Relatório do Simpósio B: Avanços no Desenvolvimento de Biomateriais II
 

    Simpósio B: Advances in the Development of Biomaterials II

    O Simpósio teve como organizadores os Profs. José C. Bressiani (IPEN), Carlos F.O. Graeff (FFCLRP-USP) e Marcos Farina (ICB-UFRJ). Foi realizada uma sessão conjunta com o simpósio A (Atuais Tendências em Materiais e Sistemas Nanoestruturados II), perfazendo um total de 30 contribuições orais e 60 contribuições apresentadas na sessão de painéis, para uma platéia que reuniu nas sessões de comunicações orais um público médio de 70 participantes.

    As sessões cobriram diferentes aspectos da Ciência de Biomateriais. Dentre os tópicos abordados podemos destacar a palestra sobre os biomateriais aplicados em odontologia, apresentada pelo Prof. A.C. Guastaldi (UNESP-Araraquara). Sobre tema semelhante, mas com a perspectiva médica, o Prof. B. König Jr. (ICB-USP) apresentou os biomaterias utilizados para substituição óssea. Entre os temas mais aplicados, destacou-se também a palestra do Prof. G. Cardenas (Univ. de Concepción, Chile) sobre a utilização de membranas de quitosana utilizadas para a recuperação de pele de queimados.

    Ocuparam lugar de destaque na programação as palestras sobre caracterização utilizando microscopia eletrônica de superfícies de biomateriais e biopolímeros. A Dra. Egle apresentou resultados sobre modificações de superfícies de titânio exploradas por microscopia eletrônica de transmissão, enquanto o Prof. F. Galembeck, expôs sobre a caracterização química a nível microscópio de látex natural utilizando técnicas de microscopia eletrônica. A Dra. J.G. B. Nebe (University of Rostock, Alemanha) além da caracterização das superfícies discutiu a influencia das mesmas na adesão celular. A caracterização de biomateriais também foi tema da palestra do Prof. A.M. Rossi (CBPF) e do Prof. J.L. Arias (Universidad de Chile), apresentadas em sessão conjunta com o simpósio A. O primeiro apresentou resultados sobre a sintese de Fosfato de Cálcio, enquanto que o Prof. Arias discutiu a fabricação de biomateriais por biomimética.

    Outro tema presente durante o simpósio foi o recobrimento de superfícies como vias para melhorar a biocompatibilidade ou biointegração. Sobre esse tema falaram o Dr. F.A. Mueller (University of Erlangen-Nuernberg, Alemanha) e o Dr. Y. le Petitcorps (ICMCB-CNRS, França).


    Carlos Frederico de Oliveira Graeff



Voltar                                                                                                



Copyright © 2004 - SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais
Todos os direitos reservados
Resolução Recomendada: 800 x 600 high color