Relatório do Simpósio A: Atuais Tendências em Materiais e Sistemas Nanoestruturados II
 

    Simpósio A: Current Trends in Nanostructured Materials and Systems

    O Simpósio teve como organizadores os Profs. Fernando Lázaro Freire Jr. (Departamento de Física, PUC-Rio), Guillermo Solorzano (Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia, PUC-Rio), Israel Baumvol (Instituto de Física, UFRGS) e Wander Vasconcellos (UFMG). Foi realizada uma sessão conjunta com o simpósio (Biomateriais), perfazendo um total de 19 palestras convidadas, 23 contribuições orais e 84 contribuições apresentadas na sessão de painéis, para uma platéia que reuniu nas sessões de comunicações orais um público médio de 150 participantes.

    As sessões cobriram diferentes aspectos da Nanociência. Dentre os tópicos abordados podemos destacar a palestra sobre a caracterização de estruturas semicondutoras apresentada pelo Dr. Gilberto Medeiros (LNLS) onde foi discutida a formação de nanoestruturas de Ge em Si.. Resultados no mesmo tema foram apresentados em palestra proferida pelo Prof. R. Hull (Univ. of Virginia). O tópico semicondutores magnéticos foi abordado do ponto de vista teórico pelo Prof. José Roque (USP), que apresentou cálculos de primeiros princípios sobre a natureza de Mn em semicondutores. Ocuparam lugar de destaque na programação as palestras sobre síntese de nanoestruturas e materiais nanoestruturados: O Dr. Antonio Azevedo (UFPE) apresentou uma revisão de seus estudos sobre a produção de materiais magnéticos nanoestruturados, enquanto que o Prof. Aldo Craievich (USP) discorreu sobre a produção e caracterização de nanoestruturas em vidros utilizando técnica de espalhamento de raios-X a baixo ângulo. O prof. Walter Botta (UFSCar) falou sobre propriedades mecânicas de vidros metálicos nanoestruturados.

     O papel da Química na Nanociência foi ressaltado com duas palestras convidadas. A primeira ministrada pelo Prof. Giovanni Marletta (Univ. of Catania) que abordou aspectos da nanotecnologia molecular (bottom-up approach) para síntese de moléculas e para a formação de estruturas organizadas, discorrendo ainda sobre suas aplicações em dispositivos e sensores a segunda ministrada pelo Francisco Nart (USP) apresentou resultados recentes sobre a manipulação de estruturas moleculares em substratos metálicos.

    Fernando Lázaro Freire Jr.


Voltar                                                                                                



Copyright © 2004 - SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais
Todos os direitos reservados
Resolução Recomendada: 800 x 600 high color