Relatório do Simpósio D: Ligas Estruturais para Sistemas de Transporte
    

    Simpósio D: Structural Alloys for Transport Systems

    O simpósio teve como organizadores o Dr. Airton Filleti (ABAL), o Prof. David Wilkinson (Center for Automative Materials, Canada) e o Prof. Guillermo Solórzano (PUC-Rio, SBPMat). Foram realizadas três sessões orais, todas no dia 29 de outubro, compreendendo 12 apresentações orais e 17 contribuições apresentadas na sessão de pôsteres. Dentre as sessões orais, nove tiveram caráter de palestra convidada para um público que reuniu, na média, 20 pessoas que participaram ativamente nas discussões que seguiram as diferentes apresentações.

    O simpósio cobriu um espectro de materiais estruturais de interesse para a indústria automotiva e aeronáutica, com base a ligas de alumínio, de magnésio e aços especiais e enfatizando a relação processamento/propriedades. Atraíram principal atenção apresentações de caráter aplicativo, onde devemos mencionar a do Prof. David Wilkinson (Mc Master University, Canada), sobre processamento termo-mecânico em ligas de alumínio, apresentação do Dr. Gerard Maeder (Renault, França) comparando aço a outros materiais estruturais e a palestra sobre técnicas avançadas de modelamento no desenvolvimento de aços do prof. André Costa e Silva (UFF), todas estas para aplicações automotivas.

    Ligas leves estruturais, visando utilização em indústria aeronáutica, tiveram, também, bastante destaque, devendo mencionar apresentações abrangentes, como a do Dr. Airton Molero (Qualitat, Brasil), sobre ligas estruturais de alumínio para sistemas de transporte em geral, e do Dr. Fernando França (Rima, Brasil), sobre aplicações atuais e potenciais de liga de magnésio na indústria automobilística, comparadas a palestras de caráter mais específico como a da Profa. Maria Helena Robert (Unicamp), focalizando técnica thixoforming em ligas de alumínio como uma técnica do futuro. Outras apresentações cobriram novas técnicas para processar materiais convencionais como aquela do Dr. Wilson Guesser (Tupy, Brasil), aplicando com vantagem ferro fundido grafítico a motores diesel.

   A sessão de pôsteres teve uma apresentação de temas variados em termos de técnicas e de materiais, incorporando ligas de titânio, além das ligas de alumínio, de magnésio e de aços especiais, o que promoveu uma rica discussão e troca de informações entre os participantes.


   Guillermo Solórzano



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