Secretaria

4encontro@sbpmat.org.br

Fone/fax: 55 81 21267643

Horário de funcionamento: 9/13h - c/  Simone Viana
16/19h - c/ Linet Santos

Departamento de Física - UFPE
Av. Prof. Luiz de Barros Freire s/n – Cidade Universitária
50670-901 – Recife – PE


 

Data e Local

O IV Encontro da SBPMat será realizado de 16 a 19 de outubro de 2005, no Mar Hotel, na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. O Mar Hotel está localizado próximo à conhecida praia de Boa Viagem, e a somente 3km de distância do Aeroporto Internacional dos Guararapes.
Para a abertura do evento e palestras plenárias um auditório com 800 lugares estará disponível, e até 10 salas serão alocadas para apresentação das contribuições técnicas orais. Um cyber café e exibição de companhias também estarão disponíveis durante o evento.

Sobre o Recife

Recife, a capital de Pernambuco, é uma das maiores cidades do Nordeste e uma das capitais com maior personalidade no País. Seu nome deriva da palavra portuguesa arrecife, que se refere ao fato da cidade estar situada ao lado de um longo e protetivo arrecife de coral. Recife é uma excitante cidade com muitas pontes sobre os rios Capibaribe e Beberibe, que correm juntos e se encontram nas praias do Pina e Boa Viagem. Influenciada pelos portugueses e holandeses no período colonial, bem como por culturas africanas e nativas, a tradição artística no Recife é única com seus artefatos manuais multicores, além da música e dança vibrantes. Na parte antiga da cidade, igrejas barrocas e palácios com fachadas imponentes, coexistem lado a lado com casas com frentes voltadas para os rios. No século XVII a plantação de cana de açúcar tornou o Recife uma das cidades mais ricas do País. Hoje, o Recife é uma das cidades mais atrativas do ponto de vista turístico no Nordeste do Brasil, com vários pontos históricos, opções de compras, museus, galerias, teatros, restaurantes e uma noite vibrante. Outra atração é a vizinha cidade de Olinda, com seu estilo barroco que atrai milhares de turistas anualmente e é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. As belas praias vizinhas de Porto de Galinhas, Gaibu, Calhetas, Tamandaré, Ilha de Itamaracá e várias outras não podem deixar de ser visitadas.

Sobre o Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais (8.500.000 km2), ocupando 47% de todo o território sulamericano, com uma população de 183 milhões de habitantes. É o quinto maior país do mundo em tamanho, a quinta maior população e está entre os 20 países com maior economia global, com um produto nacional bruto de US$ 950bilhões. Os brasileiros vêm de diversas origens, principalmente devido à imigração de mais de 7 milhões de pessoas de vários continentes. Este fato tem contribuído bastante para o desenvolvimento do País, resultando em algumas das maiores colônias japonesas e italianas fora de seus países. As principais atrações brasileiras são o rio Amazonas, o Pantanal do Mato Grosso, as cataratas do Iguaçu na fronteira com a Argentina, as cidades barrocas de Ouro Preto, em Minas Gerais, e Olinda, em Pernambuco, as antigas capitais Salvador e Rio de Janeiro, a moderna capital da Nação, Brasília, e os 8.000km de belas praias ao longo da costa brasileira.

Informações Gerais

Clima: Recife é uma cidade ensolarada. A temperatura média é em torno de 25ºC e a umidade relativa 75%.
Passaporte e Visa: A política brasileira de visto de entrada é baseada na reciprocidade, ou seja cidadãos de países que requerem visas para cidadãos brasileiros estão sujeitos às mesmas formalidades quando vindo ao Brasil. Visas podem ser obtidos nos consulados brasileiros.
Moeda: A moeda corrente no Brasil é o real (R$).

 Links

www.empetur.com.br

www.pernambuco.com

www.recife.tur.br

www.recife.pe.gov.br

 

 

Copyright 2005
IV Encontro da SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais