Mensagem da Diretoria

 

DIRETORIA

 

CONSELHO

Elisa Baggio Saitovich (CBPF) Aldo Craievich (USP)
Fernando Lázaro Freire Jr. (PUC-Rio) Aloisio Klein (UFSC)
Guillermo Solórzano (PUC-Rio) (Presidente) Angelo Padilha (USP)
José Arana Varela (UNESP) Edgard Zanotto (UFSCar)
Moni Behar (UFRGS) Elson Longo (UFSCar)
Roberto Villas Boas (CETEM) Evando Mirra (UFMG)
Fernando Galenbeck (UNICAMP)
Sergio M. Rezende (UFPE)
Wander Vasconcelos (UFMG)


O ano de 2003 foi de particular importância para a SBPMat no sentido da sua consolidação. O maior esforço da diretoria foi canalizado na organização o II Encontro da SBPMat, tendo em vista o sucesso do encontro inaugural em 2002. Embora a tarefa operacional tenha sido centralizada na diretoria, a partir de seu presidente e assistentes no Rio de Janeiro, a comunidade brasileira como um todo respondeu mais uma vez de maneira entusiástica. Deve-se destacar o ativo envolvimento dos co-organizadores nos seis simpósios e no workshop programados, apesar da dispersão geográfica das diversas instituições e laboratórios no Brasil. Aproveitamos para registrar nosso agradecimento às agências financiadoras CNPq, FINEP, FAPERJ e à PUC-Rio pelo decisivo apoio para a realização do Encontro e para a consolidação da SBPMat.

No ano passado continuou a avançar a colaboração com as sociedades de pesquisa de materiais dos EUA e da Europa, MRS e E-MRS respectivamente, assim como a integração na International Union of Materials Research Societies – IUMRS. Seus respectivos presidentes participaram ativamente do II Encontro e dentre os aproximadamente 400 participantes, tivemos a presença de cientistas de 14 países. Essa repercussão é altamente gratificante, e apesar de ter havido um tempo exíguo para a Chamada de Trabalhos / Call for Papers, ela foi anunciada nos principais veículos de difusão internacional, como o MRS Bulletim, evidenciando a definitiva integração da SBPMat / Brazilian MRS na comunidade internacional de materiais. De fato, uma eloqüente manifestação a esse respeito é a mensagem do presidente do IUMRS, prof. Robert Nemanich, reproduzida neste boletim.

Ainda no ano de 2003 foi convocada a primeira eleição para Diretoria e Conselho, com a participação dos membros efetivos da SBPMat. O resultado desse processo, que teve início com uma consulta por internet e culminou com o voto postal, está apresentado neste boletim. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a chapa única presidida pelo prof. Elson Longo, que foi referendada pelo voto, congratular todos os membros que participaram do processo e agradecer pela oportunidade de ter servido à SBPMat como seu primeiro presidente.

Aproveito para desejar a todos um ano de 2004 de muitas realizações.

Guillermo Solórzano
guilsol@dcmm.puc-rio.br
  



Voltar                                                                                                



Copyright © 2004 - SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais
Todos os direitos reservados
Resolução Recomendada: 800 x 600 high color