Propriedades dos materiais supercondutores
  • Aplicações dos materiais supercondutores

Organizadores do Simpósio

Prof. Dr. Carlos Alberto Baldan – EEL – USP
cabaldan@demar.eel.usp.br

Prof. Dr. Antonio Jefferson da Silva Machado – EEL - USP
jefferson@demar.eel.usp.br

Prof. Dr. José Albino Oliveira de Aguiar - UFPE
albino@df.ufpe.br

Comitê científico

Cristina B. Nunes – EEL-USP
Maria José R. Sandim – EEL - USP
Carlos Y. Shigue – EEL – USP
Robson Ricardo da Silva – UNICAMP
Renato Figueiredo Jardim – IF-USP
Alexander Polasek – CEPEL
Wilson Aires Ortiz – DF-UFSCar


Lista Preliminar de Palestrantes Convidados

Zachary Fisk (University of California, Irvine).
Yakov. V. Kopelevich (UNICAMP, Campinas);
Pascoal José Giglio Pagliuso (UNICAMP, Campinas);
Clécio C. de Souza Silva (UFPE, Recife).
Raiden Cobas (UFPE, Recife).




 

Copyright 2007 - VI Encontro da SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais
Aptor Software