VI SBPMat


Menu


Contato

Secretaria Executiva:
Pinheiro
(84) 3211-9241 R. 25
6encontro@sbpmat.org.br




 

SIMPÓSIO D
Materiais Nanoestruturados: síntese e caracterização de materiais com propriedades únicas

Materiais com dimensões nanométricas podem apresentar propriedades físicas e químicas completamente diferentes das apresentadas por sólidos macroscópicos e mesmo microscópicos. A investigação destas novas propriedades (nanociência) e das aplicações associadas (nanotecnologia), constitui uma das áreas de pesquisa mais ativas da atualidade. Apesar do grande interesse despertado pelos sistemas nanoscópicos, a sua fabricação controlada, caracterização e aplicação representam um desafio para a comunidade científica e a tecnológica. Na maioria das vezes metodologias bem estabelecidas em investigação de átomos/moléculas e da matéria condensada são inadequadas para estes sistemas. Assim sendo, ferramentas específicas - síntese, caracterização, modelagem - para sistemas na escala nanométrica estão sendo desenvolvidos, muitas vezes mediante abordagens multidisciplinares.
O presente simpósio será um fórum para os cientistas que atuam em diferentes áreas e com diferentes metodologias no vasto campo da pesquisa em materiais nanoestruturados. O estado atual da pesquisa será focalizado levando em consideração tanto as conquistas já estabelecidas como as estratégias para novos desenvolvimentos. Os tópicos do simpósio serão, entre outros, os seguintes:

  • Síntese e processamento de materiais nanoestruturados, incluindo nanocamadas orgânicas e inorgânicas; estabilidade e transformações de fases; auto-organização de nanoestruturas em metais e semicondutores; heteroestruturas; Nanotubos orgânicos e inorgânicos; partículas nanocristalinas e nanoporosas; nanocompósitos cerâmicos, metal-cerâmicos, metal-polímericos etc.

  • Nanoeletrônica e semicondutores; síntese e epitaxia; estrutura e propriedades optoeletrônicas e óticas de poços, fios e pontos quânticos; nanomaterais fotônicos; fibras óticas nanoestruturadas.

  • Nanomateriais magnéticos; ordem magnética em escala nanoscópica; nanopartículas e nanofios magnéticas; auto-organização de partículas magnéticas; filmes finos e multicamadas magnéticas.

  • Materiais nanoestruturados para meio ambiente e energia: células solares, baterias, materiais nanoporosos para remoção de contaminantes, etc.

  • Nanosistemas em biotecnologia e bio-mimética, incluindo proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos e seus similares não-biológicos; nanohíbridos naturais, integração biológica com materiais sintéticos e dispositivos.

  • Sistemas e processos na escala nanométrica com base em feixe de elétrons, íons e fótons, incluindo a formação e o ordenamento de nanopartículas. Padrões para medidas na escala nanométrica; microscopias e espectroscopias; ferramentas para nanomanipulação; nanolitografia

  • Nanoindentação e nanotribologia; propriedades mecânicas de materiais nanoestruturados; NEMS.

  • Simulação, modelagem e teoria de sistemas nanoestruturados.

    Em virtude da abrangência de tópicos neste simpósio, contempla-se a realização de sessões conjuntas com outros simpósios do evento.


Organizadores do Simpósio


Oswaldo Alves (IQ-UNICAMP)

Fernando Lázaro (DF/PUC-Rio)

Comitê científico

Alberto Passos Guimarães (CBPF)
Cláudio S. Kiminami (DEMA-UFSCar)
Eudenilson L. Albuquerque (DFTE-UFRN)
Fernando Galembeck (IQ-UNICAMP)
Henrique Toma (IQ-USP)
Israel J.R. Baumvol (UCS e IF-UFRGS)
Marcos Pimenta (DF-UFMG)
Oscar Malta (DQF-UFPe)

Lista preliminar de palestrantes convidados

Em Definição.

 

 

 






Copyright 2007 - VI Encontro da SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais
Aptor Software